Início

Questões de Concursos Secretaria da Administração do Estado TO

Resolva questões de Secretaria da Administração do Estado TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q353931 | Contabilidade Geral, Demonstração do Resultado do Exercício, Contador, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

O Laboratório Farmacêutico Especial S/A comprou matéria- prima para a produção de seus medicamentos, no valor de R$ 6.000.000,00, totalmente financiado por uma linha de crédito especial do BNDES, com uma taxa de juros de 4% ao ano + TR. Sob o enfoque dos custos para avaliação dos estoques, o valor dos juros pagos por tal financiamento deve ser considerado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q789454 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Um engenheiro dispõe dos níveis de baixa e de média tensão para atendimento de energia elétrica de determinado consumidor. Optou pela média tensão, por se tratar de consumidor que solicitava uma grande potência e por estar localizado a grande distância das redes de baixa e média tensões disponíveis. Esta opção foi correta? Por quê?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q593103 | Química, Químico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Um mol do hidrocarboneto A reage com um mol de H2 em presença de platina, formando o 3-metilpentano. A reação de A com KMnO4 a quente produz um ácido carboxílico e uma cetona. A cetona produzida nesta reação e o principal produto obtido quando A reage com HCl, respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q749655 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Nas associações mutualísticas entre duas espécies, tam- bém denominadas de simbioses, as duas espécies benefi- ciam-se da interação. Assinale a opção que apresenta um caso de simbiose na agropecuária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q787596 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Se a corrente de partida de um motor trifásico na configura- ção estrela é de I Ampères, na configuração delta a corren- te de partida deste motor assume, em Ampères, o valor de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q745875 | Economia, Contabilidade Social, Economista, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Associe os conceitos abaixo às suas respectivas definições, apresentadas a seguir.

I - PIB - Produto Interno Bruto.

II - PNB - Produto Nacional Bruto.

III - PIB Nominal.

IV - PIB Real.

(N) É o total da produção de bens e serviços da economia avaliado a preços correntes.

(O) O valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período de tempo.

(P) É o total da produção de bens e serviços da economia avaliado a preços constantes - sem influência das variações dos preços.

A associação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q745376 | Economia, O Setor Externo, Economista, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Investimento Externo Líquido é a aquisição de ativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q478173 | Farmácia, Bioquímico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

A maioria dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico tem reação positiva para a pesquisa de célula "LE". Este fato se deve à presença, no soro sangüíneo destes pacientes, de um anticorpo específico que reage com uma proteína dos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q534634 | Engenharia Civil, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Considerando os equipamentos de proteção individual adotados durante a fase de alvenaria e preparo para as instalações embutidas de uma obra, assinale o equipamento INADEQUADO para essa fase da obra.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q749424 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

A colheita mecanizada do feijão (Phaseolus vulgaris L.) pod acarretar perdas elevadas de grãos. Algumas técnicas po dem ser empregadas para reduzir estas perdas, tais como

I - aumento da densidade de plantio;

II - semeadura de cultivares de hábito prostrado;

III - aplicação de produtos dessecantes;

IV - antecipação da época de colheita.

São corretas apenas as técnicas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q442523 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Analista Técnico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Observe os seguintes direitos sociais garantidos aos trabalhadores urbanos e rurais:

I - repouso semanal remunerado;

II - licença-paternidade;

III - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias;

IV - décimo terceiro salário com base na remuneração integral.

Aos servidores ocupantes de cargo público a Constituição Federal assegura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q753384 | Engenharia Ambiental, Engenheiro, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Depois de anos poluindo um rio pelo lançamento de efluentes não tratados, uma indústria decidiu iniciar seu pro- cesso de conformidade ambiental. Em termos econômicos, ao passar a tratar seus efluentes a indústria promoveu a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q318179 | Administração Geral, Gestão de Pessoas, Analista Técnico Administrativo, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Há três meses, Paulo analisa o processo de comunicação de sua empresa e descobriu que um dos problemas, não só da sua empresa, mas da Administração de Recursos Humanos(RH), de um modo geral, está nas comunicações entre a organização e seus membros e vice-versa. Nos primeiros resultados desta sua análise, conseguiu identificar algumas barreiras semânticas na forma de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q359925 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

São sintomas presentes na intoxicação por substância radioativas como urânio e rádio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q416398 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Assistente Técnico Jurídico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

Tendo em conta o contrato de prestação de serviços, regido pelo Código Civil, e o contrato de trabalho, regulado pela CLT, analise as características abaixo.

I - Serviços não eventuais.

II - Trabalho lícito.

III - Subordinação jurídica.

IV -Onerosidade.

V - Rescisão mediante aviso prévio.

A esse respeito, indique a afirmação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q475752 | Farmácia, Bioquímico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

A presença de porfobilinogênio na urina pode ter significado clínico e ser indicativa de um quadro de porfiria. Para diferenciação de urobilinogênio de porfobilinogênio devese usar o Método:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q595073 | Química, Químico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

A extração líquido-líquido é um dos possíveis procedimentos analíticos utilizados na extração de pesticidas organoclorados a serem dosados em amostras de águas superficiais e subterrâneas. Dentre os solventes abaixo, aquele adequado a este tipo de extração é a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q417182 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Assistente Técnico Jurídico, Secretaria da Administração do Estado TO, CESGRANRIO

De acordo com expressa disposição do Código Civil, aquele que, por ação ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim social pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.