Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação AL

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41Q473906 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

verificar o nível da condição cardiorrespiratória dos alunos durante uma corrida ou caminhada.
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42Q324433 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS se insere de maneira natural nas sugestões constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Física.
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44Q592973 | Química, Química, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das relações entre energia, vida e condições ambientais, julgue os itens a seguir. Os extremófilos em solo oceânico têm como fonte principal de energia a radiação infravermelha proveniente do Sol.
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45Q390402 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, com base na condição do professor de história da estudante.

A estudante abordou o conteúdo relativo à abolição de forma incompleta, por não ter mencionado a pressão da Inglaterra pelo fim da escravidão e as medidas tomadas pelo Império para atender a esse interesse, como a Lei Feijó, de proibição do tráfico de 1831, que contou com ampla adesão do Estado e da sociedade.
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46Q546214 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. Embora as componentes de um vetor possam mudar quando se muda a origem do sistema de coordenadas, a segunda lei de Newton, escrita na forma vetorial, mantém exatamente a mesma forma.
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47Q331046 | Matemática, Progressões Sequências, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação a uma sequência numérica a1, a2, …, an, julgue os itens subsequentes. Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = aj + 1 - aj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética.
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49Q390313 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. Porto Calvo, Alagoas e Penedo foram os primeiros assentamentos portugueses na região e seu estabelecimento se deu por iniciativa da Coroa portuguesa, que tinha como objetivo a expansão da conquista para o sertão a partir do rio São Francisco.
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50Q390437 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. A criação da capitania das Alagoas se deu em 1817 com o objetivo de melhor investigar e punir os apoiadores do movimento separatista que havia assolado Pernambuco naquele ano.
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