Início

Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação PA

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q794831 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A Escola de Frankfurt nasceu no ano de 1924, em uma quinta etapa atravessada pela filosofia alemã, depois do domínio de Kant e Hegel em um primeiro momento; de Karl Marx e Friedrich Engels em seguida; posteriormente de Nietzsche; e, finalmente, já no século XX, após a eclosão dos pensamentos entrelaçados do existencialismo de Heidegger, da fenomenologia de Husserl e da ontologia de Hartmann. Esta corrente foi a responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.” (Disponível em: www.infoescola.com.) São integrantes da Escola de Frankfurt, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q485003 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O conceito de região na Geografia é de grande importância para a análise geográfica, tanto nos aspectos econômicos quanto nos políticos, populacionais, socioculturais e naturais. O termo região está presente em diferentes situações do cotidiano, em conversas informais, nos noticiários ou nas leituras. O conceito de região esteve associado a características específicas de acordo com cada período histórico. Tendo como base essas informações e os conhecimentos acerca do conceito de região na Geografia, associe adequadamente o período retratado às suas respectivas características.

1. Século XIX.

2. Século XX.

3. Século XXI.

( ) Os geógrafos franceses buscaram novas abordagens para o estudo da geografia regional. Para eles, a região era concebida como resultado das ações humanas em determinado ambiente. Essa concepção baseia-se, portanto, não só nas características naturais, mas também nos estudos das relações entre o ser humano e a natureza. As paisagens passaram a ser concebidas como herança histórica e resultado de interações ao longo do tempo entre os elementos naturais e as influências humanas. Caberia ao geógrafo simplesmente delimitá-la e descrever suas características e paisagens.

( ) O conceito de região pode ser entendido como uma criação intelectual do geógrafo ou de outros cientistas. São utilizadas metodologias de estudo que incluem objetivos e critérios preestabelecidos para delimitar determinados conjuntos regionais em certo momento da história.

( ) Está associado às características naturais; as regiões são definidas com base na homogeneidade dos tipos de vegetação, de clima, principalmente, ou ainda delimitadas por acidentes geográficos, como rios, serras ou cadeias montanhosas. São as chamadas regiões naturais, cujo princípio baseado na delimitação de áreas com características uniformes também foi aplicado para identificar as regiões econômicas e sociais.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q319403 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória e com função diagnóstica, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q386415 | Biologia, Evolução, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise a seguinte situação: ?

Fato I: certa espécie de pássaro apresenta bico bastante longo. ?

Fato II: essa espécie se alimenta do néctar existente na base de certas flores de corola longa, afunilada.

A frase que está construída pela ótica darwinista, a partir dos fatos descritos anteriormente, pode ser identificada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q484578 | Geografia, Geografia Física, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram: ?

Rocha 1: mármore. ?

 Rocha 2: basalto. ?

 Rocha 3: ardósia. ?

Rocha 4: granito. ?

Rocha 5: arenito. ?

Rocha 6: calcário.

A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q323448 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

No Brasil, especialmente a partir da década de 1980, inúmeras pesquisas lançam o olhar sobre o interior da escola, mostrando, na contradição e fragmentação do cotidiano escolar, as práticas e os processos que constroem, no dia a dia da rotina escolar, o significado social e político da escola brasileira. Sobre as consequências positivas trazidas pelas pesquisas sobre o cotidiano escolar, analise.

I. O reconhecimento da existência de um saber da experiência, construído pelos professores na e pela própria prática e consequentemente o reconhecimento de que a escola é local privilegiado para formação de professores.

II. Desenvolvimento de nova abordagem entre a teoria e a prática pedagógica nos processos formativos.

III. A confirmação de que a escola, como organização social, precisa ser vista como um local de aprendizagem para alunos e professores.

