Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q327604 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A partir das análises e comparações realizadas pela pesquisadora Ana Lúcia G. de Faria, em seu livro Educação Pré-Escolar e Cultura, sobre os Parques Infantis propostos por Mário de Andrade na década de 30, e as atuais EMEIs do município de São Paulo, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q352021 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O modo de trabalhar o ensinar/aprender arte através de projetos tem uma dinâmica própria que poderá ser transformada e adequada às diferentes realidades de cada grupo de alunos, não se constituindo como método, mas como uma atitude pedagógica que envolve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q351801 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em A educação do olhar no ensino de arte Lezi Jacques Fleiscchmann apresenta sua proposta pedagógica com a leitura por crianças do desenho fílmico Os 101 Dálmatas. A proposta aponta a possibilidade no ensino de arte de uma ação pedagógico-cultural que resulte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q472755 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q380613 | Biologia, Citologia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Cloroplastos e mitocôndrias têm em comum

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q485358 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Alguns resultados de levantamentos concluem que boa parte dos professores de inglês estrutura seu programa de ensino a partir de exercícios que ensinam os alunos sobre a gramática normativa. Este tipo de programa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q485982 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O perfil de professor de língua inglesa enfatizado nos últimos 15 ou 20 anos é o de professor pesquisador e interativo. Qual das características abaixo NÃO se aplica a esse perfil?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q322261 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

Para Antoni Zabala, aprender significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q322542 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

As condutas que melhor favorecem o acolhimento à criança nova na escola durante seu período de adaptação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q485624 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo as abordagens recentes, a dinâmica em sala de aula para o ensino da leitura prevê

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q325903 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

O professor de Educação Infantil preocupado com observar, escutar e aprender com a criança entende que o choro e as manifestações de medo, insegurança, raiva e tristeza da criança são expressões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q323138 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O conhecimento de mundo é um dos conhecimentos que compõem a competência comunicativa do aluno.

A frase que completa corretamente a afirmação acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q336790 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Professor, SME SP, FCC

Dada uma fração irredutível, sabemos que sua representação decimal necessariamente é uma dízima periódica se e somente se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q351480 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

"A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas, por observar inicialmente que outras pessoas fazem desenhos, verificando a maneira pela qual são feitos, as razões pelas quais são feitos, as situações nas quais são feitos a variedade de signos configuracionais feitos e as diversas formas que os signos tomam em nossa cultura." Partindo desta premissa de Brent Wilson e Marjorie Wilson a respeito do comportamento do ato de desenhar, pode-se concluir que para os autores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q472390 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q485486 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino da língua inglesa, "information gap activities" são atividades nas quais os aprendizes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q544114 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1643 Torricelli conduziu um experimento no qual encheu um tudo de vidro com mercúrio, tampou a extremidade aberta e inverteu o tubo colocando-o num vaso também cheio de mercúrio. Constatou que o mercúrio no tubo baixou, mas permanecia sempre aproximadamente 76 cm mais alto do que a superfície de mercúrio fora do tubo, em contato com o ar. Com este experimento o cientista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q544630 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao observar uma fotografia de um pôr-do-sol, o professor comentou que, no momento em que a foto foi tirada, o Sol já havia se posto a pelo menos 8 minutos. O comentário do professor é correto pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q471683 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q486040 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A repetição de diálogos, exercícios orais e escritos de substituição e a escrita de diálogos são procedimentos condizentes com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.