Questões de Concursos Secretaria de Estado da Cultura PA

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11Q748342 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Se se considera que a moeda é demandada pelos motivos transação e especulação, então a política monetária expansionista:

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12Q812319 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Assistente Social, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

O controle social, enquanto prerrogativa que autoriza a sociedade civil intervir nos processos de formulação da política de assistência social e na fiscalização das ações governamentais nesta área, é uma atribuição legal, designada:

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13Q808234 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação no Brasil vem sofrendo, ao longo dos últimos 20 anos, profundas alterações na sua estrutura. O governo brasileiro, neste período, desenvolveu diferentes ações para alcançar a expansão do número de vagas nas escolas e enfrentar o debate sobre a falta de satisfação da população sobre o trabalho realizado pela escola. Um dos mecanismos propostos pelo Ministério da Educação " MEC foi a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN�s), no final dos anos 90. Sendo assim sobre os PCN s está correto afirmar:

1- A sua elaboração contou com a participação dos professores de todo o Brasil, que encaminharam suas avaliações sobre a escola brasileira, indicando a transversalidade como uma possibilidade de melhoria do trabalho pedagógico.

2- Utiliza o termo parâmetro, pois pretende desenvolver nos professores a idéia de que, apesar das diversidades regionais, culturais e políticas, existem, nacionalmente, convergências no fenômeno educativo.

3- Foram realizadas ações pelo MEC, no formato de formação continuada, onde os professores puderam relacionar os conteúdos tradicionais aos transversais, possibilitando a efetivação da proposta em suas salas de aula.

4- A legitimidade do documento, dada a pouca ou nenhuma incorporação dos PCN´s no cotidiano dos professores, se deve ao distanciamento entre a orientação proposta e o contexto escolar existente.

Estão corretas somente as afirmativas:

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14Q357495 | Contabilidade Geral, Orçamento na Constituição de 1988, Contador, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as assertivas abaixo, quanto aos princípios orçamentários:

I. A Lei Orçamentária Anual ? LOA, não deve conter matéria estranha à fixação das despesas e previsão das receitas, ressalvada a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de créditos, ainda que por antecipação de receita.

II. No orçamento é vedada qualquer dedução dos valores das receitas e despesas, é o que estabelece o princípio da unidade.

III. O princípio da universalidade estabelece que todas as receitas e todas as despesas devem constar da lei orçamentária.

Estão corretas:

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15Q716366 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Sobre as características da arquitetura é correto afirmar:

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16Q392467 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Administrador, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação aos contratos administrativos é correto afirmar que:

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17Q806592 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A emergente política educacional, relativa ao trato com a diferença, raça, etnia e identidade coloca questões concretas à reflexão sobre a Educação e, por conseguinte, a formação docente frente ao enfrentamento pedagógico, no tocante às relações étnico-raciais. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apresentam princípios a partir dos quais as instituições de formação de professores e órgãos públicos deverão atinar nas suas políticas curriculares contemporâneas. Entre esses princípios estão:

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18Q355965 | Contabilidade Geral, Demonstração das Variações Patrimoniais, Contador, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O total das Receitas por Mutações Patrimoniais, registradas na Demonstração das Variações Patrimoniais como Mutações Passivas, é:

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19Q603303 | Biblioteconomia, Desenvolvimento de coleções Acervo, Bibliotecário, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Ao implantar a automação do acervo e dos serviços e produtos nas unidades de informação, é indispensável que o software gerencie modernos recursos tecnológicos, possibilitando a atualização e o intercâmbio de dados. A estatística mensal e acumulada de documentos recebidos e os cadastros de entidades com as quais mantém intercâmbio de publicações, são requisitos relacionados à automação do processo:

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20Q603307 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Bibliotecário, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na catalogação dos Anais do Terceiro Simpósio de Políticas Públicas, realizado em 2006, na cidade de Porto Alegre (RS), o cabeçalho para entidades coletivas, de acordo com as regras do AACR2, corresponde à alternativa:

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