Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q319017 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q473138 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Reforma Couto Ferraz, que tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte, foi feita no ano de 1851 e apresentava como principal característica a tendência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q544857 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Denomina-se “distância mínima de visão distinta” a menor distância entre um objeto e o olho de uma pessoa para que ela possa vê-lo com nitidez.

Um dia, caiu um cisco no olho de um oftalmologista. Ele, então, utiliza um espelho côncavo de 32 cm de raio para obter uma imagem ampliada de sua vista para melhor examiná-la.

Supondo que sua distância mínima de visão distinta seja 24 cm, seu rosto deve ficar a uma distância do espelho de, no mínimo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q474404 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q484373 | Geografia, População Brasileira, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q483865 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q482394 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em geografia, o conceito de metrópole apresenta dentre outras as seguintes características:

I. Forte crescimento que expande a cidade, formando um espaço conurbado, complexo mas muito integrado.

II. A existência de uma rede de infra-estrutura viária que garante fluxos de circulação de veículos constantes e rápidos.

III. Forte dinamismo das paisagens que traz como conseqüência constante substituição de construções antigas e de centros históricos.

IV. Grande mancha urbana com várias administrações político-administrativas autônomas.

Estão corretas SOMENTE as características

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q794982 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

É comum considerarmos a obra de Maquiavel como uma ruptura em relação à tradição do pensamento político greco-romano e cristão. É correto afirmar como características dessa ruptura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q387842 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em seu livro A imagem no ensino da arte, Ana Mae apresenta e discute diferentes metodologias de leitura da imagem, dentre elas, a metodologia preconizada por Feldman que propõe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q325636 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q483127 | Geografia, Teoria em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.” (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q380735 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:

I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.

II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.

III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q811265 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Para que se possa trabalhar na direção de repensar "saberes fechados", incorporando outros saberes, o projeto político-pedagógico de uma escola pode encontrar respaldo legal na LDB (Lei nº 9.394/96) quando esta determina, para a organização curricular do ensino fundamental e ensino médio, uma base nacional

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q381637 | Biologia, Evolução, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Alguns biólogos acreditam que metade das espécies da Terra podem ser exterminadas neste século. Extinções em massa já ocorreram antes, mas esta seria diferente pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q324200 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Quando duas crianças se desentendem diante de um jogo e vivenciam um conflito de idéias e interesses, diante do professor de educação infantil, a postura inicial mais adequada deste é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q481989 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A observação é particularmente necessária na aprendizagem de Geografia, pois produz motivações a partir da problematização do real observado e conseqüentemente, possibilita a construção do conhecimento.

(Adaptado de Cavalcanti, L. S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998)

Na Geografia, como dimensão aparente da realidade, constitui um objeto inicial de observação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q795172 | Filosofia, Professor de Ensino Médio, SME SP, FCC

De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se.

Essa frase de Vernant é uma síntese de sua tese, segundo a qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q472454 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A capacidade física conhecida como flexibilidade é um importante componente do desempenho muscular e pode ser melhor desenvolvida em adolescentes por meio de exercícios denominados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q328198 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?

A resposta correta da pergunta acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q389682 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nessa concepção de ensino de História, os alunos deverão ser capazes de:

I. Aceitar sua própria realidade social, como forma de reduzir seus problemas e aprender a respeitar as diferentes instituições, autoridades políticas e organizações da sociedade civil.
II. Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo que o documento histórico escrito e os livros didáticos são os únicos determinantes para o conhecimento da verdade histórica.
III. Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
IV. Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços.
V. Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos e reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.