Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q328442 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

Pode-se dizer que, no contexto da instituição de Educação Infantil, a socialização da criança pequena acontece, principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q352102 | Artes, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Considere as premissas abaixo.

I. Um objeto de pesquisa e estudo.

II. Uma seqüência de situações de aprendizagem.

III. A utilização dos códigos da linguagem da arte.

IV. O ato de desvelar/ampliar.

Para as autoras Martins, Picosque & Guerra, são premissas para um processo de ensino-aprendizagem em arte sob a ótica de projetos em ação o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q320200 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os PCNEF/LI-1998 indicam que as atividades pedagógicas de língua inglesa devem voltar-se para a constituição do aluno como ser discursivo, o que significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q326854 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil Prova 2, SME SP, FCC

O professor está planejando a realização de um projeto voltado à investigação sobre a água, junto a um grupo de crianças de 6 anos. A forma de planejamento mais coerente com os princípios de uma pedagogia das relações é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q380073 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Mycobacterium tuberculosis é a espécie causadora da tuberculose, e atualmente há cepas dessa bactéria que não morrem com o uso dos medicamentos conhecidos. Isso se deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q387726 | Educação Artística, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em A imagem do ensino de arte, a autora Ana Mae propõe a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. A autora refere-se às obras, respectivamente, dos artistas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q379543 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.

I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.

II. As crianças têm o direito de aprender ciências.

III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.

IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q485918 | Inglês, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os estudos recentes sobre o ensino de línguas estrangeiras defendem que o ensino de inglês em escolas públicas deve ter um objetivo educacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q328032 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos ? o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende ? é considerada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q379173 | Biologia, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

As afirmações abaixo relacionam-se ao meio ambiente e aos seres vivos.

I. O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz e impedem a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando, portanto, os vegetais e animais aquáticos.

II. Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca tão fina que se quebram sob o peso do animal que vai chocá-los, levando a uma diminuição da densidade populacional dessas aves.

III. O mercúrio é um metal líquido usado no garimpo para a extração do ouro e seus resíduos são lançados nos rios, o que oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.

IV. O homem está interferindo cada vez mais no ciclo do CO2 através da utilização de combustíveis fósseis e queimadas, aumentando com isso o teor de dióxido de carbono na atmosfera e causando, portanto, a destruição progressiva da camada de ozônio.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q1015355 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

No Art.18 do Decreto nº 5.626/2005 é mencionado que, nos dez anos a partir da publicação do referido decreto, será aceita a formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, em nível médio.
Assinale a opção em que o curso de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, realizado por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, precisa ter o certificado convalidado por instituições de ensino que ministrem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q1019207 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, SME SP, FGV, 2023

A continuación, va a leer un fragmento más del mismo artículo.
“A abordagem construída ao longo deste artigo buscou contribuir para que vejamos que o debate sobre como a leitura é tratada na escola precisa ir além da discussão sobre os textos que circulam no tempo-espaço escolar. Observando os livros analisados, bem como outros trabalhos que tratam do tema, vemos que o texto já ocupa hoje um lugar consagrado na educação linguística escolar. Materiais escolares diversos, principalmente os livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) trazem textos em profusão, de diversos gêneros, esferas, tempos, regiões, variedades etc. Muitos, como vimos, já buscam, inclusive, integrar o trabalho com a leitura com o trabalho com a produção de texto e com a análise linguística, o que é efetivamente um avanço. Entretanto, quando analisamos as atividades de leitura trazidas nesses materiais, vemos que o modelo de leitura desenvolvido com esses textos majoritariamente não foge do modelo reprodutor que embasa as práticas mais tradicionais de alfabetização, como exemplificado na tirinha que abre este texto. Podemos dizer que, em alguma medida, passamos, ao longo de todo o nosso processo de escolarização, por práticas de leituras que nos exigem a repetição de textos, com momentos pontuais de reflexão e/ou de invenção sobre eles. A presença de atividades como as apresentadas neste texto, retiradas de materiais recentes, evidencia isso, posto que nenhuma atividade escolar de leitura deveria exigir a mera reprodução de informações apresentadas explicitamente na linearidade dos textos. Se isso, por um lado, me leva a crer que a leitura se encaixa em um modelo escolar maior de reprodução (ou de uma política de recognição), por outro, deve nos alertar para o fato de que precisamos olhar com atenção para a didática da leitura que se desenvolve ainda hoje na escola brasileira.”
VARGAS (2020): p. 52.
Respecto a este fragmento, el autor hace distintas consideraciones, a excepción de la siguiente opción:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q1069246 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

O filósofo inglês John Locke é conhecido como fundador do liberalismo, doutrina que foi apropriada pela burguesia para legitimar a própria ascensão política e justificar a reivindicação do direito à propriedade privada.
Segundo Locke, o direito à propriedade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1015365 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q1069261 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, SME SP, FGV, 2023