IV. Confirmar o modelo clássico de formação e construir uma nova perspectiva na área de formação continuada de professores.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q474362 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q385532 | Biologia, Genética, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Desde 1663, quando Robert Hooke apresentou à Royal Society of London o resultado de suas observações feitas em finas fatias de cortiça ao microscópio, infindáveis outras observações foram realizadas. Com o avanço das técnicas e dos aparelhos (microscópios), podemos conhecer com detalhes o complexo funcionamento da célula. Uma dessas organelas é o Complexo Golgiense, descrita em 1898 pelo biólogo italiano Camilo Golgi. Das seguintes funções dessa organela descritas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Produz proteína de exportação a ser liberada nas vesículas de secreção.

( ) Produz ribossomos.

( ) Produz lisossomos.

( ) Secreção da lamela média, que separa duas células vegetais em divisão celular.

( ) Produção do acrossomo dos espermatozoides.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q324709 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao estudar o trajeto e as delimitações sobre a história da educação no Brasil, faz-se necessário um conhecimento amplificado, norteado em cima da história do Brasil, pois as inter-relações entre educação e sociedade sempre foram e são explícitas e extrínsecas, e constituem pontos relevantes em cima dos acontecimentos sociais que agregaram e conduziram a formação da educação do país. Em relação aos fatos verídicos na História da Educação Brasileira, analise.

I. O Decreto Federal nº 52.682, promulgado em 1963 pelo presidente João Goulart (1919-1976), criou, oficialmente, o Dia do Professor. O dia 15 de outubro foi escolhido para se comemorar o dia do professor porque essa data está relacionada à oficialização da criação dos cursos primários em todo o país pelo imperador D. Pedro I, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827.

II. O ministro de Getúlio Vargas, Francisco Campos, promoveu reforma no Ensino Secundário; tal reforma ficou conhecida por “Reforma Vargas” que criou, entre outras ações, os Exames de Madureza, que eram prestados por alunos nos estabelecimentos escolares estaduais ou federais, para adquirirem certificado de primeiro ou segundo grau.

III. Em 1932, surgiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento que defendia amplo leque de pontos, sendo a educação como função pública, a existência de uma escola única e da coeducação de meninos e meninas.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q474261 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A abordagem ___________________ não se propõe a tratar da cultura nas aulas de educação física. Preocupa-se na análise dos aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem. Dessa forma, os autores desta concepção definem como objetivo inicial para a educação física uma proposta voltada para a aquisição de habilidades motoras básicas e depois as habilidades complexas desenvolvidas pelos alunos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q384467 | Biologia, Ecologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

É comum nas florestas tropicais, sobre galhos de árvores, encontrar vistosas orquídeas e bromélias, que buscam a luminosidade acima do solo para se desenvolverem. De cores e formatos variados, essas plantas interagem com diversos tipos de animais. Espécies de bromélias servem de ninho para várias espécies de anfíbios que utilizam seus reservatórios de água para a incubação dos seus ovos. Esse tipo de relação, entre as bromélias e as árvores sobre a qual estas residem, evidencia um tipo de relação ecológica tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q474575 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q483655 | Geografia, Geografia Física, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As forças exógenas são forças externas, que provocam alterações físico-químicas na superfície terrestre. Acerca do exposto, analise as alternativas a seguir.

I. Intemperismo químico e físico.

II. Intemperismo biológico.

III. Epirogênese.

IV. Orogênese.

V. Vulcanismo.

Fazem parte das forças exógenas apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q794952 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

A primeira função da “teoria dos ídolos” é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que congestionam a sua mente e barram-lhes o caminho para a verdade. Sobre a “teoria dos ídolos” de Francis Bacon, analise as afirmativas a seguir.

I. Os ídolos da tribo são os homens quando procuram as ciências em seus pequenos mundos, não no mundo maior, que é idêntico para todos os homens. Portanto, esses ídolos perturbam o conhecimento, uma vez que mantêm o homem preso em preconceitos e singularidades.

