Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação MG

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81Q390327 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Matutos, caipiras, jecas: certamente era com esses olhos que, em 1950, os 10 milhões de citadinos viam os outros 41 milhões de brasileiros que moravam no campo, nos vilarejos e cidadezinhas de menos de 20 mil habitantes. Olhos, portanto, de gente moderna, “superior”, que enxerga gente atra-sada, “inferior”. (MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Soci-abilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 574) O trecho revela a relação conturbada entre o campo e a cidade na modernidade brasileira. Sobre isso, é CORRETO afirmar:
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82Q390320 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Leia o trecho a seguir servirá de base para questão que se segue:

A formação da opinião pública começou com a destruição da imprensa livre. Nas semanas e meses que se seguirão a 30 de janeiro de 1933, cerca de 2 mil jornalistas alemães, incluindo escritores ju-deus, liberais, conservadores, apolíticos, socialdemocratas e comunistas sofreram a perda de seus empregos, prisão, exílio forçado ou, às vezes, uma combinação dessas três formas de perseguição. A grande maioria dos jornalistas permaneceu em seus empregos. O controle da imprensa implicava tanto a expulsão e repressão a suspeitos de dissidência, o que abria vagas para membros do Partido Nazista, como a adaptação oportunista por parte de jornalistas que adotaram a causa das elites con-servadoras do novo regime. Ao todo, 200 jornais socialdemocratas e 35 jornais comunistas, de circu-lação conjunta de aproximadamente 2 milhões de unidades, foram fechados. Em julho de 1933, os jornais da editora Mosse, incluindo um dos carros-chefes do liberalismo alemão, o Berliner Tageblatt, sucumbiu à Gleichshaltung, ou “coordenação”, o termo nazista para a purga, a incorporação e o con-trole das várias instituições da sociedade política, economia e cultura alemãs. Em 4 de outubro de 1933, a Lei de Controle Editorial formulada pelo diretor de imprensa da Reich, Otto Dietrich, colocou todos os editores de jornais e periódicos sob controle governamental, o que acabou assim com qual-quer pretensão de liberdade de imprensa. Os editores precisavam ser “arianos” e não podiam ser casados com alguém não ariano. Dessa forma, a lei bania judeus e todos aqueles casados com judeus da prática jornalista. Todos os editores deviam ser membros da Liga da Imprensa Alemão do Reich, cujo diretor era Dietrich. A lei estabelecia tribunais controlados pela liga que podiam punir ou banir editores suspeitos de terem violado os requerimentos da lei. Em 12 de dezembro de 1933, importantes serviços alemães de imprensa juntaram-se para formar a Agência Alemã de Notícias (Deutsches Na-chrichtenbüro ou DNB), que, por sua vez, foi colocada sob supervisão do Escritório de Imprensa de Dietrich no Ministério da Propaganda. A imprensa alemã tornara-se monopólio estatal. (HERF, Jeffrey. Inimigo Judeu: propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. São Paulo: Edipro, 2014. p.60) O trecho acima narra o percurso de controle da imprensa pelo Partido Nazista, no processo de im-plantação da Ditadura hitlerista na Alemanha. Tudo isso nos faz pensar na importância de uma im-prensa livre e múltipla para a manutenção das democracias.

Sobre o controle da imprensa alemã e em relação ao mundo nazista, os impactos desse controle da imprensa e a seletividade dos que podiam escrever e publicar, assim como os valores impostos leva-ram à

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83Q473915 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Robson, professor de Educação Física de uma grande cidade de Minas Gerais, observou uma mu-dança no estilo de vida das crianças atendidas pela escola em que trabalha. Nos últimos anos, ao caminhar pelas ruas da cidade, passou a não encontrar mais crianças correndo, brincando, jogando ou andando de bicicleta. Ao mesmo tempo, o professor percebeu uma maior dificuldade na aprendi-zagem dos movimentos que ensina nas aulas, ou seja, aquelas crianças estavam com um padrão de movimentos inferior ao que se espera para a idade. Assinale a alternativa que NÃO representa corretamente uma possível explicação para o fenômeno vivenciado pelas crianças e presenciado pelo professor.
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84Q474250 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Alexandre é morador de uma cidade do interior e aluno de Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais. Em 2018, sua cidade participará do JIMI, Jogos do Interior de Minas. Para participar da equipe de Handebol, ele precisou passar por uma seletiva, na qual foi avaliado do ponto de vista motor para que os treinadores identificassem em que fase na aprendizagem da modalidade se encontrava. Os avaliadores verificaram baixa ocorrência de erros, alta eficiência energética e que era desneces-sário prestar atenção na execução do próprio movimento, o que lhe dava liberdade para se ocupar de outros aspectos da modalidade, como a posição em quadra dos seus colegas de equipe e dos adver-sários.

Para os treinadores da equipe, os avaliadores informaram corretamente que Alexandre estava com os movimentos

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85Q390358 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O crescimento da ultradireita no mundo europeu é um fenômeno atual, visível e preocupante. Atenta-dos e passeatas têm marcado a rotina da sociedade europeia atual. Esses movimentos são
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86Q383361 | Biologia, Biomas e Domínios, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O bioma pode ser definido como um conjunto de tipos de vegetação característica que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. No Brasil, podemos definir seis amplos biomas (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. Refletindo o fato de que os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada às condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc.) ali existentes, assinale a afirmação INCORRETA.
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