Início Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 501Q387484 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA respeito da liberdade de criação, pode-se afirmar que: ✂️ a) a liberdade no criar está na opção descompromissada e individual de como criar e o que criar, portanto, é liberdade de expressão pessoal. ✂️ b) a liberdade no criar está na própria aceitação de limites, das delimitações que existem em todos os fenômenos, em nós e na matéria a ser configurada por nós. ✂️ c) a liberdade no criar corresponde a própria idéia de ser espontâneo e, do ponto de vista artístico, depende da maestria e perfeição técnica do artista. ✂️ d) o criar livremente consiste num processo impulsionador dos aspectos expressivos do sujeito que predominam sobre os aspectos comunicativos. ✂️ e) a liberdade de criar é gerada pelas oportunidades surgidas na primeira infância e na adolescência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 502Q327500 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a ✂️ a) autenticidade. ✂️ b) essencialização. ✂️ c) mutabilidade. ✂️ d) reterritorialização. ✂️ e) homogeneidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 503Q482535 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDiscutindo os conceitos de paisagem e espaço geográfico, Santos (1996) os distingue afirmando que a paisagem é ✂️ a) um conjunto de mercadorias que tem valores individuais e coletivos, enquanto o espaço é uma porção da configuração territorial de uma área maior. ✂️ b) animada pelas ações humanas atuais que lhe dão sentido universal, enquanto o espaço é um conjunto de elementos naturais e artificiais organizados no presente. ✂️ c) transtemporal porque junta objetos passados e presentes, enquanto o espaço é sempre um presente, uma construção horizontal, uma situação única. ✂️ d) a-histórica porque representa um arranjo momentâneo, passível de mudanças, enquanto o espaço é a imagem e o resultado do trabalho humano. ✂️ e) dotada de uma funcionalidade que lhe é atribuída pela sociedade, enquanto o espaço, obra social, é formado por elementos imateriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 504Q486157 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCTendo em vista novas conceituações sobre a relação entre língua e cultura, propõe-se que o ensino de inglês ✂️ a) amplie os meios de acesso à cultura dos povos de língua inglesa. ✂️ b) saliente apenas a cultura de outros países falantes da língua inglesa que ganharam destaque no cenário mundial recentemente. ✂️ c) evite abordar questões culturais devido a sua natureza imperialista. ✂️ d) concentre-se apenas na cultura brasileira, numa proposta de valorização desta. ✂️ e) leve os alunos à percepção da diversidade entre culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 505Q380725 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica ✂️ a) fica subordinada ao senso comum. ✂️ b) fica subordinada ao tema. ✂️ c) desconsidera os conhecimentos prévios do aluno. ✂️ d) é abolida da programação. ✂️ e) define a seleção dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 506Q379580 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs agrotóxicos organoclorados ✂️ a) reduzem a produção agrícola. ✂️ b) degradam-se rapidamente no ambiente. ✂️ c) são inócuos ao meio ambiente. ✂️ d) são decompostos pelas bactérias nitrificantes. ✂️ e) acumulam-se ao longo das cadeias alimentares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 507Q485871 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA respeito da formação de professores, as orientações pedagógicas da atualidade defendem ✂️ a) a necessidade de aumentar a compreensão oral do professor para o sucesso do ensino de inglês. ✂️ b) a adoção de uma metodologia única para o ensino público. ✂️ c) as vantagens da educação continuada e da reflexão sobre a própria prática. ✂️ d) o aprimoramento do professor para lidar com o erro do aluno. ✂️ e) a conscientização dos professores para avaliação mais rigorosa dos alunos, tendo em vista a melhoria do ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 508Q320182 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como ✂️ a) um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades. ✂️ b) vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor. ✂️ c) passiva, incompleta e maleável. ✂️ d) um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver. ✂️ e) um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 509Q387556 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as características dos processos criativos e suas definições. I. Intuição II. Seletividade III. Imagem Referencial IV. Percepção a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados. b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma. d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural. Está corretamente associado em: ✂️ a) I-c; II-a; III-d; IV-b. ✂️ b) I-b; II-c; III-a; IV-d. ✂️ c) I-a; II-b; III-c; IV-d. ✂️ d) I-d; II-a; III-b; IV-c. ✂️ e) I-c; II-d; III-a; IV-b. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 510Q379417 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo: ✂️ a) o tempo absoluto é criado de forma exclusiva em cada lugar e momento do universo. ✂️ b) as equações das leis de Newton levam em conta um tempo relativo. ✂️ c) as equações básicas de Einstein têm como referência um tempo absoluto e ideal. ✂️ d) o tempo não tem significado nos eventos que podem ocorrer nos buracos negros. ✂️ e) na teoria do "big bang" para a origem do universo o tempo seria absoluto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 511Q389744 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConforme Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, nos últimos decênios do Império no Brasil, as tendências progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas não coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistências conservadoras, e até escravistas, em ambos os grêmios. Para esse autor, a história desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relação que se faz entre a ✂️ a) ideologia intra-oligárquica, visível desde os anos 20, e o entrosamento do país em uma rígida divisão internacional de produção já nos anos de 1825. ✂️ b) nova doutrina liberal, manifesta desde os anos 40, e o processo político de interferência estatal que garantia os lucros da classe exportadora nos anos de 1830. ✂️ c) doutrina neoconservadora, visível desde os anos 30, e o liberalismo moderno e reformista que implantou o trabalho livre já nos anos de 1880. ✂️ d) nova ideologia ultraliberal, presente nos anos 50, e o crescimento de atividades industriais que os movimentos abolicionista propiciou já nos anos de 1870. ✂️ e) nova corrente ideológica, visível desde os anos 60, e o dinamismo econômico e social que a extinção do tráfico instaurou no país já nos anos de 1850. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 512Q352140 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte: ✂️ a) faça uma releitura, se apropriando deste modo do que a obra lhe diz. ✂️ b) reconstrua, internamente, a realidade viva da obra, fazendo-a viver segundo aquela vida que o espectador ou o ouvinte considerem que lhe seja própria. ✂️ c) recrie a obra, não como cópia, mas como a expressão pessoal do que a própria obra lhe provoca. ✂️ d) reflita sobre o contexto social, cultural e histórico de quando a obra foi produzida. ✂️ e) responda o que sabe sobre a vida do artista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 513Q351899 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, as autoras propõem a nutrição estética com o objetivo de ✂️ a) provocar leituras que possam desencadear atividades de releitura de obras de arte ampliando o fazer artístico. ✂️ b) provocar leituras que possam desencadear um aprendizado de arte ampliando as redes de significação do fruidor. ✂️ c) promover o acesso a artistas vivos, contemporâneos e brasileiros. ✂️ d) promover atividades provocantes que geram o interesse dos alunos pela arte para pesquisa posterior. ✂️ e) provocar desafios estéticos para desvelar/ampliar o repertório de arte próximo ao meio cultural dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 514Q380075 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAs informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica. I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia. II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus. III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 515Q381661 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm pesticida foi derramado acidentalmente em um lago. Alguns meses depois, os organismos da comunidade que apresentavam maior concentração da substância eram ✂️ a) as plantas aquáticas. ✂️ b) as aves pescadoras. ✂️ c) as larvas de insetos. ✂️ d) o fitoplâncton. ✂️ e) os peixes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 516Q351994 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO estudo das músicas de diferentes povos é denominado ✂️ a) musicologia. ✂️ b) música de raiz. ✂️ c) música folclórica. ✂️ d) etnomusicologia. ✂️ e) história da música. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 517Q321099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas, ✂️ a) o estabelecimento de hierarquias de poder. ✂️ b) a produção de currículos nacionais. ✂️ c) a abolição de todo e qualquer regulamento. ✂️ d) o questionamento de discursos hegemônicos. ✂️ e) a exclusão de avaliações diagnósticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 518Q485753 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo ensino de língua estrangeira em contexto escolar, uma das formas de aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky, é ✂️ a) o ensino dedutivo formal da língua centrado no professor. ✂️ b) o trabalho individualizado que atende às necessidades da cada aprendiz. ✂️ c) a realização de tarefas em pares ou grupos compostos por alunos com diferentes níveis de experiência. ✂️ d) a repetição de itens lingüísticos pelos aprendizes até a sua memorização. ✂️ e) a aprendizagem gradativa que parta de conteúdos mais simples pra mais complexos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 519Q482216 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm meados do século XX, geógrafos franceses, como Pierre George, põem em questão a noção de modo de vida desenvolvida por Vidal de La Blache. Em contraposição a este conceito, argumentava-se que ✂️ a) em economias industriais, com estrutura social diferenciada e processos técnicos e econômicos complexos, deve-se dar ênfase à análise dos sistemas econômico-sociais. ✂️ b) a relação do homem com o meio é cada vez mais, uma relação mediada pela tecnologia, portanto, a análise geográfica deve se preocupar mais com as novas tecnologias. ✂️ c) com a exacerbação da Guerra Fria, no pós-Segunda Guerra Mundial, só existia espaço para dois modos de vida no Globo: capitalista e socialista, objetos de estudo da Geopolítica. ✂️ d) o homem deve ser visto como parte do meio ambiente e não um modificador deste, incorporando os conceitos de ecossistema e desenvolvimento sustentável. ✂️ e) o advento da moda, como fenômeno social generalizado, produz transformações constantes no modo de vida, tornando-o um conceito de pouca aplicabilidade na análise geográfica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 520Q324193 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNa sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é ✂️ a) compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir. ✂️ b) estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental. ✂️ c) exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos. ✂️ d) dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua. ✂️ e) compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
501Q387484 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA respeito da liberdade de criação, pode-se afirmar que: ✂️ a) a liberdade no criar está na opção descompromissada e individual de como criar e o que criar, portanto, é liberdade de expressão pessoal. ✂️ b) a liberdade no criar está na própria aceitação de limites, das delimitações que existem em todos os fenômenos, em nós e na matéria a ser configurada por nós. ✂️ c) a liberdade no criar corresponde a própria idéia de ser espontâneo e, do ponto de vista artístico, depende da maestria e perfeição técnica do artista. ✂️ d) o criar livremente consiste num processo impulsionador dos aspectos expressivos do sujeito que predominam sobre os aspectos comunicativos. ✂️ e) a liberdade de criar é gerada pelas oportunidades surgidas na primeira infância e na adolescência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
502Q327500 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSegundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a ✂️ a) autenticidade. ✂️ b) essencialização. ✂️ c) mutabilidade. ✂️ d) reterritorialização. ✂️ e) homogeneidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
503Q482535 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDiscutindo os conceitos de paisagem e espaço geográfico, Santos (1996) os distingue afirmando que a paisagem é ✂️ a) um conjunto de mercadorias que tem valores individuais e coletivos, enquanto o espaço é uma porção da configuração territorial de uma área maior. ✂️ b) animada pelas ações humanas atuais que lhe dão sentido universal, enquanto o espaço é um conjunto de elementos naturais e artificiais organizados no presente. ✂️ c) transtemporal porque junta objetos passados e presentes, enquanto o espaço é sempre um presente, uma construção horizontal, uma situação única. ✂️ d) a-histórica porque representa um arranjo momentâneo, passível de mudanças, enquanto o espaço é a imagem e o resultado do trabalho humano. ✂️ e) dotada de uma funcionalidade que lhe é atribuída pela sociedade, enquanto o espaço, obra social, é formado por elementos imateriais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
504Q486157 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCTendo em vista novas conceituações sobre a relação entre língua e cultura, propõe-se que o ensino de inglês ✂️ a) amplie os meios de acesso à cultura dos povos de língua inglesa. ✂️ b) saliente apenas a cultura de outros países falantes da língua inglesa que ganharam destaque no cenário mundial recentemente. ✂️ c) evite abordar questões culturais devido a sua natureza imperialista. ✂️ d) concentre-se apenas na cultura brasileira, numa proposta de valorização desta. ✂️ e) leve os alunos à percepção da diversidade entre culturas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
505Q380725 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica ✂️ a) fica subordinada ao senso comum. ✂️ b) fica subordinada ao tema. ✂️ c) desconsidera os conhecimentos prévios do aluno. ✂️ d) é abolida da programação. ✂️ e) define a seleção dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
