Início

Questões de Concursos Secretaria Estadual de Saúde RN

Resolva questões de Secretaria Estadual de Saúde RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q800822 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Um fisioterapeuta de um centro de reabilitação avalia um bebê com correção cirúrgica de mielomeningocele. Considere as afirmativas a seguir relativas ao quadro do bebê ou à patologia em questão.

I Apesar de ser raro, o local do acometimento pode ser lombo-sacro.

II O paciente pode fazer uso de goteira gessada para correção de pé equino-varo.

III O paciente pode apresentar hidrocefalia e fazer uso de derivação ventrículo peritoneal.

IV Se o comprometimento motor estiver presente, será do tipo paralisia espástica.

V A patologia é causada por um defeito no fechamento do tubo espinhal.

Das afirmativas, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q797879 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Em UTIs cardiológicas, o imobilismo se faz presente em função da administração de altas doses de drogas vasoativas e da prescrição de repouso absoluto e prolongado. NÃO é considerada alteração causada pelo sistema cardiovascular que contribui para o imobilismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q804007 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Mãe, 25 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de sua cidade com o filho, sexo masculino, recém-nascido há 20 dias, portador de fissura pré-forame completa. A mãe relata que recebeu alta da maternidade onde o filho nasceu, mas está com dificuldades na amamentação. Nessas condições, o fonoaudiólogo deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q479187 | Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Farmacêutico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A aminofilina é indicada para o tratamento de broncoespasmos comumente associados a asma brônquica, bronquite e enfisema. A farmacodinâmica da aminofilina, caracterizada pelo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, deve-se, prioritariamente, à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q800562 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Na enfermaria de um hospital geral local, encontra-se internado um paciente com traumatismo crânio-encefálico (TCE), devido a acidente moto ciclístico em que a vítima deixou de usar o capacete. Considere as afirmações a seguir referentes aos procedimentos de avaliação desse paciente neurológico.

I A avaliação cognitiva envolverá funções como orientação, memória, linguagem, cálculo e equilíbrio.

 II Os autocuidados (banhar-se, alimentar-se, etc) são atividades instrumentais da vida diária (AIVD) importantes a serem avaliadas.

 III A cinestesia é uma sensibilidade combinada que é avaliada por meio da sensação de posição articular em um determinado momento.

 IV A avaliação do nível de consciência é feita por meio da escala de coma de Glasgow, a qual atribui uma pontuação de 3 a 15, de acordo com a melhor resposta ocular, verbal e motora.

 V A presença do reflexo cutâneo-plantar de Babinski é uma resposta alterada, indicando lesão do sistema nervoso central.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q796594 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente de 25 anos deu entrada na UTI com um quadro de choque séptico em função de peritonite e insuficiência respiratória grave (síndrome da angústia respiratória em fase avançada), sendo necessário usar drogas vasoativas e IOT (intubação orotraqueal), com suporte ventilatório mecânico (VM). Com esse quadro, foi realizada gasometria arterial cujos resultados foram os seguintes: pH = 7,22; PaCO2 = 55 mmHg; [HCO3] = 19 mEq/L; BE = -7,5mEq/L. Considerando esse caso, o distúrbio ácido-básico que apresenta o paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q801707 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Homem, 58 anos, compareceu ao ambulatório de fonoaudiologia do hospital de referência da sua cidade, após 50 dias de cirurgia de retirada de tumor benigno de faringe. O paciente queixa-se de “rouquidão e dificuldade para engolir”. Refere ainda que não apresentava esses sintomas antes da cirurgia. Em avaliação fonoaudiológica foram observados voz rouco-soprosa de grau severo, tempos máximos de fonação reduzidos e incoordenação fono-respiratória importante. Quanto à deglutição, foram verificadas redução da precisão, da força e da amplitude dos movimentos da língua com desvio para esquerda. Não há escape de alimento pelas comissuras labiais. Demais estruturas orais sem alterações.

De acordo com o caso exposto, a hipótese diagnóstica provável é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q800931 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O sistema respiratório é composto por várias estruturas dentre as quais podemos citar: vias aéreas, pulmões, arcabouço torácico, músculos respiratórios e estruturas adjacentes. O funcionamento adequado de todos os componentes influencia diretamente na mecânica ventilatória. Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema respiratório.

I O controle respiratório central divide-se em tronco cerebral (voluntário) e córtex cerebral (involuntário). No tronco cerebral, no bulbo e na ponte, localizam-se estruturas relacionadas ao ato de respirar.

II O sistema mucociliar da árvore respiratória tem as seguintes funções: barreira mecânica, transporte de partículas e filtro químico. O muco produzido no sistema respiratório tem o poder antioxidante, constituindo barreira biológica, interagindo com os microrganismos e prevenindo sua aderência e migração para o epitélio.

 III A difusão efetiva ocorre por diferença de pressão parcial dos gases entre alvéolos e sangue capilar pulmonar. São alguns componentes que interferem na velocidade da difusão: área de troca, espessura da área, solubilidade dos gases nos tecidos, peso molecular dos gases e aumento da pressão em apenas um dos lados da membrana de troca.

