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Questões de Concursos Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES

Resolva questões de Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q322830 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Hoje, mais do que no passado, os Estados Unidos da América (EUA) são bastante liberais na concessão generalizada de vistos para estrangeiros que queiram morar no país.
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122Q324167 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. Denomina-se plano de ensino o detalhamento das unidades e subunidades previstas e sistematizadas para uma situação didática real, o qual deve ser elaborado na forma de documento escrito que subsidie os constantes aprimoramentos da prática pedagógica.
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123Q434920 | Direito Constitucional, Educação, Técnico Educacional, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes com relação à educação na Constituição Federal.

O atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve ser feito, preferencialmente, em estabelecimentos da rede regular de ensino.

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124Q324704 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A implementação de políticas públicas requer a existência de espaços de participação da comunidade por meio dos quais as diferentes demandas sociais cheguem aos setores responsáveis. Esses espaços colocam em cena uma noção descentralizada de participação. Considerando essas idéias, julgue os próximos itens. A gestão centralizada na escola proporciona maior participação dos atores sociais.
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125Q327274 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na educação formal, de acordo com a pedagogia da autonomia, a relação professor-aluno deve ser hierarquicamente construída. O professor precisa aprender a combinar severidade com respeito, fazendo prevalecer a autoridade em detrimento da autonomia.
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126Q320434 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. Em relação à alfabetização, a principal contribuição da educação física se dá no último ano da educação infantil, quando a criança deve se dedicar às atividades psicomotoras, vistas como essenciais no alcance da prontidão maturacional para o aprendizado da escrita.
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127Q328788 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. É possível retomar, como forma de avaliação, a mensuração de aspectos biométricos, desde que os resultados não sejam vistos como um mero produto, mas como parte de um processo de reflexão sobre a qualidade de vida das crianças.
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128Q326748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. O caráter pedagógico da prática educativa do professor deve ser independente até mesmo dos objetivos e critérios socialmente determinados.
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129Q319218 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

O professor explicou que a turma deveria ser capaz de administrar os conflitos sobre o que fazer, procurando atender o interesse de todos. Nesse caso, a turma deveria ser separada em dois grupos com atividades diferentes: uns dançariam e outros jogariam futebol.
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130Q320382 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Em relação à alfabetização, a principal contribuição da educação física se dá no último ano da educação infantil, quando a criança deve se dedicar às atividades psicomotoras, vistas como essenciais no alcance da prontidão maturacional para o aprendizado da escrita.
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131Q319213 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo as diretrizes da PMV para a educação infantil e o ensino fundamental, o professor de educação física demonstra que considera a criança como alguém que é sujeito de direitos propõe às alunas que, por motivos religiosos, não usam um vestuário adequado para a prática de atividade física a realização de um trabalho teórico para substituir a participação nas aulas.
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132Q816722 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O respeito à criança como pessoa vem sendo alvo de muitas discussões nos últimos anos. Congressos, fóruns e seminários estão sendo realizados com o intuito de criar políticas públicas efetivas que consolidem a oferta de melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na década de 90 do século passado, vários documentos foram elaborados, entre eles o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa estipular regras de proteção integral à criança.
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133Q809183 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico Educacional, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.o 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional —, julgue os itens que se seguem.

Os currículos dos estabelecimentos públicos e privados de ensino médio devem, obrigatoriamente, contemplar o ensino de história e cultura afro-brasileira.

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134Q818490 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O respeito à criança como pessoa vem sendo alvo de muitas discussões nos últimos anos. Congressos, fóruns e seminários estão sendo realizados com o intuito de criar políticas públicas efetivas que consolidem a oferta de melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. As políticas públicas de atendimento à infância devem ser específicas, e, por isso, conduzidas de maneira isolada de outras políticas que afetem a família, os trabalhadores e os cidadãos, pelo fato de a criança ter conquistado direitos exclusivos.
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135Q319134 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No âmbito acadêmico-administrativo, existem vários conceitos de planos, com abrangência e objetivos diversos. Com relação a esses planos, julgue os itens subseqüentes. O roteiro das unidades didáticas a serem desenvolvidas no período letivo (anual ou semestral) é denominado plano de aula.
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136Q326028 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo as diretrizes da PMV para a educação infantil e o ensino fundamental, o professor de educação física demonstra que considera a criança como alguém que é sujeito de direitos estimula, em suas aulas, os aspectos biológicos, psicológicos e sociais comuns a todas as crianças, já que esses aspectos não sofrem variações em função da classe social à qual as crianças pertencem.
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137Q325323 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As finalidades sociais da escola devem estar relacionadas aos aspectos pedagógicos que fundamentam as práticas docentes. Com base nessa afirmação, julgue os itens que se seguem. À educação escolar, segundo a tendência tecnicista, compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos necessários à integração dos indivíduos à máquina do sistema social global.
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138Q485848 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As far as the practice of language teaching is concerned, judge the items below. Successful teachers should aim at, among other things, lowering their students’ inhibitions, encouraging them to take risks in learning, building their self-confidence, and helping them strengthen their intrinsic motivation.
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139Q815600 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O respeito à criança como pessoa vem sendo alvo de muitas discussões nos últimos anos. Congressos, fóruns e seminários estão sendo realizados com o intuito de criar políticas públicas efetivas que consolidem a oferta de melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. De acordo com as políticas públicas criadas recentemente, a criança pode ser privada de liberdade quando cometer um ato infracional.
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140Q806735 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996), julgue os seguintes itens. Denomina-se educação básica o seguinte conjunto de níveis da educação: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
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