Início

Questões de Concursos SME SP

Resolva questões de SME SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q473214 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Em 1882, Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 – Reforma Leôncio de Carvalho, decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública -, no qual defende a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer ele destacou e expressou sua idéia sobre a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q329094 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q474127 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da abordagem ?Esporte para Todos? (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q324331 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q484899 | Geografia, Espaço Geográfico, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“A presença de manchas de ecossistemas típicos de outras provinciais no interior de um domínio de natureza distinto reflete a dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas do período quaternário. No Brasil, são exemplos dessas ‘manchas’ as caatingas de Macaé-Cabo Frio, rodeadas por grandes contínuos de Mata Atlântica, ou as áreas de cerrados existentes no entremeio das grandes florestas da Amazônia.”

(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)

O modelo científico desenvolvido para explicar a presença desses enclaves ecossistêmicos é conhecido como teoria dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q389262 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil destaca, a respeito dos colonizadores portugueses, as seguintes características:

I. O espírito aventureiro, a plasticidade social e a grande capacidade de adaptação às condições e circunstâncias que se apresentavam na colônia.
II. A prática constante da cooperação entre os indivíduos, a fim de superar obstáculos e dificuldades para a comunidade, como os constantes ataques indígenas.
III. O empenho no planejamento do meio urbano, ainda que predominassem, nos ambientes sociais e domésticos, o patriarcalismo e os valores aristocráticos.
IV. A supervalorização das relações afetivas e pessoais, a prática do bacharelismo e o predomínio do "privado" sobre o "público".

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q546322 | Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Um automóvel viaja em uma estrada com movimento uniforme. Para efetuar uma ultrapassagem, ele é acelerado até que sua velocidade aumente 20%.

Nesse caso, sua energia cinética aumentou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q474370 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q482569 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A devastação de grande parte do cerrado brasileiro e o atual processo de ocupação descontrolada e depredadora da Amazônia estão relacionados às transformações na produção agrícola brasileira, tais como,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q320212 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).”

Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q474427 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.?

A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q321410 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O modelo interacional de leitura centra-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q323957 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q324197 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q319462 | Pedagogia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q328784 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:

– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.

Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q327856 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q339207 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Leia as afirmações abaixo relativas ao sorteio de um único fogão.

I. 100 pessoas participam do sorteio.

II. Uma única pessoa será sorteada

III. Todos os participantes têm igual probabilidade de ganhar o fogão.

Supondo verdadeiras as afirmações I e II e falsa a afirmação III, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q324995 | Pedagogia, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Considere os desafios de uma escola.

I. Existência, no ensino fundamental, de elevado número de alunos com dificuldades no processo de construção da escrita e letramento, portanto, prejudicados em sua "leitura de mundo"

II. Conflito existente entre sistema de ciclos e o trabalho pedagógico baseado na seriação.

III. A existência de uma concepção de avaliação classificatória e seletiva.

(SME, Revista Educação 04)

Esses problemas a serem enfrentados, na verdade, são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q724738 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental, SME SP, FCC

Sobre os resultados da pesquisa "Pobreza e Violência no Município de São Paulo", de Marcio Pochmann, analise as considerações abaixo.

I. Hoje a violência concentra-se em área de maior população, com moradores de menor renda e escolaridade.

II. O combate à violência requer também uma melhor distribuição de renda e, sobretudo, o combate à pobreza.

III. O aumento da ocorrência de violência no município de São Paulo tem relação direta com a taxa de escolarização da população.

IV. Observa-se a presença de algum grau de relação entre a pobreza e a violência no município de São Paulo. Intui-se que, provavelmente, o maior crescimento da pobreza abre portas à violência.

É correto o que se afirma APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.