Questões de Concursos Secretaria Estadual de Saúde RN

Resolva questões de Secretaria Estadual de Saúde RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q802240 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente, sexo masculino, 41 anos, sofreu queimadura de segundo grau com agente térmico nas regiões de face, pescoço, parte do tronco e membro superior direito. Ele compareceu ao setor de queimados do hospital de referência em sua cidade com sofrimento físico, dor e confusão mental. Tendo como base esse caso, considere as seguintes afirmativas sobre o trabalho fonoaudiológico com queimados.

I Pacientes com queimaduras nas regiões de face e pescoço podem apresentar dificuldades nas funções de mastigação, deglutição e até mesmo articulação da fala. Nesse caso, há a necessidade de intervenção fonoaudiológica.

II O fonoaudiólogo pode iniciar sua intervenção com o paciente ainda em leito, mesmo que o paciente apresente ferida aberta, pois o trabalho fonoaudiológico não contempla apenas o exercício/massagem/técnica.

 III Quanto maior o tempo de retração da pele, sem que seja desenvolvido trabalho fonoaudiólogico, menor o número de sequelas que podem aparecer, facilitando, assim, os movimentos dos músculos da face.

IV Com a utilização de manobras, pode-se observar melhora na aparência das cicatrizes, o que representa o foco principal da intervenção fonoaudiológica com o paciente queimado.

Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q803143 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

O desenvolvimento de habilidades auditivas de um lactante com audição normal segue uma sequência padronizada de comportamentos que evoluem desde o nascimento até os dois anos de idade. Para avaliação do desenvolvimento das habilidade auditivas, são selecionados procedimentos e observados comportamentos de respostas de acordo com a idade da criança, o que indicará se a mesma encontra-se dentro do padrão de desenvolvimento normal, se há atraso ou algum distúrbio. Suponha que uma criança nasceu sem indicador de risco para perda auditiva e que tem audição normal. Tendo como base a avaliação das habilidades auditivas, por meio das respostas comportamentais a estímulos sonoros espera-se que essa criança,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q800877 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Os distúrbios ácido-básicos são alterações rotineiras em unidade de terapia intensiva (UTI). Eles resultam de um conjunto de condições fisiopatológicas, que podem ser adquiridas ou genéticas. Com base nessa informação, analise as afirmativas a seguir:

I Constitui linhas de defesa para os distúrbios ácido-básicos: o sistema tampão, considerado linha de defesa para variação pH, componente pulmonar, entrando em ação minutos após a alteração acidobásica e os rins, considerados o mais duradouro dos mecanismos regulatórios.

II Os distúrbios metabólicos são considerados distúrbios não respiratórios que levam a alterações do pH arterial por meio da alteração da [HCO3].

III A interpretação dos distúrbios ácido-básicos nos pacientes de enfermarias deve ser realizada somente com base nos valores de pH, PaCO2 e HCO3.

 IV O uso de técnicas como higiene brônquica, expansão pulmonar, intubação traqueal e instituição da ventilação mecânica para o tratamento da acidose respiratória constitui um preditor para maior tempo de internação em unidade de terapia intensiva.

Das afirmações, estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q803275 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

“As cirurgias ortognáticas são intervenções realizadas na face, mais precisamente nos ossos da maxila, mandíbula e mento, que visam à melhora estética e funcional a partir de uma melhor relação maxilomandibular. A contribuição da fonoaudiologia é a otimização dos resultados cirúrgicos por meio da aceleração da recuperação funcional, adequação ou adaptação das funções orofaciais e a diminuição da ocorrência de recidivas”. (Campiotto, 2013). Sobre o trabalho fonoaudiológico em cirurgia ortognática, considere as afirmativas abaixo.

I O fonoaudiólogo só deve ser acionado no pós-cirúrgico, uma vez que, anteriormente à cirurgia, a deformidade dentofacial existente não permite a completa adequação das funções orofaciais.

II O grau de melhora funcional pós-operatória dependerá de vários fatores, como predisposição genética muscular, padrão facial esquelético, estabilidade da oclusão dentária obtida, história de respiração oral na fase de crescimento facial e desenvolvimento das funções orofaciais, dentre outros.

III Três são os pontos prioritários a serem observados em uma avaliação pré-operatória em cirurgia ortognática: possibilidade da respiração nasal, condições da oclusão labial e possibilidade e contenção da língua na cavidade oral.

IV No pós-operatório, a terapia miofuncional orofacial sistemática tem início, geralmente, entre o 2°e o 5° dia do pós-cirúrgico, independente do edema ou da magnitude da parestesia transitória frequentemente observável.

Em relação ao exposto, estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q797491 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Fisioterapeuta, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

Paciente de 20 anos foi ferido por projétil de arma de fogo que atingiu a coluna vertebral, apresentando fratura na vértebra C7. O resultado da avaliação por meio da escala de classificação da American Spinal Injury Association (ASIA) demonstra que o paciente apresenta sensibilidade preservada até a face lateral de ambos os antebraços e mãos (C6) e o seguinte grau de força de músculos-chave dos membros superiores: flexores dos cotovelos – grau 5, extensores de punhos – grau 4, extensores de cotovelos – grau 0, flexores dos dedos – grau 0, abdutores dos dedos – grau 0. Nesse caso, o paciente enquadra-se na classificação ASIA A e apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.