IV A ventilação deve ser monitorizada e ajustada sempre de forma que se mantenha a pressão parcial de O2 (PaO2) e o PH em níveis de normalidade, por meio de sistemas de sensores, mecanismos controladores centrais e um sistema efetor.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q800065 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A ventilação espontânea é substituída parcial ou totalmente pela ventilação mecânica (VM) com os objetivos fisiológicos de melhorar trocas gasosas e diminuir o trabalho respiratório. Na ventilação mecânica,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q383408 | Biologia, Biomedicina, Biomédico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2017, o Brasil recebeu 410 notificações sobre a presença de Salmonella em produtos importados do país. Empresas produtoras e exportadoras de alimentos e laboratórios de controle de qualidade foram suspeitos de fraudar resultados dos exames de detecção dessa bactéria. No meio de cultura, a maioria das subespécies da Salmonella enterica é facilmente diferenciada das demais bactérias gram negativas da microbiota normal intestinal por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q802897 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento infantil é um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento físico e a maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da criança. Crianças com microcefalia e prejuízos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se de Programa de Estimulação Precoce, que objetiva estimular a criança e ampliar suas competências, abordando os estímulos que interferem em sua maturação, para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Plano Nacional de Enfrentamento da microcefalia: protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Esse plano contém recomendações a serem adotadas no atendimentos de bebês, portadores de microcefalia, principalmente no que se refere à estimulação precoce. Uma dessas recomendações é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q800983 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Em relação às alterações do sistema nervoso central (SNC) e periférico, as doenças crônicas, os problemas cardiovasculares e pulmonares, as neoplasias e os procedimentos cirúrgicos são causas de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Considere as informações a seguir relativas à avaliação do paciente na UTI.

I As informações fornecidas pelo exame clínico, associado a parâmetros de monitores multiparamétricos, ventilador mecânico e de equipamentos específicos (ventilômetro, manovacuômetro, peak flow) de avaliação contribuem, de forma efetiva, para o diagnóstico clínicofuncional.

 II A observação dos hábitos de vida e os aspectos socioeconômicos e culturais não exercem influência sobre a patologia de base (diagnóstico) e suas consequências.

III As alterações como ansiedade, longa permanência hospitalar, síndrome do imobilismo e manipulação indevida contribuem para agitação psicomotora e complicações inerentes ao processo mórbido.

 IV Os reflexos profundos são avaliados para verificar a qualidade da condução do impulso elétrico em direção ao músculo; no entanto, não são testáveis em pacientes de UTI.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q321235 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paulo Freire pode ser considerado um grande inspirador da Pedagogia Social, mesmo sem ter usado esse termo em suas obras. Na tradição marxista, a Pedagogia Social é entendida como Pedagogia da Práxis. Essa pedagogia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q801533 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Criança de 6 meses de idade é levada por sua mãe a uma clínica de fonoaudiologia para avaliação audiológica. Segundo a mãe, a criança não tem apresentado reação quando é chamada. De acordo com a caderneta de saúde, a criança não apresentou nenhum indicador para deficiência auditiva e foi submetida à triagem auditiva neonatal por meio das emissões otoacústicas, com resultado de passa na triagem. Após avaliação audiológica completa, os dados foram sugestivos de espectro da neuropatia auditiva. Tendo como base o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, considere os resultados apresentados abaixo.

I A criança apresentou respostas comportamentais inconsistentes e emissões otoacústicas transientes dentro dos padrões de normalidade, bilateralmente.

II A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico em ambas as orelhas.

III A criança apresentou curva timpanométrica do tipo "A" bilateralmente e ausência das emissões otoacústicas transientes em ambas as orelhas.

 IV A criança apresentou respostas comportamentais normais e presença de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico, dentro do padrão de normalidade, bilateralmente.

São compatíveis com o quadro clínico do espectro da neuropatia auditiva, os resultados presentes em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q802457 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Disfonia é uma alteração na produção da voz, a qual pode surgir de forma súbita ou gradual, com caráter transitório ou permanente, dependendo do tipo de lesão e/ou distúrbio funcional que afete as estruturas envolvidas na emissão vocal. Nas lesões que afetam as estruturas envolvidas na emissão vocal,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q802994 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A disartrofonia é um distúrbio da comunicação que provoca alterações acústicas da voz advindas do distúrbio articulatório, causando uma deformação na onda sonora por interferência do filtro – trato vocal. Durante o processo de avaliação e terapia da disartrofonia, o fonoaudiólogo deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q449351 | Direito Constitucional, Saúde, Assistente Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Ao se pensar a política de saúde no Brasil nos marcos da Constituição de 1988, observa-se que os avanços são inegáveis. Entretanto, convive-se com problemas relativos à verticalização dos processos de trabalho, esgarçamento das relações entre os profissionais e destes com os usuários, dentre outras questões que impedem a efetivação de uma política de saúde pautada na dignidade para todos e na defesa da vida. Essa realidade conduziu à criação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão da Saúde, a qual deve ser adotada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q326483 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Educador Social, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q800877 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Os distúrbios ácido-básicos são alterações rotineiras em unidade de terapia intensiva (UTI). Eles resultam de um conjunto de condições fisiopatológicas, que podem ser adquiridas ou genéticas. Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:

I Constitui linhas de defesa para os distúrbios ácido-básicos: o sistema tampão, considerado linha de defesa para variação pH, componente pulmonar, entrando em ação minutos após a alteração acidobásica e os rins, considerados o mais duradouro dos mecanismos regulatórios.

II Os distúrbios metabólicos são considerados distúrbios não respiratórios que levam a alterações do pH arterial por meio da alteração da [HCO3].

III A interpretação dos distúrbios ácido-básicos nos pacientes de enfermarias deve ser realizada somente com base nos valores de pH, PaCO2 e HCO3.

 IV O uso de técnicas como higiene brônquica, expansão pulmonar, intubação traqueal e instituição da ventilação mecânica para o tratamento da acidose respiratória constitui um preditor para maior tempo de internação em unidade de terapia intensiva.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q801883 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O teste da linguinha, obrigatório pela Lei 13.002 de 20/06/2014, consiste na aplicação do protocolo de avalição do frênulo da língua em bebês. Seu objetivo é detectar a presença de alterações no frênulo lingual e o grau de limitação nos movimentos da língua. A atuação fonoaudiológica, nesse teste, consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.