Início Questões de Concursos SME SP Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. SME SP Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q473214 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm 1882, Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública -, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer ele destacou e expressou sua idéia sobre a ✂️ a) necessidade da ginástica para melhorar a produção industrial do país. ✂️ b) importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual. ✂️ c) importância do desenvolvimento e do crescimento das crianças nas escolas brasileiras. ✂️ d) relevância dos aspectos ligados ao lazer e ao desenvolvimento do ser humano. ✂️ e) necessidade da ginástica para melhorar as relações interpessoais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q329094 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como ✂️ a) simples transmissão de significados entre locutores. ✂️ b) emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte. ✂️ c) resultado da participação passiva do ouvinte. ✂️ d) aplicação da função referencial da linguagem pelo falante. ✂️ e) produção conjunta de falantes e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q474127 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito da abordagem ?Esporte para Todos? (EPT), assinale a afirmativa incorreta. ✂️ a) Coloca a autonomia do ser humano como ponto central. ✂️ b) Pode ser classificada como uma tendência liberal não diretiva. ✂️ c) Tem na competição e na vitória seus valores mais altos. ✂️ d) Preconiza a solidariedade como valor a ser desenvolvido. ✂️ e) Estimula a cooperação como forma de inserção do indivíduo na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q324331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEscrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento ✂️ a) aconselhável porque reflete uma situação privilegiada de ampliação de repertório e de desenvolvimento do espírito de parceria. ✂️ b) inadequado porque a escrita constitui uma prática individual. ✂️ c) adequado apenas em alguns gêneros textuais, como é o caso dos diálogos. ✂️ d) desaconselhável porque um aluno pode assimilar formas incorretas da escrita com o outro. ✂️ e) recomendado apenas na fase inicial do aprendizado, como estímulo, porque a essência da escrita é individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q484899 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.” (Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.) O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos ✂️ a) redutos e refúgios. ✂️ b) biomas de exceção. ✂️ c) domínios e províncias. ✂️ d) geossistemas e geótopos. ✂️ e) subdomínios morfoclimáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q389262 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil destaca, a respeito dos colonizadores portugueses, as seguintes características: I. O espírito aventureiro, a plasticidade social e a grande capacidade de adaptação às condições e circunstâncias que se apresentavam na colônia. II. A prática constante da cooperação entre os indivíduos, a fim de superar obstáculos e dificuldades para a comunidade, como os constantes ataques indígenas. III. O empenho no planejamento do meio urbano, ainda que predominassem, nos ambientes sociais e domésticos, o patriarcalismo e os valores aristocráticos. IV. A supervalorização das relações afetivas e pessoais, a prática do bacharelismo e o predomínio do "privado" sobre o "público". É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e III. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q546322 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVUm automóvel viaja em uma estrada com movimento uniforme. Para efetuar uma ultrapassagem, ele é acelerado até que sua velocidade aumente 20%. Nesse caso, sua energia cinética aumentou ✂️ a) 20%. ✂️ b) 36%. ✂️ c) 40%. ✂️ d) 44%. ✂️ e) 54%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q474370 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o. ✂️ a) A transformação das habilidades motoras no objetivo da Educação Física. ✂️ b) A falta de criticidade em relação aos conteúdos de cultura corporal. ✂️ c) A Educação Física é vista como um meio para desenvolver habilidades de outras disciplinas. ✂️ d) A possibilidade de desenvolvimento dos conteúdos fora da escola. ✂️ e) A ausência de reflexão sobre quem valida os aspectos da cultura corporal abordados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q482569 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA devastação de grande parte do cerrado brasileiro e o atual processo de ocupação descontrolada e depredadora da Amazônia estão relacionados às transformações na produção agrícola brasileira, tais como, ✂️ a) o incentivo governamental, desde a década de 1960, aos projetos de implantação da pecuária intensiva ou "melhorada", graças ao aumento do mercado consumidor interno de carne, leite e seus derivados. ✂️ b) a expansão do cultivo da soja nas regiões Centro- Oeste e Norte do Brasil, com vistas à exportação, sem considerar qualquer tipo de zoneamento ecológico e econômico dos seus respectivos domínios morfoclimáticos. ✂️ c) o redirecionamento do cultivo do café que, graças aos avanços das pesquisas orientadas a essa cultura, tem se adaptado facilmente nessas áreas. ✂️ d) o cultivo da soja que se sucede a duas etapas anteriores do processo de ocupação (exploração da madeira e pecuária extensiva) e que vem modificando a estrutura fundiária dessas regiões. ✂️ e) o incentivo governamental à produção de grãos que, na região Norte, não é praticada nos interflúvios, cabeceiras e margens de rios e córregos, devido às restrições ecológicas dessas áreas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q320212 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVArroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).” Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é ✂️ a) o acesso das classes mais baixas à escola pública. ✂️ b) a queda na qualidade da formação dos professores. ✂️ c) a falta de recursos financeiros para a educação. ✂️ d) o crescente hedonismo dos adolescentes. ✂️ e) a falta de formação adequada nas séries anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q474427 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV?A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.? A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta. ✂️ a) As técnicas rústicas das primeiras séries devem logo ser lapidadas, para evitar a formação de vícios. ✂️ b) A técnica correta de aterrissagem é fundamental para evitar que o aluno se lesione. ✂️ c) O aluno deve ser informado sobre a técnica correta, de modo a ter um modelo para iniciar. ✂️ d) O salto deve ser a sequência de um movimento de três fases distintas: impulsão, voo e queda. ✂️ e) O salto deve ser apresentado como um problema a ser superado: vencer a gravidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q321410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO modelo interacional de leitura centra-se ✂️ a) no processo de decodificação de informação. ✂️ b) no leitor. ✂️ c) na relação entre leitor e texto. ✂️ d) no texto. ✂️ e) na intenção do autor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q323957 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto ✂️ a) propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos. ✂️ b) deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura. ✂️ c) prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua. ✂️ d) visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula. ✂️ e) possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q324197 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser ✂️ a) incentivar a investigação científica e o método empírico. ✂️ b) incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento. ✂️ c) mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais. ✂️ d) discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos. ✂️ e) partir do contexto em direção à busca da verdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q319462 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVDe acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta. ✂️ a) O currículo transmite uma visão de sociedade historicamente construída. ✂️ b) O currículo deve conter os conhecimentos não contestados da cultura corporal. ✂️ c) O currículo precisa ser transcendente e atemporal em relação à sociedade em que está inserido. ✂️ d) O currículo é um elemento neutro de transmissão de conhecimento social. ✂️ e) O currículo precisa ser técnico e não sociocultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q328784 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos: – Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências; – Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores. Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza ✂️ a) o positivismo e o processo de investigação. ✂️ b) a psicologia da instrução e o behaviorismo. ✂️ c) o enfoque multidisciplinar e contextualizado. ✂️ d) a exposição de conteúdos, memorização e repetição. ✂️ e) o construtivismo e a experimentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q327856 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes ✂️ a) oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira. ✂️ b) oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas. ✂️ c) garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas. ✂️ d) proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira. ✂️ e) possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q339207 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCLeia as afirmações abaixo relativas ao sorteio de um único fogão. I. 100 pessoas participam do sorteio. II. Uma única pessoa será sorteada III. Todos os participantes têm igual probabilidade de ganhar o fogão. Supondo verdadeiras as afirmações I e II e falsa a afirmação III, é correto afirmar que ✂️ a) a probabilidade de cada pessoa participante ganhar o fogão é igual a 1%. ✂️ b) não há participante com mais de 1% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ c) a probabilidade de determinada pessoa ganhar o fogão pode ser igual a 50%. ✂️ d) pode haver mais de uma pessoa com 52% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ e) duas pessoas podem ter probabilidades iguais de serem sorteadas e, caso ganhem, serem obrigadas a dividir o prêmio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q324995 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCConsidere os desafios de uma escola. I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo" II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação. III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva. (SME, Revista Educação 04) Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são ✂️ a) questões advindas da falta de formação dos professores e de melhores salários. ✂️ b) resultado de ações que não foram adequadamente planejadas no início do ano. ✂️ c) dificuldades naturais de toda organização curricular. ✂️ d) diferentes faces de um desafio maior, que é a concretização de uma escola capaz de ensinar a todos, sem exclusões. ✂️ e) provocados por dificuldades administrativas e de gestão que organizam os processos de formação dos educadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q724738 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCSobre os resultados da pesquisa "Pobreza e Violência no Município de São Paulo", de Marcio Pochmann, analise as considerações abaixo. I. Hoje a violência concentra-se em área de maior população, com moradores de menor renda e escolaridade. II. O combate à violência requer também uma melhor distribuição de renda e, sobretudo, o combate à pobreza. III. O aumento da ocorrência de violência no município de São Paulo tem relação direta com a taxa de escolarização da população. IV. Observa-se a presença de algum grau de relação entre a pobreza e a violência no município de São Paulo. Intui-se que, provavelmente, o maior crescimento da pobreza abre portas à violência. É correto o que se afirma APENAS em: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) I, II e IV. ✂️ d) II e III. