Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação MG

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q385146 | Biologia, Anatomia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Os ossos constituem aproximadamente 20% do peso corporal, formando estruturalmente o esqueleto, que está associado ao suporte de tecidos moles, participando da coordenação de movimentos voluntários, e à proteção anatômica do sistema nervoso central e de órgãos internos da caixa torácica. Sobre os ossos, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q374537 | Português, Texto, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Abaixo, apresentam-se ocorrências do português que, embora frequentes na língua, não são, de modo geral, abonadas pelas nossas gramáticas normativas. Examine-as e, em seguida, leia as considera-ções apresentadas sobre elas.

I. Ele queixou com a professora.

II. Esta casa bate muito sol; valerá a pena comprá-la.

III. Felizmente, estudei todos os meus filhos.

IV. Na minha gestão, construiu-se pontes e viadutos modernos.

Assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q337120 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

No último dia de aula, os alunos do 6º ano se abraçaram totalizando 36 abraços trocados. Sabendo que cada um dos alunos abraçou todos os outros, quantos alunos estavam presentes naquele dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q332209 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Numa indústria farmacêutica, um tanque está cheio com 10.000 L de um composto para produção de um xarope. Uma bomba retira 10% do líquido a cada hora. Depois de 4 horas, quanto restará do composto no tanque?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q474342 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Ao discutir com seus alunos do Ensino Médio sobre a importância da musculação, do desenvolvimento da força para a qualidade de vida, especialmente em relação à idade adulta e ao envelhecimento saudável, a professora de Educação Física Aline teve como objetivo que os estudantes construíssem uma autonomia para lidar com a realização de exercícios físicos, independentemente da supervisão de profissionais. Por isso, em uma aula, ela apresentou o conceito de carga e os seus componentes que interferem no desenvolvimento da força e devem ser levados em conta ao se programar exercícios físicos. Para a aula seguinte, Aline solicitou aos alunos que eram praticantes de musculação que trou-xessem exemplos dos componentes da carga para discussão em sala. Uma das alunas trouxe seu programa de exercícios da academia que frequenta, no qual ela realiza o total de 40 repetições de um determinado exercício para as pernas. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o componente da carga apresentado pela aluna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q338971 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em uma escola, foram consultados 800 alunos sobre a realização de uma oficina extraturno. Desses, 385 optaram por oficina de música, 428 optaram por oficina de pintura e 47 não opinaram. Selecionando, ao acaso, um desses alunos, qual é a probabilidade de ele ter optado pelas duas oficinas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q474156 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organi-zaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transforma-das em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.

( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante signi-ficativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão in-tensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.

( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desen-volvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e pre-parar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alu-nos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.

( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Fí-sica nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período

Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q390050 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em relação ao Brasil, as questões nacionais são objeto de estudos na tentativa de sua compreensão e encaminhamento. Segundo José Murilo de Carvalho:

“os mitos nacionais, especialmente os mitos de origem, e os heróis nacionais são alguns dos instru-mentos mais poderosos para a construção das identidades nacionais [...]. A falta de identificação dos brasileiros com sua própria história é equiparada à falta de confiança nos líderes políticos, e mesmo pela sua clara rejeição a eles, incluindo aqueles eleitos para os mais altos cargos. (CARVALHO, José Murilo de. Nação imaginária: memória, mitos e heróis. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.p.398-412).

A partir do trecho e com base nos conhecimentos sobre identidade nacional, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q474218 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mes-trado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.

Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q390415 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O antissemitismo vivenciado na “Noite dos Cristais” não se encerra. Hoje, a Europa manifesta preo-cupação com ataques a cemitérios, sinagogas e instituições judaicas e muitos judeus europeus, prin-cipalmente franceses e alemães, têm emigrado para Israel. Sobre antissemitismo atual em comparação com o antissemitismo de 1938, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q384188 | Biologia, Anatomia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Os animais atuais são produtos de seu passado evolutivo e não é possível compreender completamente a biologia moderna sem que se investigue esse passado e se estabeleça as aquisições evolutivas e as características compartilhadas por grupos filogenéticos. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q474037 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Ao ensinar os fundamentos técnicos do Basquetebol aos seus alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Clara optou por dividir os gestos em movimentos isolados, pequenas partes de cada técnica. Ela percebeu que seus estudantes conseguiam realizar cada movimento iso-lado com perfeição, mas que havia um problema, já que tinham muita dificuldade em juntar as partes para executar o gesto completo, com fluidez, naturalidade. Tendo em vista o problema descrito, assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade coordenativa que Maria Clara deveria desenvolver com seus alunos e alunas para que os gestos fos-sem realizados sem quebras, com ligações naturais e suaves entre cada movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q374895 | Português, Ortografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Tendo em conta o Acordo Ortográfico de 1990, assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q335546 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Para Dante (2003), um problema matemático é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-lo.

Segundo Dante (2003), é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q794489 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o texto a seguir:

“Não se nasce mulher, torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico ou econômico define a forma que a mulher ou a fêmea humana assume no seio da sociedade” (BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. v. II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 9. Adaptado).

Com o trecho acima, Beauvoir afirma que ser mulher é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q374688 | Português, Texto, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Pode-se dizer que a informação trazida pela oração adjetiva explicativa na piada é relevante para que o leitor signifique adequadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q374552 | Português, Fonética e Fonologia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Assinale a alternativa em que o hífen tenha sido CORRETAMENTE utilizado na formação de compostos e na indicação de divisão silábica, em situação de escrita de um texto, tendo em conta que a barra sinaliza final de linha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.