Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação AL

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q390123 | História, História Geral, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue os próximos itens. A reforma religiosa ocorrida durante a Idade Moderna na Europa teve consequências não apenas religiosas, mas também políticas e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q591615 | Química, Química, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das relações entre energia, vida e condições ambientais, julgue os itens a seguir. Devido ao gradiente de temperatura que existe entre o planeta Terra e o vácuo no espaço em torno dela, o mecanismo de perda de calor mais eficiente é a condução.
  1. ✂️
  2. ✂️

163Q319104 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica.
  1. ✂️
  2. ✂️

164Q485008 | Geografia, Economia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A formação socioespacial da agropecuária de Alagoas é um processo histórico marcado por vários ciclos econômicos, iniciando-se com o pau-brasil, o algodão e passando pela pecuária e cana-de-açúcar. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, referentes à agroindústria alagoana. As usinas de cana-de-açúcar vinculam-se diretamente ao agronegócio exportador brasileiro, sendo na Zona da Mata a concentração desse tipo de usina em Alagoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

165Q327857 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A transposição didática deve ser compreendida como a inserção do saber científico no sistema escolar, mantendo-se as características desse saber.
  1. ✂️
  2. ✂️

166Q327386 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. Também conhecidos como clickers, os sistemas pessoais de resposta são pequenos aparelhos portáteis que podem ser adotados pelo professor como técnica de ensino e aprendizagem, no sentido de obter respostas rápidas dos alunos em uma sala de aula.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q484452 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue os itens subsecutivos. A queima de florestas, praticada desde o início da colonização na preparação da terra para o plantio, favorece, em curto prazo, a renovação da vegetação.
  1. ✂️
  2. ✂️

168Q389994 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, acerca da história republicana de Alagoas. Nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, formou-se em Alagoas uma ampla e bem sucedida coalisão política, denominada Política do São Patriotismo, liderada por Góes Monteiro (Ministro da Guerra) e Osman Loureiro (interventor).
  1. ✂️
  2. ✂️

169Q385615 | Biologia, Ecologia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue os próximos itens. Enquanto houver aumento do potencial biótico da população de herbívoros em um ecossistema constituído por produtores, consumidores e decompositores, haverá crescimento real dessa população.
  1. ✂️
  2. ✂️

170Q483676 | Geografia, Meio Ambiente, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue os itens subsecutivos. Os processos de destruição ambiental no Brasil foram denunciados ainda no início do processo de colonização portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️

171Q384707 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue os itens que se seguem. Insetos e aranhas possuem um sistema excretor único, que consiste em túbulos de Malpighi, os quais operam em conjunto com glândulas especializadas localizadas na parede do reto.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q390442 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue os itens a seguir. A luta dos escravizados pela liberdade ocorreu tanto pela fuga e formação de quilombos, que representaram uma alternativa concreta à ordem escravista, quanto pela negociação: os escravos reivindicaram momentos livres para se dedicar a seus afazeres, a sua cultura e religiosidade, e a suas famílias, recebendo eventuais concessões.
  1. ✂️
  2. ✂️

173Q483493 | Geografia, Economia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Determinadas transformações do sistema capitalista mundial resultam da revolução tecnológica das últimas décadas do século XX e do início do século XXI. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. Com o desenvolvimento tecnológico, o trabalho humano substituído pela tecnologia foi integralmente absorvido em novas atividades altamente qualificadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

174Q323125 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q486063 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica. O aprendizado da língua inglesa deve ser avaliado primordialmente por meio de avaliações quantitativas, de modo a classificar os alunos, preparando-os para os vestibulares.
  1. ✂️
  2. ✂️

176Q385522 | Biologia, Parasitologia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue os itens que se seguem. A teníase e a cisticercose são causadas, respectivamente, pelas espécies Taenia solium e T. saginata e apresentam o mesmo ciclo de vida em seus hospedeiros.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q591552 | Química, Teorias Atômicas, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue os próximos itens. A energia de ligação entre os átomos de flúor em uma molécula de F2 é maior que a energia de ligação entre os átomos de nitrogênio em uma molécula de N2.
  1. ✂️
  2. ✂️

178Q390348 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história republicana brasileira, julgue os próximos itens, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930. O governo de Floriano Peixoto conteve a Revolta da Armada por meio do apoio de navios de guerra estrangeiros atracados na Guanabara e das elites cafeeiras paulistas, para as quais a revolta punha em risco um futuro governo civil da República.
  1. ✂️
  2. ✂️

179Q483368 | Geografia, Economia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma aula de geografia, os estudantes fizeram três perguntas ao professor. A primeira questionava o interesse do Brasil em integrar o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a segunda pedia que o professor elencasse as áreas nas quais a América Latina recebe investimentos da China e a terceira tratava do impacto das indústrias das potências centrais e dos países emergentes no meio ambiente global.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma resposta dada pelo professor de geografia às questões formuladas pelos estudantes. Julgue os itens quanto à correção das respostas apresentadas pelo professor.

O Brasil, por meio de sua participação no BRICS, busca superar suas deficiências materiais sem utilizar o grupo para descentralizar o processo decisório nas organizações internacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

180Q593453 | Química, Reações, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A precipitação de cátions metálicos pela adição de um ânion com o qual eles formem composto insolúvel é uma ferramenta bastante utilizada para a remoção, identificação e(ou) quantificação de um metal em solução. Por exemplo, a adição de uma solução de H2S é empregada para promover a precipitação de sulfetos metálicos pouco solúveis.

Considerando que as constantes de ionização ácida do H2S (Ka1 e Ka2) sejam iguais a 1,0 × 10-7 e 1,0 × 10-13, que o produto de solubilidade (Kps) do CdS seja igual a 1,0 × 10-27 e que todas as soluções envolvidas apresentem comportamento ideal, julgue os itens a seguir.

A concentração de íons S2- em uma solução aquosa de H2S 0,100 mol/L é inferior a 1,0 × 10-10.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.