Questões de Concursos Secretaria de Estado da Saúde DF

Resolva questões de Secretaria de Estado da Saúde DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q799220 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

P.T.C., de 4 anos de idade, foi diagnosticada com mielomeningocele de nível torácico. Além disso, apresentava equinocavovaro grave e história de internação hospitalar para colocação da derivação ventrículo-peritoneal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A mielomeningocele é um tipo de defeito do fechamento do tubo neural, caracterizado por apresentar uma bolsa na região da lesão, com líquor no interior, além de um canal vertebral alargado e ausência de processos espinhosos, laminas e ligamentos.
  1. ✂️
  2. ✂️

182Q799598 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Um rapaz de 17 anos de idade foi internado com dispneia, dor torácica à direita e dessaturação. Após algumas horas, evoluiu para ventilação mecânica, foi sedado e colocado em modo controlado. Um Raio X de tórax evidenciou bronquiectasias difusas e desvio da traqueia para o lado contralateral. O paciente tem uma doença genética, crônica e incurável chamada fibrose cística. Foi colocado um dreno de tórax à direita. O paciente é hipersecretor, sendo necessário aspirá-lo com frequência. A gasometria arterial revelou acidose respiratória descompensada.

Considerando a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionadas, julgue os itens a seguir.

Atualmente o diagnóstico de fibrose cística é feito com triagem neonatal por meio do teste do suor.
  1. ✂️
  2. ✂️

183Q796475 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Um paciente de 15 anos de idade foi admitido em um hospital com queixas de cefaleia, vômitos, diplopia e vertigem. A tomografia de crânio mostrou lesão expansiva com compressão do aqueduto cerebral e consequente hidrocefalia. Foi submetido a terceiro-ventriculostomia e biopsia tumoral via endoscópica. Alguns dias depois da cirurgia, evoluiu com secreção traqueobrônquica, dor para deambular e aumento de volume na panturrilha do membro inferior direito. Um exame complementar confirmou a suspeita de trombose venosa profunda.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos médicos e ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O paciente não pode receber técnicas de higiene brônquica nem realizar exercícios de amplitude de movimento nas extremidades não envolvidas, mesmo sem ainda ter tratado a trombose venosa profunda.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.