Questões de Concursos: Secretaria de Estado da Saúde DF

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Secretaria de Estado da Saúde DF. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q334810 | Matemática, Frações, Técnico de Laboratório, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

A fila de espera de ontem tinha o dobro de pessoas da fila de espera de anteontem. Amanhã, espera-se que a fila tenha um terço de pessoas da fila de hoje, que tem 50% a mais da fila de ontem. A razão entre o número de pessoas esperado para a fila de amanhã e o número de pessoas da fila de anteontem é

32 Q796935 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A.P.S, de 40 anos de idade, foi internada em hospital da rede pública, após sofrer um traumatismo raquimedular por arma de fogo. A avaliação da equipe multidisciplinar identificou lesão completa em nível de T5. A paciente apresentou paralisia flácida, disfunção vesical e intestinal.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Paralisia flácida é manifestada por atonia tendinosa, anestesia superficial e profunda.

34 Q797715 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

L.I.L., de 8 meses de idade, estava hospitalizada havia 30 dias. Estava no 15 o dia de pós-operatório de correção da cardiopatia congênita tetralogia de Fallot. Permaneceu 10 dias em ventilação mecânica, por apresentar complicações pulmonares, como baixa saturação de oxigênio e atelectasia.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Após a cirurgia cardíaca, a restrição hídrica poderá contribuir para agravar as secreções espessas e viscosas, de modo que a instilação de solução salina poderá ser necessária para a remoção de tampões mucosos.

35 Q480491 | Farmácia, Fitoterápicos e Homeopáticos, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Da mesma forma que os medicamentos alopáticos, os medicamentos homeopáticos também são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A respeito dos medicamentos homeopáticos, julgue os itens a seguir. A dinamização é o processo de diluições seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas do insumo ativo em insumo inerte adequado. A sucussa ?o é o processo manual que consiste no movimento vigoroso e ritmado do antebraço, contra anteparo semirrígido, do insumo ativo, dissolvido em insumo inerte adequado. Pode ser também realizado de forma automatizada, desde que simule o processo manual.

36 Q480373 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A coleta e a utilização de informações quanto a custos e benefícios das intervenções em saúde podem auxiliar no estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos em saúde. Nesse sentido, os estudos de farmacoeconomia em ambiente hospitalar são cada vez mais necessários.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No cuidado com o paciente, a tomada de decisão com critérios quantitativos inclui análise de custoefetividade, que descreve os custos financeiros necessários para a prevenção de desfechos clínicos.

37 Q340417 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Enfermeiro Obstetra, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

Roberto diz: “não é verdade que Cláudio não minta”. Logo depois, Ademir afirma: “Roberto acabou de mentir”. Sabendo-se que

1. Se Cláudio não mente, então é meio-dia; e

2. são 14 horas,

então, quem mente?

38 Q797073 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

P.M.S., de 5 anos de idade, chegou para atendimento fisioterapêutico ambulatorial, acompanhado de sua mãe, com diagnóstico de paralisia cerebral diparética. Apresentou espasticidade em membros inferiores e pequeno deficit em controle de tronco, andava com dispositivo manual de mobilidade em superfícies planas e subia escadas com a assistência de um adulto.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Uma avaliação validada que pode ser utilizada para P.M.S. é a medida da função motora grossa (GMFM), que é um instrumento de observação padronizado, elaborado e validado para medir mudança na função motora grossa que ocorre ao longo do tempo nas crianças com paralisia cerebral.

39 Q796419 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato ortopedia e Reumatologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

J.S.F., de 65 anos de idade, tinha diagnóstico de artrose na articulação coxofemoral e foi submetido a uma artroplastia total de quadril (ATQ) cimentada, com abordagem cirúrgica posterior.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Tendo em vista os deveres do fisioterapeuta, sabemos que ele deve se responsabilizar pela elaboração do diagnóstico fisioterapêutico, instituir e aplicar o plano de tratamento e conceder alta para o cliente/paciente/usuário ou, quando julgar necessário, encaminhá-lo a outro profissional.

40 Q800007 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Paciente do sexo feminino, 70 anos de idade, com Alzheimer, DPOC grave, dependente de oxigenoterapia e história de tromboembolia, foi internada devido a fratura do colo do fêmur decorrente de queda da própria altura. Foi submetida a artroplastia total de quadril (ATQ).

Com base no caso clínico e nos conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Na DPOC, a oxigenoterapia em repouso é indicada quando PaO2 < 55 mmHg e (ou) SpO2 < 85%.

🖨️ Baixar o PDF
Compartilhe esta página!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.