Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q379752 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q474016 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Coma base no relato da ocupação do espaço por gênero na escola, feito por Altman (2015), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q328128 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A professora Ana trabalha com crianças de 4 anos. Em seu grupo, entrou recentemente uma criança que tem se manifestado com freqüência através de comportamentos e expressões agressivas tanto com ela, quanto com as demais crianças. Corre no bairro a fama de que essa criança tem problemas porque o seu pai está preso e sua mãe lhe dá pouca atenção. Qual a melhor maneira da professora Ana ajudar essa criança?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q389784 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os impressionantes problemas sociais e econômicos do capitalismo na Era da Catástrofe aparentemente sumiram. A economia do mundo ocidental entrou em sua Era de Ouro. A democracia política ocidental, apoiada por uma extraordinária melhora na vida material, ficou estável. Para Hobsbawm, estas soluções, pelo menos por décadas, resultaram da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q351650 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q325820 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A organização de "cantinhos" realizada pelo professor na instituição de Educação Infantil fundamenta-se na idéia de planejar espaços

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q323261 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Como pensar uma pedagogia para a paz, se os livros de escola centram no Ocidente europeu a vocação do humano, e deslocam para "todos os outros" o lugar do exótico, do "sub", do atrasado ou do disfarçadamente perverso?

Segundo Carlos Rodrigues Brandão, é indispensável repor a verdade na pedagogia. Torná-la crítica, como reclamam hoje todos os seus pensadores e praticantes,

I. não significa apenas fazê-la mais formalmente reflexiva.

II. trata-se de propor uma anti-história do desvelamento de quem somos e temos sido.

III. implica relativizar essa antiga interpretação do sentido das múltiplas culturas e do valor das incontáveis histórias do povo humano. É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q481734 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sistematizada e oficializada pelo sistema de ensino a partir da segunda metade do século XIX, a Geografia de Ratzel e La Blache era a ciência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q331792 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Vamos definir problemas de pesquisa aberta como sendo aqueles em cujo enunciado não há uma estratégia implícita para resolvê-los, nem operações imediatas. Demonstrações de teoremas enquadram-se nessa categoria, assim como questões do tipo "encontre todos...". Leia os problemas:

I. Quais são os números naturais que têm um número ímpar de fatores?

II. Quantos triângulos diferentes, de lados de medidas inteiras, podem ser construídos de modo que o lado maior tenha 5 cm de comprimento? 6 cm? n centímetros?

III. Uma bolsa com moedas de 5, 10 e 25 centavos contém 435 moedas no valor de R$ 43,45 . Há três vezes mais moedas de 10 do que de 25. Quantas moedas de cada tipo estão na bolsa?

IV. Imagine n armários, todos fechados, e n pessoas. Suponha que a primeira pessoa passe e abra todos os armários. Depois, passe uma segunda pessoa e feche um armário sim e o outro não, começando pelo número 2. A terceira pessoa, então, passa e altera o estados das portas dos armários, de três em três, começando pelo número 3 (isto é, se este está aberto, ela o fecha, e vice-versa). Se esse procedimento continuar até que todas as n pessoas passem, quais dentre as portas ficarão abertas?

Com respeito a esses problemas, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q486194 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na perspectiva atual de ensino da língua inglesa na escola pública, defende-se que uma das metas do ensino é possibilitar que o aluno se constitua em um ser discursivo no uso da língua estrangeira. Isso significa que devem ser enfatizados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q380749 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As afirmações abaixo referem-se aos dias e noites.

I. A sucessão dos dias e das noites é um fenômeno que permite comprovar a rotação de um planeta sobre si mesmo.

II. Em tempos de lua cheia, vemos do nosso planeta um disco completamente iluminado: é toda a parte da Lua onde é dia, ou seja, na parte oculta do globo lunar é noite.

III. A Lua é um astro que produz luz, o que permite identificar cada uma de suas fases.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q481191 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Redução do peso de insumos e produtos, novos materiais, novos processos produtivos, padronização de produtos e processos, possibilidade de controle à distância da produção, via evolução nas comunicações, telemática, informática (...)

 (Azzoni, C. A. Formação sócio-espacial metropolitana: novas tendências ou novas evidências? In: O Novo Brasil Urbano. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995, p. 299)

As condições descritas no texto têm sido responsáveis, dentre outros fatores,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q328879 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

No documento Recomendações para a construção de escolas inclusivas, ao se refletir sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo assinala-se que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q482486 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q481256 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos - EJA - considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q485697 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na década de 80, estudos demonstraram que o falante de uma língua possui as competências sociolingüística, discursiva, gramatical e estratégica. Esses são os quatro componentes da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q483725 | Geografia, População Brasileira, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.

II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.

III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q380322 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

"Na maioria das vezes, os cientistas não discordam em relação aos dados;é a interpretação deles que pode ocasionar controvérsias. Em certos casos, as diferentes interpretações podem ser verificadas em laboratório".

No texto acima, as expressões sublinhadas correspondem, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q379591 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Dentre as funções do fígado humano está a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q380536 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A tabela periódica moderna baseia-se nas observações e conclusões de Mendeleyev sobre as propriedades dos 63 elementos químicos conhecidos até 1869. Nessa tabela os elementos são ordenados segundo o número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.