O filósofo da ciência Karl Popper defendeu a ideia de falseabilidade como critério lógico para avaliação das teorias científicas.
Assinale a opção que descreve corretamente um aspecto do falsificacionismo popperiano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q1015351 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos.
Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q1015356 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q1015363 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

O currículo de Língua Brasileira de Sinais apresenta proposições que têm como objetivo o desenvolvimento da linguagem a partir da aquisição da Libras e para isso foi estruturado em quatro eixos.
Um desses eixos inclui os objetivos que trabalham a contação de histórias e o desenvolvimento de narrativas e de habilidades pragmáticas específicas para uma língua visoespacial, promovendo uma interação com diferentes interlocutores.
Assinale a opção que indica um desses eixos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q1019209 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Espanhol, SME SP, FGV, 2023

Teniendo en cuenta el artículo de GONZÁLEZ (2008): p. 3 respecto a las asimetrías entre el Portugués de Brasil y el Español, más especificamente a la realización del sujeto, señale (V) para la afirmación verdadera y (F) para la falsa.
( ) En Portugués de Brasil, en parte por la debilitación de la concordancia, en parte por una distinta organización discursiva, son predominantemente presentes. ( ) En Portugués de Brasil, algunas veces aparecen duplicando un tópico, con pérdida de valores contrastivos y una consecuente debilitación del orden VS. ( ) En Español, también sirven para evitar ambigüedades, cuando no es posible recuperar el sujeto en el contexto.
Las afirmativas son, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q1019203 | Espanhol, Verbos Verbos, Espanhol, SME SP, FGV, 2023

Texto associado.

Texto V

El Principe Ceniciento


Os voy a contar la historia del Príncipe Ceniciento que había heredado ese nombre de su tatarabuela a la que todos llamaban Cenicienta. Ceniciento era gran amante de los animales, digamos que de mayor no queria dedicarse a las tareas reales, sino que quería ser veterinario. (...)
Sucedió que su padre el Rey y su madre la Reina debían hacer un largo viaje por otros reinos para solucionar importantes problemas. Cuando se lo comunicaron Ceniciento se puso muy triste, pero luego se alegró al saber quién se quedaría a su cuidado, ¡EL VETERINARIO REAL! ¡HURRA! Podría aprender con él su profesión y cuidar de los animales que era lo que más le gustaba hacer. La verdad es que con esa noticia el disgusto se le pasó un poco.
El veterinario real vivía con su esposa y sus dos hijos. En su reino eran las mamás las encargadas de las tareas de la casa y del cuidado de sus hijos e hijas. (...)
Pero sucedió que la esposa del veterinario real enfermó y la tuvieron que llevar al hospital. El veterinario reunió a sus hijos y a Ceniciento, les comunicó la noticia y también les dijo que debían decidir quién cuidaría de la casa durante la ausência de la mamá. Decidieron sortear la tarea y… ¡le tocó a nuestro amigo Ceniciento !
Ceniciento desde ese día tuvo que hacer todas las tareas de la casa: cocinar, lavar, planchar, fregar, limpiar, hacer la compra, hacer las camitas, etc, etc, etc…
Cuando regresaba de la escuela se pasaba toda la tardetrabajando en casa sin descanso, mientras los demás se marchaban a curar y a cuidar de los animalitos o a jugar, sin colaborar en nada. Y encima ensuciaban y desordenaban todo.
Ceniciento se quedaba trabajando sin parar. Por la noche, después de cenar, todos veían la tele o podían jugar un rato, mientras él tenía que recoger los platos y limpiar lo que se había ensuciado durante la cena, además de preparar la comida para el día siguiente. También era el primero en levantarse para preparar el desayuno de los y las demás. (...)
Cuando regresó la esposa del veterinario real, también se alegró de ese nuevo reparto de tareas, pues a partir de ese momento ella ya no tendría que regresar del trabajo y hacer todo, sin tiempo para nada, sino que compartirían entre toda la familia las tareas, y ella estaría más descansada y tendría tiempo libre para otras actividades o para descansar.

Marisa Reb olled o Deschamps. In: Siete rompecuentos para siete noches.

Analice las afirmaciones sobre el fragmento.

I. Las formas de pretérito imperfecto de indicativo en el cuento sirven para oponer el estado inicial estático del Príncipe y del veterinario real al estado final del príncipe que hace todas las tareas domésticas.

II. En el cuento, el príncipe que “no quería dedicarse a las tareas reales” de pronto tiene que hacer las tareas de la casa y los demás no la hacen.

III. Al fin del cuento, la esposa del veterinario que había estado enferma se pone muy contenta porque gracias al príncipe ahora las tareas del hogar se compartirían entre todos.

Señale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.