Questões de Concursos Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES

Resolva questões de Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q320803 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Para motivar a participação das crianças nas aulas de dança e trabalhar temas relacionados à sexualidade, seria correto selecionar, para as aulas, músicas de carnaval ou funk que apresentem passos sensuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q324645 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento deve, necessariamente, preceder a aprendizagem; por isso, crianças que ainda não alcançaram determinados níveis de maturação não são capazes de aprender os movimentos correlacionados com esses níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q324390 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A educação, processo social e universal, constitui atividade humana necessária à existência e ao funcionamento das sociedades. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. Na teoria interacionista-construtivista, a criança constrói o seu conhecimento com base na interação com o ambiente. Nessa teoria, a aprendizagem depende do desenvolvimento, e a linguagem é entendida como sistema de representação da ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q486184 | Inglês, Gramática Inglês, Professor de Educação Básica, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

With respect to grammatical aspects, judge the following items. In the sentence: “That castle has stood on that hill for centuries”, the present perfect can be replaced by the present perfect continuous without changing the meaning of the sentence.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q328491 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. As dificuldades na associação entre teoria e prática ao longo da ação pedagógica, que em parte são reflexo das falhas na formação inicial dos professores, seriam adequadamente superadas se fosse adotado o mesmo referencial teórico para todas as escolas da rede.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q328748 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Os temas relacionados à sexualidade despertam o interesse das crianças, e os professores devem aprender a lidar com esse interesse a partir das representações próprias do universo infantil e do contexto sociocultural no qual as crianças estão inseridas. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Considere-se que, preocupado com os riscos da obesidade infantil, o professor decida medir o índice de massa corporal dos alunos e divulgar os dados em um quadro mural, como forma de estimular o emagrecimento. Nessa situação, a perda de peso alcançada por cada aluno pode ajudar a compor o seu resultado na avaliação da disciplina.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q486188 | Inglês, Gramática Inglês, Professor de Educação Básica, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Consider the following sentence: “If I had some more time, I would do many other things like visiting you more often. Actually, I have been so busy that I have had to work on the weekends, too.”

With respect to the sentence above, judge the items that follow.

The word “Actually” is a false cognate.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q319535 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A verdadeira interdisciplinaridade requer um reposicionamento da prática pedagógica escolar, de forma que a criança se localize no centro do processo educativo, com suas necessidades corporais, afetivas e cognitivas.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q527921 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Controlador de Recursos Municipais, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Freqüentemente utilizadas na construção civil são as estruturas de aço e as de madeira. A respeito destes dois tipos de estrutura, julgue os itens seguintes.

As estruturas em aço possibilitam a adoção de sistemas industrializados, fazendo que o desperdício seja sensivelmente reduzido, e são compatíveis com qualquer tipo de material de fechamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q486193 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As far as the practice of language teaching is concerned, judge the items below. It is important to teach a student how to guess the meaning of unfamiliar words based on the context in which they appear. It is crucial to effective reading.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q327733 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.

Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Na última década do século passado, reduziu-se o número de brasileiros com elevada formação acadêmica que decidiram emigrar.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q351797 | Artes, Artes Cênicas, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo Gerd Bornheim (1992), o panorama do teatro de hoje é, inegavelmente, de uma riqueza imensa, de uma pluralidade de experiências jamais vista em nenhuma fase da historia da arte cênica. A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir. Notícias de jornal e outros materiais podem servir de fontes para a constituição de cenas, com o objetivo, entre outros, de se ampliarem as perspectivas sobre determinado acontecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q485942 | Inglês, Gramática Inglês, Professor de Educação Básica, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Consider the following sentence: “If I had some more time, I would do many other things like visiting you more often. Actually, I have been so busy that I have had to work on the weekends, too.”

With respect to the sentence above, judge the items that follow.

The clause “If I had some more time” is in the conditional.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q323128 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:

I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;

II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.

Julgue-os conforme sua adequação às modernas teorias pedagógicas.

Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q818490 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O respeito à criança como pessoa vem sendo alvo de muitas discussões nos últimos anos. Congressos, fóruns e seminários estão sendo realizados com o intuito de criar políticas públicas efetivas que consolidem a oferta de melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir. As políticas públicas de atendimento à infância devem ser específicas, e, por isso, conduzidas de maneira isolada de outras políticas que afetem a família, os trabalhadores e os cidadãos, pelo fato de a criança ter conquistado direitos exclusivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q319802 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.