Questões de Concursos: Secretaria de Estado da Saúde DF

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Secretaria de Estado da Saúde DF. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q465436 | Direito Previdenciário, Histórico da Previdência Social, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

No modelo de exploração instaurado por Portugal em solo brasileiro, a saúde pública definitivamente não era uma preocupação. Assim, cada indivíduo se responsabilizava por si, normalmente buscando, quando preciso, o auxílio de pajés, curandeiros ou boticários que viajavam pelo país afora. A medicina se dava, portanto, de modo informal. Com base em conhecimentos empíricos, costumes culturais e crenças religiosas, os tratamentos iam de cantos à manipulação de ervas. O mais interessante é que esse padrão se estendia além dos limites de classes sociais, já que mesmo os que podiam pagar pelos melhores serviços da maior cidade brasileira na época, o Rio de Janeiro, tinham à disposição pouquíssimos médicos. Essa situação se estendeu com poucas mudanças até o final do século. Aos poucos, as necessidades da população foram forçando a elaboração de ações que garantiriam a saúde e seu acesso.

Considerando as legislações específicas que pavimentaram o caminho do SUS, julgue os itens a seguir.

Com a unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que consolida o componente assistencial, com marcada opção de compra de serviços assistenciais do setor privado, concretizando o modelo assistencial hospitalocêntrico, curativista e médico-centrado, em 1964.

52 Q373968 | Português, Texto, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

O que posteriormente as teoristas de enfermagem entenderam como a teoria ambientalista de Florence Nightingale é focada no cuidado da enfermagem com o ser humano na respectiva interrelação fundamental com o meio ambiente.

Quanto à teoria ambientalista de Florence Nightingale, julgue os itens a seguir.

Nightingale persistiu no controle do ambiente físico dos indivíduos e das famílias, estando eles sadios ou enfermos, por meio da observação. Agia com base em suas conclusões lógicas e dava maior ênfase ao ambiente físico e social do que ao ambiente psicológico.

53 Q796997 | Fisioterapia, Fisioterapia Neonatal e Pediátrica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A.C.T., de 4 anos de idade, havia sido diagnosticada com fibrose cística (FC) desde o nascimento, e apresentava alterações no sistema digestivo e respiratório. Foi internada no hospital universitário havia cinco dias com quadro de hipersecreção brônquica, febre, dispneia aos pequenos esforços e apresentava colonização por bactéria multirresistente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Como parte do tratamento fisioterapêutico da criança com FC, o fisioterapeuta deve ensinar aos pais as técnicas de higiene brônquica, além de manter contato com o médico responsável pelo tratamento e também com os membros da equipe multidisciplinar, como nutricionista e assistente social.

54 Q478922 | Farmácia, Farmacoepidemiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A residência profissional farmacêutica com ênfase em ambiente hospitalar coloca o desafio de desenvolver estudos e ações em farmacoepidemiologia e farmacovigilância para avaliação de padrões de ação relacionados ao paciente e para o monitoramento do uso de medicamentos.

A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Padrão de prescrição não é objeto de estudos farmacoepidemiológicos.

55 Q439193 | Direito Constitucional, Saúde, Técnico Administrativo, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social com base no(s) seguinte(s) objetivo(s):

56 Q802057 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Professores geralmente queixam-se do comportamento inadequado dos alunos, o que leva à utilização excessiva da voz.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os alunos com dislexia e transtorno de hiperatividade, entre outros, devem receber atendimento individualizado e específico do fonoaudiólogo na escola.

57 Q446871 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Médico, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

Conforme o artigo 200 da Constituição Federal (1988), compete ao Sistema Único de Saúde, além de outras atribuições, nos termos da lei,

58 Q480418 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A coleta e a utilização de informações quanto a custos e benefícios das intervenções em saúde podem auxiliar no estabelecimento de prioridades para a alocação de recursos em saúde. Nesse sentido, os estudos de farmacoeconomia em ambiente hospitalar são cada vez mais necessários.

Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Nos estudos de farmacoeconomia, as formas de mensuração dos desfechos diferem-se, definindo quatro tipos de análise: custo-minimização, custo-efetividade, custo-utilidade e custo-benefício.

59 Q799412 | Fisioterapia, Órtese e Prótese, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

J.B.S., de 70 anos de idade, tinha diagnóstico de diabetes havia 15 anos. Foi submetido à amputação unilateral abaixo do joelho e estava internado há 10 dias.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

É proibido ao fisioterapeuta obter vantagem pelo encaminhamento de procedimentos, pela comercialização de órteses ou produtos de qualquer natureza cuja compra decorra da influência direta em virtude da atividade profissional.

60 Q803588 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Criança, de 2 anos de idade, pele e unhas quebradiças, mecha branca no cabelo e heterocromia, chegou ao serviço fonoaudiológico com seus pais. Eles relataram queixas relativas à fala.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Os sinais descritos no caso clínico em questão são característicos de síndrome genética e indicam a necessidade de avaliação audiológica pormenorizada para identificação de possível perda auditiva irreverssível.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.