506Q379580 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCOs agrotóxicos organoclorados ✂️ a) reduzem a produção agrícola. ✂️ b) degradam-se rapidamente no ambiente. ✂️ c) são inócuos ao meio ambiente. ✂️ d) são decompostos pelas bactérias nitrificantes. ✂️ e) acumulam-se ao longo das cadeias alimentares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
507Q485871 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA respeito da formação de professores, as orientações pedagógicas da atualidade defendem ✂️ a) a necessidade de aumentar a compreensão oral do professor para o sucesso do ensino de inglês. ✂️ b) a adoção de uma metodologia única para o ensino público. ✂️ c) as vantagens da educação continuada e da reflexão sobre a própria prática. ✂️ d) o aprimoramento do professor para lidar com o erro do aluno. ✂️ e) a conscientização dos professores para avaliação mais rigorosa dos alunos, tendo em vista a melhoria do ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
508Q320182 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNos modelos mais valorizados de educação infantil, tais como os encontrados na Itália e na Suécia, busca-se encarar a criança como ✂️ a) um ator, ativo e criativo, cidadão com potenciais, direitos e responsabilidades. ✂️ b) vulnerável, mas com potencial para, no futuro, fazer uma sociedade melhor. ✂️ c) passiva, incompleta e maleável. ✂️ d) um ser que necessita basicamente de afeto materno para se desenvolver. ✂️ e) um ser que necessita de um técnico qualificado que a direcionará para a vida adulta. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
509Q387556 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConsidere as características dos processos criativos e suas definições. I. Intuição II. Seletividade III. Imagem Referencial IV. Percepção a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados. b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma. d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural. Está corretamente associado em: ✂️ a) I-c; II-a; III-d; IV-b. ✂️ b) I-b; II-c; III-a; IV-d. ✂️ c) I-a; II-b; III-c; IV-d. ✂️ d) I-d; II-a; III-b; IV-c. ✂️ e) I-c; II-d; III-a; IV-b. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
510Q379417 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA discussão a respeito das noções de tempo e de sua natureza tem ocupado muitos cientistas. Discute-se se o tempo seria absoluto ou relacional e como medir com precisão o tempo real, entre outras questões. Há, no entanto, alguns consensos como, por exemplo: ✂️ a) o tempo absoluto é criado de forma exclusiva em cada lugar e momento do universo. ✂️ b) as equações das leis de Newton levam em conta um tempo relativo. ✂️ c) as equações básicas de Einstein têm como referência um tempo absoluto e ideal. ✂️ d) o tempo não tem significado nos eventos que podem ocorrer nos buracos negros. ✂️ e) na teoria do "big bang" para a origem do universo o tempo seria absoluto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
511Q389744 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCConforme Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, nos últimos decênios do Império no Brasil, as tendências progressistas circulam pelo Partido Liberal e pelo Republicano, mas não coincidem perfeitamente nem com um nem com outro. Houve resistências conservadoras, e até escravistas, em ambos os grêmios. Para esse autor, a história desse novo liberalismo, pode ser apreendida na relação que se faz entre a ✂️ a) ideologia intra-oligárquica, visível desde os anos 20, e o entrosamento do país em uma rígida divisão internacional de produção já nos anos de 1825. ✂️ b) nova doutrina liberal, manifesta desde os anos 40, e o processo político de interferência estatal que garantia os lucros da classe exportadora nos anos de 1830. ✂️ c) doutrina neoconservadora, visível desde os anos 30, e o liberalismo moderno e reformista que implantou o trabalho livre já nos anos de 1880. ✂️ d) nova ideologia ultraliberal, presente nos anos 50, e o crescimento de atividades industriais que os movimentos abolicionista propiciou já nos anos de 1870. ✂️ e) nova corrente ideológica, visível desde os anos 60, e o dinamismo econômico e social que a extinção do tráfico instaurou no país já nos anos de 1850. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
512Q352140 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte: ✂️ a) faça uma releitura, se apropriando deste modo do que a obra lhe diz. ✂️ b) reconstrua, internamente, a realidade viva da obra, fazendo-a viver segundo aquela vida que o espectador ou o ouvinte considerem que lhe seja própria. ✂️ c) recrie a obra, não como cópia, mas como a expressão pessoal do que a própria obra lhe provoca. ✂️ d) reflita sobre o contexto social, cultural e histórico de quando a obra foi produzida. ✂️ e) responda o que sabe sobre a vida do artista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
