Início

Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação MG

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q334388 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Um objeto é solto de um balão em voo e cai em queda livre percorrendo 3 m no primeiro segundo, 12 m no segundo, 21 m no terceiro segundo, e assim por diante. Continuando nessa sequência, o objeto atinge o solo após 19 segundos. A que altura do solo esse objeto foi solto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q484997 | Geografia, População Brasileira, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Nas décadas que se seguiram ao Pós-Segunda Guerra Mundial, várias organizações multilate-rais passaram a utilizar diferentes critérios de classificação dos países, buscando avaliar seu grau de desenvolvimento econômico e social. Para tanto, foram utilizados indicadores como o PIB – Produto Interno Bruto, o PIB per capita (Renda Per capita) e outros. Diante das críticas frequentes e da limitação que tais indicadores apresentavam, no início da década de 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgou um novo indicador, que atualmente serve de referência para estudos que avaliam as condições de vida das populações do mundo: o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH é um indicador composto, calculado e divulgado anualmente. A partir de 2010, esse indicador vem sendo construído pela conjugação de três índices, utilizando diferentes indicadores que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q473926 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A preocupação das elites brasileiras com o desenvolvimento de uma nova sociedade entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX se revelou na descrença com o Império e na relação com tudo que podia ser atribuído a ele como fracasso e atraso. Por isso, esse momento é marcado pelo movimento republicano liberal, pela luta contra a escravidão dos negros, pelo estabe-lecimento de um sistema escolar para o país. O início da industrialização é responsável pelo desloca-mento de um enorme contingente de pessoas do campo para as cidades e essa urbanização da soci-edade cria sérios problemas ligados ao baixo nível de saneamento básico, à precariedade das mora-dias e à falta de preparo dessas pessoas em relação à profilaxia de doenças e questões ligadas à saúde. Nesse período, especialmente entre as décadas de 1880 e 1920, a Educação Física já se fazia presente nas escolas brasileiras. Tendo em vista essa descrição, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Educação Fí-sica brasileira nesse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q483812 | Geografia, Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

No Brasil, o movimento de renovação da Geografia centrou-se na categoria espaço geográfico, rece-bendo uma grande contribuição de autores da Geografia Crítica.

Na perspectiva da abordagem crítica, ou seja, da dialética de Marx e Engels, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q482997 | Geografia, Urbanização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Dentre os diferentes tipos de redes urbanas, Christaller propõe o estudo de rede urbana enquanto um conjunto integrado de cidades, fornecendo uma teoria do tamanho, da função e do espaçamento dos centros de mercado. Na perspectiva da rede christalleriana, avalie as informações a seguir:

I. A rede de Christaller, a partir de argumento de caráter geométrico, representa um conjunto de cidades num espaço hierarquizado, apresentando alguns lugares centrais mais importantes que outros, cujas funções centrais se estendem por regiões em que existem outros lugares centrais de menor importância.

II. Na lógica do modelo geométrico de escala regional proposto por Christaller, cuja construção parte de um conjunto de suposições e de condições, dentre elas, a existência de uma planície isotrópica com uma população uniformemente distribuída e com o mesmo poder de compra, torna-se adequado considerar que as cidades conhecidas como globais, consideradas centros vitais da economia capitalista globalizada, representam a posição de maior nível hierárquico do modelo.

III. Na rede de Christaller, as áreas hexagonais de mercado representam o melhor compromisso entre o ideal econômico e a realidade geográfica e produzem uma rede hierárquica de áreas de mercado com seis lados.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q338503 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Uma loja de telefonia celular oferece aparelhos aos clientes com duas opções de pagamentos:

I. À vista, com 25% de desconto;

II. Em duas prestações mensais iguais, sem desconto, com a primeira prestação sendo paga no ato da compra.

A taxa mensal de juros embutidos nas vendas a prazo é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo:

I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais.

PORQUE

II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas.

Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q484689 | Geografia, Urbanização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

As grandes metrópoles do mundo, sejam elas localizadas em países desenvolvidos ou mesmo em nações pobres, com toda a sua complexidade, parecem conter exemplos bastante interessantes e variados de territórios e territorialidades urbanas que podem ser amplamente utilizados pelos professores, em sala de aula, como forma de discutir essa categoria tão importante nos estudos da Geografia, em especial da Geografia Política. Nesses casos, é interessante destacar o território como um campo de forças, uma teia de relações sociais que, em sua complexidade, pode indicar limites que identificam espaços da identidade coletiva, onde se estabelece uma oposição ou rejeição aos indivíduos ou grupos que passam a ser vistos como estranhos, os de fora.

Entre esses exemplos, podem ser consideradas como expressões muito claras das territorialidades urbanas geradoras de tensão e conflitos em muitas das metrópoles brasileiras, todas as situações descritas abaixo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q473977 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O movimento pela redemocratização do país, na primeira metade da década de 1980, que culminou com o fim do regime militar, a volta das eleições diretas para presidência da república e a elaboração de uma nova Constituição Federal (CF) encheu de esperança os brasileiros. A nova CF de 1988 es-tabeleceu a educação como um direito social e conduziu os esforços legislativos para a elaboração de uma nova lei sobre a educação que regulasse a oferta desse direito a todos os brasileiros. Assim, a Lei 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), foi aprovada em 1996. No que diz respeito à Educação Física, as discussões promovidas pelos movimentos reno-vadores da década de 1980 marcaram a elaboração da legislação e levaram a uma nova compreensão que ficou registrada no texto da LDBEN. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nova compreensão de Educação Física de-terminada pela LDBEN de 1996.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q389984 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Assim, políticos, seus partidos e a corrupção foram eleitos os inimigos comuns. O próximo passo foi quase natural: “eles são os inimigos do Brasil”. Daí veio o orgulho de ser brasileiro cantado nas mani-festações e a bandeira nacional vestida como manto – ou capa para aqueles que se sentiam heróis. (João Sicsu — publicado 03/07/2013 10h29. In.: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-naciona-lismo-das-manifestacoes-2311.html. consulta em 21/09/2016)

