Início

Questões de Concursos STN

Resolva questões de STN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q739082 | Economia, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Um mercado em concorrência perfeita possui 10.000 consumidores. As funções de demanda individual de cada um desses consumidores são idênticas e são dadas por q=10-0,5p, em que q é a quantidade demandada em unidades por um consumidor e p é o preço do produto em reais. As empresas desse mercado operam com custo marginal constante igual a 4 e custo fixo nulo. Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q555082 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Em uma dada empresa, a política de segurança pode ser definida e modificada por um conjunto pequeno de funcionários em função de níveis de segurança. Este é um cenário relacionado ao serviço de segurança denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q795792 | Finanças Públicas, Déficit e Dívida Pública, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Se tomarmos a evolução da Dívida Pública Federal (DPF), entre 2004 e 2007, podemos notar que a composição do seu estoque sofreu importantes alterações. Entre as afirmações abaixo, selecione a afirmação correta em relação a evolução da composição do estoque da Dívida Pública Federal (DPF).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q746149 | Economia, As Reformas Econômicas Abertura e Privatização, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Quanto às privatizações conduzidas nas gestões Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q743467 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Considerando o modelo IS/LM sem os denominados casos clássicos e da armadilha da liquidez, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q356047 | Contabilidade Geral, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

A liquidação da despesa de que trata o Art. 36 do Decreto nº 93.872/96 tem por finalidade, entre outras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q796073 | Finanças Públicas, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

A Lei de Reponsabilidade Fiscal constitui um avanço importante para combater o crônico desequilíbrio da Administração Pública.

Identifique, nas opções abaixo, a afirmativa que não traduz a preocupação da Lei de Reponsabilidade Fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q743530 | Economia, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Muitos ambientalistas têm chamado atenção para o fato de que a pesca de determinadas espécies de peixe é tão elevada que a própria lucratividade de tal atividade acaba sendo comprometida. Como conseqüência, eles sugerem que sejam adotadas medidas para reduzir-se o volume pescado. Do ponto de vista da teoria econômica, esse problema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q741231 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Se observarmos a economia brasileira, entre 1980 e 1984, poderemos notar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q317085 | Administração Geral, Novas Abordagens da Administração, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

"Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias" (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q428930 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

O art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988 previu expressamente alguns dos princípios da administração pública brasileira, quais sejam, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Consagra-se, com o princípio da publicidade, o dever de a administração pública atuar de maneira transparente e promover a mais ampla divulgação possível de seus atos. Quanto aos instrumentos de garantia e às repercussões desse princípio, assinale a assertiva incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q435500 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

Sobre os princípios fundamentais, repartição de competências entre os entes federativos e bens da União, assinale a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q746730 | Economia, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Considerando o modelo de escolha intertemporal de consumo da questão anterior e a existência de estruturas de preferências, representadas por curvas de indiferenças tradicionais, uma elevação nas taxas de juros apresenta dois efeitos: renda e substituição. Supondo que a família é poupadora no presente e que o consumo seja de bens normais, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q392562 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

Quanto às características dos bens públicos, analise os itens abaixo e assinale a opção correta.

I. Os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são inalienáveis, enquanto conservarem a sua qualificação, na forma que a lei determinar.

II. Os créditos de terceiros contra a Fazenda Pública, em virtude de sentença judicial, são pagos por meio de precatórios, conforme disposto no art. 100 da CF/88, uma vez que os bens públicos não se sujeitam ao regime de penhora.

III. Apenas os bens públicos de uso comum do povo e os de uso especial são imprescritíveis, ou seja, insuscetíveis de aquisição por usucapião.

IV. A alienação dos bens públicos imóveis, em qualquer dos Poderes, depende de autorização do chefe máximo do Poder a que está submetido o órgão alienante.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q796090 | Finanças Públicas, Orçamento Público na Constituição Federal, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

A publicação da Lei Complementar nº 101/00, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), contribuiu para maior controle, organização e transparência do orçamento. Com a LRF, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tornou-se o instrumento mais importante para a obtenção do equilíbrio permanente nas contas públicas. Identifique a opção incorreta no tocante às exigências que a LRF trouxe em relação à LDO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q650381 | Ciências Políticas, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

Um dos mais notáveis aspectos no processo de evolução do Estado são as estruturas institucionais que aos poucos se formaram e passaram a caracterizar o aparelho do Estado nas democracias liberais modernas. Assinale, entre as opções que se seguem, a única que não corresponde ao enunciado acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q739592 | Economia, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Considerando o modelo IS/LM sem a existência dos casos "clássicos" e da "armadilha da liquidez", pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q441562 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

Assinale a opção correta sobre os direitos e garantias fundamentais e o tratamento conferido pela Constituição Federal aos institutos da emenda, da reforma e da revisão constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q795696 | Finanças Públicas, Impostos, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 1, STN, ESAF

No princípio do benefício, os impostos são vistos como preços públicos pagos pelo cidadão. Sob esse princípio identifique a opção pertinente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q616369 | Informática, Gerência de Projetos, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Em relação às Áreas de Conhecimento e aos Processos da Gerência de Projetos definidos no PMBOK é correto afirmar que o Desenvolvimento e a Execução do Plano do Projeto são definidos na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.