Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q482465 | Geografia, Economia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Lencioni (1998), a nova ordem econômica mundial impõe, aos países periféricos como o Brasil, a necessidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q388069 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A primeira grande expansão da economia cafeeira no Brasil ocorreu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q352245 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ser contemporâneo de si mesmo é uma das lições que Ana Mae Barbosa ensina. Assim, o professor deve estar atento à vida que corre fora da escola, inclusive ao noticiário que nem sempre traz notícias felizes. A imprensa divulgou, recentemente, o falecimento da artista de intensa vitalidade criativa, pioneira do concretismo e neoconcretismo da arte brasileira:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q486061 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na aula de língua estrangeira, os alunos não devem se valer exclusivamente do professor para "dirigir" seu aprendizado. Eles precisam também "aprender a aprender": descobrir suas características próprias como aprendizes, verificar os pontos em que têm problemas e como podem encontrar ajuda.

Essa proposta educacional pode promover as condições para o desenvolvimento das

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q389067 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na concepção do historiador Fernando A. Novais, em Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial, a formação social do Brasil colonial tinha intrínsecas relações com o regime de trabalho compulsório imposto pelo colonizador. Para ele, essa formação social fazia parte de um modo de produção que se organizava

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q474356 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Do ponto de vista sociológico, a criança é produtora de cultura e tem cidadania ativa, interpretando a sociedade de forma singular.

Sobre as crianças no ambiente escolar, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q351766 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q482340 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O mapa é uma representação que conserva relações precisas com a superfície da Terra, como a proporção e a projeção no plano. Na iniciação cartográfica, essas noções podem ser trabalhadas através de uma atividade na qual o aluno construa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q388452 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, Dom Pedro II estimulou instituições de pesquisa como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e patrocinou estudiosos e historiadores como Francisco Adolfo Varhagen e Karl Phillipp Von Martius. O empenho do imperador em investir em estudos sobre a História do Brasil era motivado principalmente pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q384427 | Biologia, Impacto ambiental, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Um aquecimento de 2?C das águas dos oceanos pode resultar na redução do fitoplâncton e na consequente redução do zooplâncton. Nessa situação, haverá uma queda na produção pesqueira. Com relação aos dados acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A água mais aquecida se mantém na superfície do oceano, impedindo que a água fria do fundo, mais densa e rica em nutrientes (fósforo, nitrogênio, etc.) suba para a zona fótica.

II. O aquecimento dos oceanos reduz a penetração da luz do Sol com a consequente grande redução da taxa de fotossíntese.

III. O aquecimento dos oceanos provoca a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido na água, diminuindo a taxa de fotossíntese.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q327645 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q352247 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ilustre personalidade, estudioso de sua história sem deixar de lado o seu interesse pelo ensino através da arte. Também esteve no Brasil, influenciando o percurso do ensino de arte. Foi ele:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q482604 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Atualmente, um dos principais aspectos da urbanização brasileira refere-se ao crescimento da maioria das regiões metropolitanas. Dentre os fatores que explicam esse fenômeno destacase, provavelmente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q481572 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Dentre as causas do crescente desequilíbrio regional Sudeste-Nordeste no Brasil, a partir da década de 1950, pode-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q387757 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A fotografia não é a própria realidade. Ela é um sistema de fazer, de representação, de expressão como as outras linguagens e é determinada por uma mediação tecnológica que se utiliza da luz e de processos químicos. Por outro lado, a composição fotográfica, o ponto de vista e o distanciamento para fotografar são incorporados da tradição plástica, representada pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q326582 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no contexto das instituições de Educação Infantil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q387519 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q328968 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Um grupo de crianças de 4 anos está envolvido em uma brincadeira com bonecas. A professora responsável pelo grupo observa que a boneca de cor negra não foi escolhida e inicia o seguinte diálogo com uma das crianças:

Profª: Por que você não escolheu aquela boneca?

Criança: Porque ela é feia.

Profª: E por que ela é feia?

Criança (passando a mão no próprio braço): Por causa da cor.

A partir desse diálogo, o encaminhamento da professora que atenderia a princípios éticos e políticos que fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil seria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q352011 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Prevost, citado por Lúcia Santaella, Brecht adota de todas as culturas, de preferência as culturas dominadas, reprimidas – não apenas de Roma, do Japão e da China, das tradições populares, mas ainda das tradições eruditas, da Bíblia e do romance policial. Se as técnicas, meios e processos não são neutros, Brecht pensa que podem ser neutralizados para, reutilizados num contexto diferente, serem investidos de significações novas. Naturalmente que esta reutilização exige uma manipulação rigorosa; as técnicas subtraídas do seu contexto original devem ser cuidadosamente desmontadas e reconstituídas e é precisamente esta operação, no sentido etimológico do termo, que merece o estudo mais paciente e pormenorizado. É essa, porém, uma das lições mais interessantes de Brecht…

Quando se utilizam obras de Picasso, Van Gogh, Monet, Tarsila e Portinari para releituras, pode-se dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q482844 | Geografia, Economia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao estudar as atuais tendências da indústria na metrópole paulista, Lencioni refere-se a São Paulo utilizando-se da expressão metrópole

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.