Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q485725 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a ênfase da visão sociointeracional/sociocultural está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q351634 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q809207 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, SME SP, FCC

"Não jogar lixo nas ruas", "É a cegonha que trouxe meu irmãozinho", "Por que só os negros foram escravizados?", "Participar de macumba é coisa do demônio", "Por que o idoso pode sentar e eu não, se também estou cansado?", "Por que eu tenho que apanhar sempre do grandão?".

A discussão desses e outros temas que são complexos e envolvem diferentes conteúdos de cada uma das disciplinas do currículo escolar é proposta nos PCNs como Temas Transversais. Eles abrangem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q389410 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere os itens abaixo.

I. A relação com o passado deve ser cultivada, desde que se tenha uma compreensão do tempo como algo dinâmico, mas não simplesmente linear e seqüencial.

II. Nada mais significativo e importante, para a construção da cidadania, do que a compreensão de que a cultura não existiria sem a socialização das conquistas humanas.

III. O sujeito anônimo é, na verdade, o grande artesão dos tecidos da história.

IV. A produção do conhecimento está diretamente associada à dimensão da razão objetiva, desvalorizando-se outros tipos de experiências ou mesmo expressões outras da sensibilidade.

V. O resgate do passado histórico deve ser realizado priorizando-se o utilitarismo das experiências passadas, evitando-se considerar as possibilidades afetivas, lúdicas e estéticas de entender o mundo.

VI. Em nome da velocidade do progresso, deveriam ser criados valores únicos e universais necessariamente aceitos por todos os povos para o desenvolvimento da sociedade.

Os itens que NÃO estão de acordo com a concepção histórica presente nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais são APENAS

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q381483 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A atuação do docente em sala de aula deve prever um momento inicial de problematização com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q326512 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Quando se fala que a escola de educação infantil deve compartilhar com as famílias a educação das crianças e criar formas de participação das mesmas na vida escolar, podemos dizer que a maneira mais importante de promover essa participação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q388741 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.

II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.

III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.

IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q325036 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

A legislação educacional brasileira, especificamente a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entendem a criança enquanto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q388920 | História, Teoria em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as afirmativas dos referenciais historiográficos que Marc Ferro utiliza em seu livro A Manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação.

I. As sociedades do hemisfério "Sul" devem descolonizar suas histórias utilizando os mesmos instrumentos que os colonizadores utilizaram para construir sua história.
II. São os poderes dominantes – Estados, Igrejas, partidos políticos ou interesses privados que possuem ou financiam livros didáticos e programas de televisão.
III. A verdadeira história universal é aquela que resgata os valores tradicionais, combatendo os efeitos danosos dos meios de comunicação.
IV. O professor de História, por ser especializado nesse saber, deve evitar trabalhar temáticas que dependem do conhecimento produzido por outras áreas.
V. Controlar o passado ajuda a dominar o presente e a legitimar tanto as dominações como as rebeldias.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q472235 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Santin afirma que um desafio da Educação Física escolar é desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias da natureza, que formam um verdadeiro processo de imunização contra qualquer tipo de manipulação emocional e intelectual, protegendo os estudantes do alcoolismo e das drogas. Uma estratégia de aula que pode estimular esse processo perceptivo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q472799 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na elaboração de um programa de Educação Física visando ao desenvolvimento das capacidades físicas, o profissional estaria atingindo esses objetivos com exercícios de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q326181 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistador: Como a senhora observa a aprendizagem de seus alunos de inglês?
Professora: Temos provas bimestrais marcadas pela escola. Às vezes faço uma mensal também. A cada bimestre, ou mesmo a cada mês, vou avaliando a matéria dada... as estruturas gramaticais de cada unidade, por exemplo. Vejo também quantos acertos os alunos têm nas perguntas de leitura. Aí, comparo se têm mais acertos de um bimestre para outro.

Neste depoimento, o procedimento avaliativo da professora revela uma concepção de avaliação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q485691 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na leitura em língua estrangeira, o desconhecimento parcial de aspectos gramaticais e/ou lexicais do texto pode ser compensado pela utilização de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q351695 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na dinâmica do ensinar/aprender arte através de projetos, o sentido da aprendizagem não se produz de forma linear, sendo necessário a realização de momentos de sistematização do conhecimento em duas circunstâncias: ao encerrar cada aula ou quando termina-se um projeto. Isso implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q485347 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A proposta da interdisciplinaridade no ensino de inglês

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q485651 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo a abordagem comunicativa, ao ensinar uma língua estrangeira o professor deve inicialmente considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q389720 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere a frase.

A máquina libertou o capital da opressão do trabalho.

(Buret, De la Misère, 1840. In: Michelle Perrot. Os Excluídos da História. Trad. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1988. p. 23)

Identifique as afirmações que estão em consonância com a idéia contida na frase.

I. A perfeição do trabalho que se obtém com a nova máquina será um estímulo a se fazer melhor e o operário finalmente entenderá que, quando as máquinas substituem em todos os sentidos o trabalho do homem, produz melhor e mais barato do que ele.

II. O surgimento da máquina a vapor libertou os �operários de ofícios� de suas péssimas condições de trabalho, fato que, ao elevar sua auto-estima, estimulou sua promoção a postos de engenharia mecânica, e, portanto, de sua valorização profissional.

III. O que está em jogo não é apenas o emprego e sim o controle: controle das matérias primas, controle dos produtos em qualidade e quantidade, controle dos ritmos e dos homens.

IV. Os operários adquiriram maior liberdade com o advento da máquina, quando puderam, inclusive, dispor do tempo indispensável para intensificar sua organização sindical e a formação de partidos dos trabalhadores.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q386466 | Biologia, Meio Ambiente, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Até o momento, a ação mais eficaz contra o Aedes aegypti tem sido a de eliminar seus criadouros. Contudo, existem algumas características na reprodução desse mosquito que dificultam o seu combate. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O Aedes aegypti coloca seus ovos nas paredes dos criadouros e não diretamente na água. Os ovos podem ficar cerca de um ano em um lugar seco, mas permanecem viáveis e, quando o nível da água sobe, os ovos eclodem.

II. O Aedes aegypti deposita, diretamente em qualquer tipo de água, jangadas com 500 a 1000 ovos que eclodem rapidamente, formando larvas que completam seu ciclo em uma semana.

III. O Aedes aegypti utiliza, como criadouro, qualquer água acumulada, aparentemente limpa.

O texto inicial é justificado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q387497 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.

I. Charge
II. Cartum
III. Caricatura

a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,....
b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma.
c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.

Está corretamente associado gênero de textos e definição em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q323065 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Para definir as finalidades de um programa para a primeira infância, segundo a abordagem construcionista social, há que se fazer opções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.