513Q351899 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm A língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte, as autoras propõem a nutrição estética com o objetivo de ✂️ a) provocar leituras que possam desencadear atividades de releitura de obras de arte ampliando o fazer artístico. ✂️ b) provocar leituras que possam desencadear um aprendizado de arte ampliando as redes de significação do fruidor. ✂️ c) promover o acesso a artistas vivos, contemporâneos e brasileiros. ✂️ d) promover atividades provocantes que geram o interesse dos alunos pela arte para pesquisa posterior. ✂️ e) provocar desafios estéticos para desvelar/ampliar o repertório de arte próximo ao meio cultural dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
514Q380075 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCAs informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica. I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia. II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus. III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus. É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) I e III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
515Q381661 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm pesticida foi derramado acidentalmente em um lago. Alguns meses depois, os organismos da comunidade que apresentavam maior concentração da substância eram ✂️ a) as plantas aquáticas. ✂️ b) as aves pescadoras. ✂️ c) as larvas de insetos. ✂️ d) o fitoplâncton. ✂️ e) os peixes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
516Q351994 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO estudo das músicas de diferentes povos é denominado ✂️ a) musicologia. ✂️ b) música de raiz. ✂️ c) música folclórica. ✂️ d) etnomusicologia. ✂️ e) história da música. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
517Q321099 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCPara teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas, ✂️ a) o estabelecimento de hierarquias de poder. ✂️ b) a produção de currículos nacionais. ✂️ c) a abolição de todo e qualquer regulamento. ✂️ d) o questionamento de discursos hegemônicos. ✂️ e) a exclusão de avaliações diagnósticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
518Q485753 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo ensino de língua estrangeira em contexto escolar, uma das formas de aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal, de Vygotsky, é ✂️ a) o ensino dedutivo formal da língua centrado no professor. ✂️ b) o trabalho individualizado que atende às necessidades da cada aprendiz. ✂️ c) a realização de tarefas em pares ou grupos compostos por alunos com diferentes níveis de experiência. ✂️ d) a repetição de itens lingüísticos pelos aprendizes até a sua memorização. ✂️ e) a aprendizagem gradativa que parta de conteúdos mais simples pra mais complexos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
519Q482216 | Geografia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm meados do século XX, geógrafos franceses, como Pierre George, põem em questão a noção de modo de vida desenvolvida por Vidal de La Blache. Em contraposição a este conceito, argumentava-se que ✂️ a) em economias industriais, com estrutura social diferenciada e processos técnicos e econômicos complexos, deve-se dar ênfase à análise dos sistemas econômico-sociais. ✂️ b) a relação do homem com o meio é cada vez mais, uma relação mediada pela tecnologia, portanto, a análise geográfica deve se preocupar mais com as novas tecnologias. ✂️ c) com a exacerbação da Guerra Fria, no pós-Segunda Guerra Mundial, só existia espaço para dois modos de vida no Globo: capitalista e socialista, objetos de estudo da Geopolítica. ✂️ d) o homem deve ser visto como parte do meio ambiente e não um modificador deste, incorporando os conceitos de ecossistema e desenvolvimento sustentável. ✂️ e) o advento da moda, como fenômeno social generalizado, produz transformações constantes no modo de vida, tornando-o um conceito de pouca aplicabilidade na análise geográfica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
520Q324193 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCCNa sociedade contemporânea, pode-se considerar que uma das funções das instituições de Educação Infantil é ✂️ a) compensar para a criança pequena possíveis carências nutricionais, educacionais, emocionais e cognitivas que as famílias não têm conseguido suprir. ✂️ b) estimular a criança pequena nos aspectos motores e cognitivos do desenvolvimento, principalmente, no que diz respeito à alfabetização, exigência do Ensino Fundamental. ✂️ c) exercer a função de guarda das crianças, levando-se em conta que as atuais condições socioeconômicas do país têm tirado dos pais a oportunidade de cuidar de seus filhos. ✂️ d) dar oportunidade para que as crianças possam se desenvolver espontaneamente, em um lugar mais seguro que a rua. ✂️ e) compartilhar com a família responsabilidades de cuidado e educação da criança, colaborando com a promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro