Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação MG

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q322387 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q339917 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em uma sala do último ano do ensino médio com 50 alunos, sendo 28 meninas, foi feita uma pesquisa sobre o curso que pretendiam fazer na faculdade. Entre os 6 alunos que responderam que pretendiam fazer Arquitetura estavam apenas 2 meninas.

Tomando ao acaso um desses alunos, qual é a probabilidade de que, sendo menina, pretenda fazer Arquitetura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q794570 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Os Sofistas surgem na Grécia antiga, século V a. C. na passagem da oligarquia para a democracia. São os mestres de retórica e oratória, muitas vezes mestres itinerantes, que percorrem as cidades-estados fornecendo seus ensinamentos, sua técnica, suas habilidades aos cidadãos em geral. Eram relativistas. Sócrates também ensinava nas praças públicas através de perguntas e respostas que despertavam a verdade que está no interior de cada um. Sócrates afirmava que a opinião (doxa) é uma expressão individual, já o conhecimento (episteme) é universal. Desta forma, os sofistas ensina-vam a retórica para convencer aos outros que sua opinião é a melhor e Sócrates ensinava a dialética, que através de questionamentos (só sei que nada sei) levava ao conhecimento verdadeiro” (MAR-CONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 42-48. Adap-tado).

De acordo com o texto acima, Sócrates não era um sofista, pois ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q385552 | Biologia, Citologia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células próprias do indivíduo. Esse crescimento pode formar tumores capazes de causar lesões e afetar o funcionamento do órgão onde ele se desenvolve e mesmo invadir outros tecidos e órgãos e espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. Sobre os diversos tipos de cânceres, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q341730 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“A dedução é uma inferência que vai dos princípios gerais para uma consequência logicamente ne-cessária, enquanto que a indução é uma argumentação em que, a partir de dados singulares suficien-temente enumerados, inferimos uma verdade universal” (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filoso-fando. São Paulo: Moderna, 1986, p. 100-102. Adaptado).

Leia os argumentos abaixo:

I. Sei que está na hora do intervalo porque tocou o sinal.

II. O velho pescador disse que não vai pescar hoje porque as nuvens estão pesadas e escuras, a cor da água está embaçada e isto significa que vai chover.

III. Depois de ter feito várias experiências com fígado de macaco, Claude Bernard concluiu que o fígado tem uma função glicogênica.

IV. Como os testes demonstraram que foram precisos, pelo menos, 2,3 segundos para ma-nobrar a culatra do rifle de Oswald, é óbvio que Oswald não poderia ter disparado três vezes em 5,6 segundos ou menos.

A opção que classifica corretamente os argumentos acima em dedutivos e indutivos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q474114 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletivi-dade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a pro-posta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q374872 | Português, Ortografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em todas as alternativas, o hífen foi utilizado de forma incorreta ao menos uma vez, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q325571 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

É um erro gravíssimo afirmar, como faz um livro didático de História para 8ª série, que nos “séculos XVI [sic] e XVII [sic], desenvolveu-se uma forma de pensamento, baseada na razão, denominada iluminismo”. Mas talvez seja apenas sinal de intolerância, má vontade ou mesmo incompreensão do avaliador do livro [...]. (MUNAKATA, Kazumi. Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil. In. FREITAS, Marcos (Org). Historiografia Brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2000, p. 273). No trecho acima, Munakata faz citação a uma série de artigos, publicados em abril de 1994, pela Folha de S. Paulo, sobre os trabalhos de uma comissão de professores universitários de todo o país que avaliava os livros didáticos e apontava distorções e erros. Sobre o livro didático de História, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q390413 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constitui-ção Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamen-tal como no médio.

Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q794496 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominan-tes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos do-minantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação” (MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 48. Adaptado).

Marx, no trecho acima, está se referindo à ideologia, cuja função é fazer com que as ideias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q592371 | Química, Reações, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contém 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100 mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. Um aumento na concentração de sal no soro fisiológico consumido por um paciente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q390355 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da explora-ção efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda cama-radagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Com-panhia das Letras, 2008. p. 34) Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política ima-ginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais.

A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz” após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q331421 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Para o início do ano letivo, a mãe de Luiza foi à papelaria e comprou 10 canetas, 10 borrachas e 10 lápis, pagando R$ 23,00. A mãe de Larissa foi à mesma papelaria e adquiriu 8 canetas, 4 borrachas e 20 lápis, gastando R$ 22,00. Também nessa loja, a mãe das gêmeas Larissa e Melissa adquiriu 18 canetas, 14 borrachas e 15 lápis, dos mesmos tipos dos outros, e pagou R$ 36,00. Se a mãe de Fernanda for à mesma papelaria e comprar 20 canetas, 5 borrachas e 30 lápis, de quanto será a sua despesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q483609 | Geografia, Geopolítica, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Mesmo preservando seu lugar de maior economia do mundo, nas últimas décadas, os Estados Unidos da América vêm perdendo seu poder e influência, diante do surgimento de novas potências econômi-cas globais, ancoradas na organização de sistemas produtivos altamente eficientes e produtivos, como é o caso da China. Por outro lado, é bastante perceptível a ampliação do poder de influência de algumas nações como o Japão ou a Alemanha, que passaram por uma rápida recuperação econômica nas décadas que se seguiram ao Pós II Guerra Mundial. Acrescente-se a isso a formação de grandes espaços econômicos, integrando mercados e centros de produção, como a União Europeia, ou o ritmo acelerado de crescimento de algumas economias emergentes, em todo o mundo. Diante disso, as estratégias do governo americano vinham buscando a integração de sua economia aos novos centros dinâmicos da economia global, ao incentivo de novos setores da economia, conec-tados à chamada “nova economia”, ou ainda uma presença mais marcante nos grandes debates glo-bais, envolvendo questões ambientais, novas fontes de energia limpa e renovável e uma nova forma de inserção dos EUA nos espaços multilaterais, como a ONU, a OMC e outros. No entanto, com a eleição de Donald Trump, estamos acompanhando a um verdadeiro desmonte das estratégias anteriores, com consequências ainda imprevisíveis na geopolítica global e no papel hege-mônico exercido pelos Estados Unidos na ordem global.

A seguir estão listadas algumas dessas iniciativas controversas do novo Governo dos Estados Unidos, que vêm sendo indicadas como fatos potencializadores deste novo cenário, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q325777 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A questão da História do Brasil na escola requer, portanto, um compromisso político e cultural, para que a História seja cuidadosamente estudada, que a seleção de conteúdos da História do Brasil seja central e prioritária e que se obedeça a critérios metodológicos e com fundamentação teórica rigorosa tanto no que se refere à historiografia quanto à pedagogia, para evitar-se um ensino dogmático e ideológico. (BITTENCOURT, Circe. História. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 203). Atualmente, tramita no poder legislativo, principalmente no âmbito municipal, já que o projeto foi reti-rado da pauta no âmbito federal, o Projeto Escola Sem Partido, que apresenta como objetivo a proibi-ção de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. A autora Circe Bittencourt, ao sugerir critérios metodológicos e teóricos para “evitar-se um ensino dogmático e ideológico”,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q384164 | Biologia, Genética, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Surdez hereditária não-sindrômica compreende um conjunto de distúrbios genéticos que podem ter mecanismo de herança autossômica recessiva, autossômica dominante, recessiva ligada ao cromossomo X ou mesmo mitocondrial. Dos casos de surdez hereditária não-sindrômica, 80% apresentam herança autossômica recessiva, sendo afetadas 4 em cada mil crianças. Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q474050 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Um grupo de reações metabólicas que ocorrem no interior celular ficou conhecido como mapa meta-bólico ou Ciclo de Krebs, por ter sido descrito pelo pesquisador alemão Hans Adolf Krebs (1900 – 1981). O conhecimento sobre essas reações é fundamental para o professor de Educação Física nas escolas, uma vez que as reações descritas no ciclo se relacionam com o movimento humano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade das reações metabólicas que ocorrem no ciclo de Krebs em relação ao movimento humano e à Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q482965 | Geografia, Globalização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Pode-se afirmar que o processo de “globalização” ou “mundialização” é uma caracteri?stica do pro-cesso de desenvolvimento e expansão do modo de produção capitalista. Consiste na integração / articulação do espaço geográfico, em escala global, por meio de processos econômicos, poli?ticos, sociais e culturais, estando intimamente ligada ao desenvolvimento técnico, especialmente nos seto-res de transporte, comunicação e informação. Suas rai?zes remontam à expansão capitalista ocorrida na expansão colonial, se intensificando com o desenvolvimento industrial e o avanço das práticas imperialistas. Após a II Guerra Mundial, o processo de globalização se intensificou, com a expansão global das grandes corporações (multinacionais), a ampliação do comércio internacional, a formação dos blocos econômicos e, em especial, com a cons-tituição de novos padrões de governança, em escala global, com a criação da ONU, do Banco Mundial, FMI, OMC etc. Nas últimas décadas do Século XX, o desenvolvimento e a expansão de um novo sistema técnico, sustentado nas tecnologias de informação, nos sistemas de comunicação por satéli-tes, na utilização maciça dos recursos da informática, na modernização dos sistemas de transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeco-nômicas em âmbito mundial. No entanto, nos últimos anos, alguns cientistas sociais e analistas políticos têm chamado a atenção para um suposto esfacelamento dos ideais e das características da globalização econômica, social e cultural, como reação aos efeitos perversos produzidos pela mesma. Analisando alguns desses indi-cativos, tais cientistas passaram a utilizar o termo “desglobalização”, para caracterizar essa nova ten-dência, marcada por um conjunto de fatos, dentre os quais se destacou a vitória do movimento Brexit no Reino Unido, que decidiu pela retirada do Reino Unido da União Europeia. Além desse fato, os estudiosos indicam vários outros, que apontariam na mesma direção.

Dentre os aspectos apresentados abaixo, NÃO possui relação com a suposta tendência indicada no texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q339741 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Um argumento é a mais básica unidade completa do raciocínio, um átomo da razão. Um argumento é uma inferência extraída de um ou de vários pontos de partida (proposições denominadas “premis-sas”) que conduz a um ponto final (uma proposição denominada “conclusão”)” (BAGGINI, Julian. As ferramentas dos filósofos. São Paulo: Loyola, 2012. Adaptado).

A partir do texto acima, é CORRETO afirmar que uma inferência é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.