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q473214 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEm 1882, Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública -, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer ele destacou e expressou sua idéia sobre a ✂️ a) necessidade da ginástica para melhorar a produção industrial do país. ✂️ b) importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual. ✂️ c) importância do desenvolvimento e do crescimento das crianças nas escolas brasileiras. ✂️ d) relevância dos aspectos ligados ao lazer e ao desenvolvimento do ser humano. ✂️ e) necessidade da ginástica para melhorar as relações interpessoais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q329094 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como ✂️ a) simples transmissão de significados entre locutores. ✂️ b) emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte. ✂️ c) resultado da participação passiva do ouvinte. ✂️ d) aplicação da função referencial da linguagem pelo falante. ✂️ e) produção conjunta de falantes e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q474127 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito da abordagem ?Esporte para Todos? (EPT), assinale a afirmativa incorreta. ✂️ a) Coloca a autonomia do ser humano como ponto central. ✂️ b) Pode ser classificada como uma tendência liberal não diretiva. ✂️ c) Tem na competição e na vitória seus valores mais altos. ✂️ d) Preconiza a solidariedade como valor a ser desenvolvido. ✂️ e) Estimula a cooperação como forma de inserção do indivíduo na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q324331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCEscrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento ✂️ a) aconselhável porque reflete uma situação privilegiada de ampliação de repertório e de desenvolvimento do espírito de parceria. ✂️ b) inadequado porque a escrita constitui uma prática individual. ✂️ c) adequado apenas em alguns gêneros textuais, como é o caso dos diálogos. ✂️ d) desaconselhável porque um aluno pode assimilar formas incorretas da escrita com o outro. ✂️ e) recomendado apenas na fase inicial do aprendizado, como estímulo, porque a essência da escrita é individual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q484899 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.” (Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.) O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos ✂️ a) redutos e refúgios. ✂️ b) biomas de exceção. ✂️ c) domínios e províncias. ✂️ d) geossistemas e geótopos. ✂️ e) subdomínios morfoclimáticos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q389262 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCSérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil destaca, a respeito dos colonizadores portugueses, as seguintes características: I. O espírito aventureiro, a plasticidade social e a grande capacidade de adaptação às condições e circunstâncias que se apresentavam na colônia. II. A prática constante da cooperação entre os indivíduos, a fim de superar obstáculos e dificuldades para a comunidade, como os constantes ataques indígenas. III. O empenho no planejamento do meio urbano, ainda que predominassem, nos ambientes sociais e domésticos, o patriarcalismo e os valores aristocráticos. IV. A supervalorização das relações afetivas e pessoais, a prática do bacharelismo e o predomínio do "privado" sobre o "público". É correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) I e IV. ✂️ d) II e III. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q546322 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVUm automóvel viaja em uma estrada com movimento uniforme. Para efetuar uma ultrapassagem, ele é acelerado até que sua velocidade aumente 20%. Nesse caso, sua energia cinética aumentou ✂️ a) 20%. ✂️ b) 36%. ✂️ c) 40%. ✂️ d) 44%. ✂️ e) 54%. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q474370 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVSegundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o. ✂️ a) A transformação das habilidades motoras no objetivo da Educação Física. ✂️ b) A falta de criticidade em relação aos conteúdos de cultura corporal. ✂️ c) A Educação Física é vista como um meio para desenvolver habilidades de outras disciplinas. ✂️ d) A possibilidade de desenvolvimento dos conteúdos fora da escola. ✂️ e) A ausência de reflexão sobre quem valida os aspectos da cultura corporal abordados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q482569 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCA devastação de grande parte do cerrado brasileiro e o atual processo de ocupação descontrolada e depredadora da Amazônia estão relacionados às transformações na produção agrícola brasileira, tais como, ✂️ a) o incentivo governamental, desde a década de 1960, aos projetos de implantação da pecuária intensiva ou "melhorada", graças ao aumento do mercado consumidor interno de carne, leite e seus derivados. ✂️ b) a expansão do cultivo da soja nas regiões Centro- Oeste e Norte do Brasil, com vistas à exportação, sem considerar qualquer tipo de zoneamento ecológico e econômico dos seus respectivos domínios morfoclimáticos. ✂️ c) o redirecionamento do cultivo do café que, graças aos avanços das pesquisas orientadas a essa cultura, tem se adaptado facilmente nessas áreas. ✂️ d) o cultivo da soja que se sucede a duas etapas anteriores do processo de ocupação (exploração da madeira e pecuária extensiva) e que vem modificando a estrutura fundiária dessas regiões. ✂️ e) o incentivo governamental à produção de grãos que, na região Norte, não é praticada nos interflúvios, cabeceiras e margens de rios e córregos, devido às restrições ecológicas dessas áreas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q320212 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVArroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).” Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é ✂️ a) o acesso das classes mais baixas à escola pública. ✂️ b) a queda na qualidade da formação dos professores. ✂️ c) a falta de recursos financeiros para a educação. ✂️ d) o crescente hedonismo dos adolescentes. ✂️ e) a falta de formação adequada nas séries anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q474427 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV?A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.? A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta. ✂️ a) As técnicas rústicas das primeiras séries devem logo ser lapidadas, para evitar a formação de vícios. ✂️ b) A técnica correta de aterrissagem é fundamental para evitar que o aluno se lesione. ✂️ c) O aluno deve ser informado sobre a técnica correta, de modo a ter um modelo para iniciar. ✂️ d) O salto deve ser a sequência de um movimento de três fases distintas: impulsão, voo e queda. ✂️ e) O salto deve ser apresentado como um problema a ser superado: vencer a gravidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q321410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO modelo interacional de leitura centra-se ✂️ a) no processo de decodificação de informação. ✂️ b) no leitor. ✂️ c) na relação entre leitor e texto. ✂️ d) no texto. ✂️ e) na intenção do autor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q323957 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCNo desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto ✂️ a) propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos. ✂️ b) deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura. ✂️ c) prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua. ✂️ d) visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula. ✂️ e) possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q324197 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCUm dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser ✂️ a) incentivar a investigação científica e o método empírico. ✂️ b) incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento. ✂️ c) mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais. ✂️ d) discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos. ✂️ e) partir do contexto em direção à busca da verdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q319462 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVDe acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta. ✂️ a) O currículo transmite uma visão de sociedade historicamente construída. ✂️ b) O currículo deve conter os conhecimentos não contestados da cultura corporal. ✂️ c) O currículo precisa ser transcendente e atemporal em relação à sociedade em que está inserido. ✂️ d) O currículo é um elemento neutro de transmissão de conhecimento social. ✂️ e) O currículo precisa ser técnico e não sociocultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q328784 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos: – Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências; – Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores. Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza ✂️ a) o positivismo e o processo de investigação. ✂️ b) a psicologia da instrução e o behaviorismo. ✂️ c) o enfoque multidisciplinar e contextualizado. ✂️ d) a exposição de conteúdos, memorização e repetição. ✂️ e) o construtivismo e a experimentação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q327856 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCO ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes ✂️ a) oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira. ✂️ b) oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas. ✂️ c) garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas. ✂️ d) proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira. ✂️ e) possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q339207 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCCLeia as afirmações abaixo relativas ao sorteio de um único fogão. I. 100 pessoas participam do sorteio. II. Uma única pessoa será sorteada III. Todos os participantes têm igual probabilidade de ganhar o fogão. Supondo verdadeiras as afirmações I e II e falsa a afirmação III, é correto afirmar que ✂️ a) a probabilidade de cada pessoa participante ganhar o fogão é igual a 1%. ✂️ b) não há participante com mais de 1% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ c) a probabilidade de determinada pessoa ganhar o fogão pode ser igual a 50%. ✂️ d) pode haver mais de uma pessoa com 52% de probabilidade de ganhar o fogão. ✂️ e) duas pessoas podem ter probabilidades iguais de serem sorteadas e, caso ganhem, serem obrigadas a dividir o prêmio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q324995 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCConsidere os desafios de uma escola. I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo" II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação. III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva. (SME, Revista Educação 04) Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são ✂️ a) questões advindas da falta de formação dos professores e de melhores salários. ✂️ b) resultado de ações que não foram adequadamente planejadas no início do ano. ✂️ c) dificuldades naturais de toda organização curricular. ✂️ d) diferentes faces de um desafio maior, que é a concretização de uma escola capaz de ensinar a todos, sem exclusões. ✂️ e) provocados por dificuldades administrativas e de gestão que organizam os processos de formação dos educadores. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q724738 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCCSobre os resultados da pesquisa "Pobreza e Violência no Município de São Paulo", de Marcio Pochmann, analise as considerações abaixo. I. Hoje a violência concentra-se em área de maior população, com moradores de menor renda e escolaridade. II. O combate à violência requer também uma melhor distribuição de renda e, sobretudo, o combate à pobreza. III. O aumento da ocorrência de violência no município de São Paulo tem relação direta com a taxa de escolarização da população. IV. Observa-se a presença de algum grau de relação entre a pobreza e a violência no município de São Paulo. Intui-se que, provavelmente, o maior crescimento da pobreza abre portas à violência. É correto o que se afirma APENAS em: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I, III e IV. ✂️ c) I, II e IV. ✂️ d) II e III. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro