Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação MG

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q795046 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir: “Porque enquanto cada homem detiver seu direito de fazer tudo quanto queira, todos os homens se encontrarão numa condição de guerra.” (HOBBES, T. Leviatã. SP: Nova Cultural, 2004. p. 114. Adap-tado)

O pensador inglês Thomas Hobbes acredita que, para evitar a guerra, os homens devem se associar e determinar a autoridade de um poder central (o Estado), capaz de assegurar a paz entre seus mem-bros. Essa autoridade precisa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22 Q593151 | Química, Reações, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Um estudante de química fez as seguintes anotações em seu caderno:

1) Água e óleo não se misturam.

2) Ebulição ocorre quando uma molécula de água passa do estado líquido para o estado de vapor a 100ºC no nível do mar.

3) Uma maneira de separar uma solução salina de água e sal de cozinha é a filtração.

4) São exemplos de fenômenos químicos: a oxidação de uma palha de aço e a volatilização do álcool.

O número de afirmações INCORRETAS feitas pelo estudante é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23 Q390432 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históri-cos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços. Os historiadores estão atentos às diferentes e múltiplas possibilidades e alternati-vas apresentadas nas sociedades, tanto nas de hoje quanto nas do passado, que emergiram da ação consciente ou inconsciente dos homens; procuram apontar para os desdobramentos que se impuse-ram com o desenrolar das ações desses sujeitos. (BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In. KARNAL, Leandro (Org). História na sala de aula: conceitos, práti-cas e propostas. São Paulo, 2007. p. 42)

Com relação à definição de conhecimento histórico de Bezerra (2007), o papel o historiador está cor-retamente sintetizado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24 Q474457 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Para ensinar sobre uma determinada capacidade física aos alunos da segunda parte do Ensino Fun-damental, o professor André utilizou o Voleibol como exemplo. Para isso, descreveu as ações da modalidade esportiva caracterizada por terem durações distintas. No alto rendimento, a execução de um gesto técnico dura frações de segundo. Um rally ou ponto, que é composto por uma série de gestos técnicos, dura cerca de 30 segundos. Um set, formado por um conjunto de pontos, por sua vez, dura cerca de 30 minutos. Por fim, a partida completa, formada por pelo menos 3 sets, dura perto de 2 horas. O professor explicou, em seguida, a importância desta capacidade física, pois permite que um atleta de Voleibol suporte a duração de uma partida completa, com seus gestos, pontos e sets, além de facilitar a sua recuperação para novos treinos e partidas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade física ensinada por André aos seus alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25 Q795179 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Um dos modos talvez mais simples e menos polêmicos de se caracterizar a filosofia é através de sua história: forma de pensamento que nasce na Grécia antiga, por volta do séc. VI a.C. Os primeiros filósofos Tales, Anaxímenes e Anaximandro surgem nas colônias gregas do Mediterrâneo oriental, no mar Jônico, que eram importantes postos comerciais e onde reinava um certo pluralismo cultural, com a presença de diversas línguas, tradições, cultos e mitos. É possível que a influência de diferentes tradições míticas tenha levado à relativização dos mitos. Por isso, os filósofos da escola jônica buscam uma explicação do mundo baseada essencialmente em causas naturais e através de uma discussão aberta, na qual todos podiam participar com seus argumentos” (MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 19-22. Adaptado).

Segundo Marcondes, uma das condições para o surgimento do pensamento filosófico na Grécia antiga foi a mentalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q795051 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Hume questiona a realidade objetiva da causalidade. Para ele, o conhecimento dessa relação não se obtém em nenhum caso pelo raciocínio a priori, mas apenas pela experiência, quando descobrimos que objetos particulares estão em conjunção uns com os outros e, por força do hábito, consideramos que diante de um objeto, sempre teremos o outro” (MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 183. Adaptado).

Segundo o texto acima, Hume considera que a causalidade não é um princípio a priori universal e necessário existente nos objetos, mas o resultado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27 Q322387 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q795062 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Durante o inverno de 1919-1920, essas considerações me levaram a conclusões que posso agora reformular da seguinte maneira: (1) É fácil obter confirmações ou verificações para quase toda teoria – desde que as procuremos. (2) As confirmações só devem ser consideradas se resultarem de predi-ções arriscadas. (3) Toda teoria científica “boa” é uma proibição: ela proíbe certas coisas de acontecer. Quanto mais uma teoria proíbe, melhor ela é. (4) A teoria que não for refutada por qualquer aconteci-mento concebível não é científica. A irrefutabilidade não é uma virtude, como freqüentemente se pensa, mas um vício” (POPPER, Karl. Conjecturas e Refutações. Brasília: Ed. Universidade de Brasí-lia, 1982, p. 66. Adaptado).

No trecho acima, Popper critica o princípio de verificabilidade como critério de demarcação entre ciência e não ciência, propondo um novo princípio. Segundo ele, o critério de cientificidade de uma teoria é a refutabilidade, ou seja,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29 Q483499 | Geografia, Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

No Brasil, graças às diversas modalidades do impacto da modernização sobre o seu território, todas as áreas do país, nas últimas décadas, conheceram um revigoramento do seu processo de urbaniza-ção, ainda que em níveis e formas diferentes, pois a lógica dada pela divisão territorial do trabalho em escala nacional privilegia, diferentemente, cada fração em dado momento de sua evolução. A lógica é comum, os resultados regionais e locais são diferentes.

Considerando o texto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O Centro-Oeste apresenta-se extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização e conhece, nas últimas décadas, uma elevada taxa de urbanização.

II. No Nordeste, a introdução de inovações materiais e sociais encontra resistência de um passado cristalizado, atrasando o processo de desenvolvimento, tornando menos dinâmico o processo de revigoramento da sua urbanização, se comparado a outras áreas do país.

III. Ao contrário do que aconteceu nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, onde o povoamento pre-cedeu a urbanização, na Amazônia, o aparecimento de um recente e vigoroso processo de urbanização ocorre sobre poucos núcleos, em função da descontinuidade e da característica rarefeita do povoamento que o precede.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30 Q339917 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em uma sala do último ano do ensino médio com 50 alunos, sendo 28 meninas, foi feita uma pesquisa sobre o curso que pretendiam fazer na faculdade. Entre os 6 alunos que responderam que pretendiam fazer Arquitetura estavam apenas 2 meninas.

Tomando ao acaso um desses alunos, qual é a probabilidade de que, sendo menina, pretenda fazer Arquitetura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.