O trecho acima, que também trata dos manifestantes de 2013, trata-se de uma análise de João Sicsu, colunista da Carta Capital e professor do Instituto de Economia da UFRJ. No trecho em destaque sobre o nacionalismo, só é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q390424 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

As questões nacionais no Oriente Médio e na África, que marcam conflitos históricos atuais no mundo, envolvem, sobretudo, disputas atuais e ideologia. Nos movimentos ocorridos na Tunísia e no Egito, conhecidos como Primaveras Árabes, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q484322 | Geografia, Meio Ambiente, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O conceito de Desenvolvimento Sustentável, apresentado pela primeira vez em 1987 no documento conhecido como Relatório Brundland, propõe a busca de modelo de consumo que atenda às neces-sidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. Segundo o Relatório, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável, como, por exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q810219 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, Secretaria de Estado de Educação MG, FCC

Segundo a Lei nº 9.394/96, a organização da educação nacional está pautada em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q484340 | Geografia, Economia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Considerando que a paisagem é uma categoria fundamental para o conhecimento geográfico, avalie as afirmativas a seguir:

I. A paisagem é forma, ou seja, um conjunto de objetos que revelam a realidade sem deformá-la, uma vez que, independentemente de quem seja o observador, a realidade revelada é a mesma.

II. A paisagem é a parte visível do espaço que pode ser descrita através dos elementos ou objetos que a compõem.

III. As paisagens são formadas por elementos naturais, isto é, criados pela natureza e por elemen-tos humanos ou sociais, ou seja, construídos pelos homens operando em sociedade.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q483262 | Geografia, Economia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O professor, ao lecionar, tem entre seus objetivos formar nos alunos uma série de conceitos que per-mitam a compreensão da sua disciplina. No caso da Geografia, existem importantes categorias geo-gráficas a serem analisadas e desenvolvidas, para se chegar a um raciocínio geográfico. Para cada uma dessas categorias, é possível encontrar uma congregação de autores que se dedicam a explicá-las e exemplificá-las, em função da corrente do pensamento geográfico de que são adeptos. No caso específico da Geografia Humanística, esta corrente refere-se a uma categoria geográfica como sendo o espaço que se torna familiar ao indivíduo, o espaço do vivido, do experienciado e do imediato.

A categoria conceituada pela supracitada corrente é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q484048 | Geografia, Urbanização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Pode-se afirmar que, ao longo da maior parte do Século XX, a aplicação do Paradigma Fordista-Tay-lorista estruturou a lógica dos processos de produção fabril, a organização espacial da produção de bens e mercadorias e a divisão internacional do trabalho em quase todo o mundo. Esse paradigma se fundamentou, basicamente, na divisão técnica do trabalho nas linhas de produção e montagem, na utilização intensiva do trabalho repetitivo, especializado e semiqualificado e, em especial, na padroni-zação da produção. Nesse sentido, o espaço geográfico da produção se caracterizava, normalmente, pelas grandes concentrações industriais em grandes cidades, normalmente localizadas próximas aos locais de exploração das matérias-primas ou próximas às ferrovias, rodovias ou portos de exportação. No final do Século XX, uma revolução de caráter técnico-científico foi modificando profundamente esses padrões de organização e localização. O conceito de produção massificada e em série foi sendo substituído pelo conceito de produção flexível, com a diversificação de produtos e modelos, voltados a diferentes tipos de consumidores e mercados. O trabalho intensivo, repetitivo e em série vem sendo reestruturado, agora com a utilização de processos sofisticados de automação, utilização de força de trabalho polivalente e altamente qualificada e na estruturação de novos espaços produtivos, com pro-fundas modificações no espaço da produção e da circulação em todo o mundo. Esse novo paradigma, chamado de Paradigma da Produção Flexível, levou à organização de um meio geográfico bastante distinto do anterior, sendo chamado, nesse novo contexto, de meio técnico-cien-tífico-informacional.

As características a seguir relacionam-se à estruturação desse meio técnico-científico e informacional, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q385878 | Biologia, Genética, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Durante muito tempo os cientistas ficavam intrigados com o fato de que vinte diferentes aminoácidos compunham as proteínas e o DNA apenas (ATCG) e o RNA quatro diferentes nucleotídeos (AUCG). Se as proteínas derivavam de sequências do DNA copiadas em RNAm, deveria haver informação na forma de código. Vários trabalhos científicos se somaram para a determinação do código genético formado por 64 trincas que devem ser traduzidas sequencialmente. Considerando o código genético degenerado e universal, assinale a afirmação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q374900 | Português, Ortografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Todas as alternativas trazem ocorrência(s) que contraria(m) o Acordo Ortográfico de 1990, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q474267 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Uma das orientações metodológicas para facilitar a aprendizagem de modalidades esportivas para crianças e adolescentes é a adaptação da atividade que pode fazer ficar mais simples e fácil de ser realizada. A adaptação torna possível a realização da tarefa e permite o aumento progressivo da sua complexidade com o tempo. Assinale a alternativa que NÃO representa a utilização de uma adaptação que facilite a aprendizagem no ensino do esporte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q390371 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Com relação à Segunda Grande Guerra (1939-1945), é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.