Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q482718 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Geiger (1995), a cidade mundial caracteriza-se dentre outros aspectos, pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q486210 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A frase "What time is it?" pode ter uma variedade de funções, segundo uma visão bakhtiniana de linguagem.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a análise desta frase dentro da citada concepção. A frase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q323404 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Para Vygotsky, o processo de aprendizagem acontece, principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q471678 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A busca do desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas baseada apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano, gera uma Educação Física que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q380879 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Estudos de fósseis de primatas antropóides permitem traçar a seguinte linha evolutiva que teria originado o homem moderno: Austalophitecus - Homo habilis - Homo erectus - Homo sapiens. A seqüência de eventos que provavelmente deu origem ao gênero Homo e às várias espécies desse gênero foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q323057 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SME SP, FCC

É possível, no ensino habitual, favorecer experiências e inovações pedagógicas desde que estas não ignorem o sistema de avaliação.

Segundo Perrenoud, a avaliação tradicional, assim como a transposição didática da qual faz parte, impedem o desenvolvimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q813107 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, SME SP, FCC

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/90 - no seu art. 15, "a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". Nos termos da lei, o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q472247 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Nas civilizações orientais, as relações do homem com sua corporeidade são distintas das da civilização ocidental (dualista), pois nelas a experiência com o corpo é vista como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q387551 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considerando que as imagens constituem parte fundamental na alfabetização estética, fazendo-se presente no dia-a-dia de uma maneira muito mais intensa do que em outros tempos, cabe definir quais imagens vão ser levadas para a sala de aula. Esta escolha muitas vezes é arbitrária. O professor decide quais imagens farão parte do repertório merecedor da apreciação de seus alunos.

O texto problematiza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q379643 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os cientistas e filósofos da atualidade discutem as relações entre os estados mental e físico do cérebro. Questionam se a dicotomia mente versus cérebro reflete diferenças reais do mundo externo ou se seria o produto de diferentes histórias intelectuais. Isso porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q480841 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A falta de planejamento na construção de rodovias na região Amazônica do Brasil levou a uma estrutura caótica de ocupação de áreas agropecuárias em todas as partes; loteamentos sob o título de projetos de colonização; empirismo e desajuste no manejo dos espaços desmatados ou queimados; desconhecimento da conseqüência ecológica dos solos e atividades agrárias; invasões de terra indígenas entre outros.

Na tentativa de redirecionar esse processo deveriam ser adotadas precauções e medidas tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q545825 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A inclinação do eixo terrestre tem, como conseqüência,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q481148 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Este processo que nós chamamos de exclusão não cria mais os pobres que nós conhecíamos e reconhecíamos até outro dia. Ele cria uma sociedade paralela que é includente do ponto de vista econômico e excludente do ponto de vista social, moral e até político. (Martins, J. de S. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997, p. 34)

Um exemplo do quadro a que se refere o texto encontra-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q327083 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Do ponto de vista da promoção, na educação infantil, da construção das identidades das crianças a partir das interações que ocorrem entre elas, o contato com crianças que apresentam necessidades especiais é considerado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q381118 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Leucócitos são células integrantes do sistema de defesa do corpo humano, que pode ser destruído pela invasão de vírus HIV. Assinale a alternativa que mostra o local de produção de leucócitos e indica corretamente a ação de um medicamento anti-HIV.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q379338 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q544418 | Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Galileu Galilei é considerado um dos criadores da ciência moderna por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q381401 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Até a Renascença acreditava-se no surgimento de seres vivos a partir de matéria não viva, como, por exemplo, o aparecimento de larvas em carne. No século XVII a inverdade dessa idéia foi demonstrada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q380510 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Peter Agleton, consultor da UNAIDS, as escolas foram identificadas como ambientes-chave para realizar a educação relacionada ao HIV e à AIDS mas, para isso, é preciso superar alguns preconceitos como, por exemplo, o seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q482605 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O conceito de região é tratado em vários livros didáticos do ensino fundamental (particularmente na 6ª série). Para a Geografia, este é um dos mais polêmicos conceitos pois, nele se refletem diferentes linhas de pensamento. No Brasil, Milton Santos foi um dos estudiosos que discutiram o conceito de região com a seguinte proposta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.