II. Os ídolos da caverna se alicerçam na própria natureza humana e na própria família humana. Eles têm sua origem no próprio intelecto humano que mistura a natureza das coisas. Dessa forma, há uma confusão mental que, segundo Bacon, ocorre quando o intelecto sofre influência da nossa vontade e dos afetos, de modo a confundir a natureza das coisas com aquilo que projetamos delas.

III. Os ídolos do foro ou do mercado são ídolos que, através das palavras, penetram no intelecto. Provenientes do intercâmbio entre os homens, eles existem devido ao mau uso da fala. Como essa troca entre os homens se dá por meio da linguagem, esses ídolos existem devido a uma inadequada atribuição aos nomes.

IV. Os ídolos do teatro ocorrem pela adesão a diversas doutrinas filosóficas e por causa das péssimas regras de demonstração delas. Bacon chama assim porque considera que sistemas filosóficos foram preparados para serem representados. No entanto, esses sistemas estão a quem de conseguir atingir a verdade, e se manter preso a eles é distanciar-se da verdade. Para isso é necessário um novo método, deixando de permanecer nesse que nos mantém longe da verdade universal.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q483228 | Geografia, Clima, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise as afirmações que tratam sobre o efeito estufa.

I. É o processo que só ocorre devido a ações do homem em relação ao uso de combustíveis fósseis e que provoca acúmulo de CO2 na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média do planeta. Estudos comprovam que a intensificação do efeito estufa tem afetado a vida de diversos organismos no planeta.

II. O aumento do efeito estufa tem levado a uma aceleração do ciclo hidrológico em nosso planeta e, como resultado desse processo natural, fenômenos climáticos e meteorológicos extremos se tornaram mais frequentes nas últimas décadas.

Baseado no consenso da maior parte da comunidade científica é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q384961 | Biologia, Ensino em Ciências e Biologia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Nos PCNs, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em Biologia apresentam intenções educativas que estão bem delimitadas em três áreas. Relacione adequadamente essas áreas às informações correspondentes.

1. Representação e comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3. Contextualização sociocultural.

( ) Estabelecer relações entre parte e todo de um fenômeno ou processo biológico.

( ) Expressar dúvidas, ideias e conclusões acerca dos fenômenos biológicos.

( ) Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q794473 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A razão coloca-se predominantemente em função da fé, ou seja, a filosofia serve à teologia, para a interpretação da escritura (Exegese) ou para a construção doutrinária sistemática (dogmática). A pesquisa racional ‘autônoma’ deve ser vista no quadro do problema religioso da conversão dos infiéis, para quem é necessário propor a doutrina cristã com base em argumentação racional. Não basta crer: é preciso compreender a fé. E isso não se obtém somente interpretando os textos sacros ou mostrando suas possíveis implicações para vida individual e comunitária dos homens, mas também demonstrando com base na razão as verdades aceitas pela fé ou, pelo menos, a sua logicidade ou a sua não contraditoriedade com os princípios fundamentais da razão.”

(Reale, 1990. V 1. P 482.)

O fragmento anterior se insere diretamente no contexto da filosofia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q795027 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona, foi um importante bispo, cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo.”

(Reale, 1990. V 1. P. 428-34.)

Sobre Santo Agostinho e seu pensamento, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Apesar de Agostinho ter vivido uma experiência de conversão ao cristianismo, a fé sempre foi questão secundária em seu pensamento.

( ) O mal não é um ser, mas deficiência e privação do ser. Se o mal fosse uma substância, seria um bem.

( ) Agostinho organiza o mundo e a sociedade em uma unidade coletiva denominada Cidade de Deus, desconsiderando qualquer outra forma metafísica.

( ) Os bens finitos devem ser usados como meios e não serem transformados em objetos de fruição e deleite, como se fossem fins.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q794555 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Sobre a filosofia de Thomas Hobbes, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi altamente influenciado pela filosofia aristotélica e pela escolástica.

( ) Tentou explicar toda a realidade com base em apenas dois elementos: o corpo e o movimento.

( ) Os pressupostos que constituem a base da construção da sociedade e do Estado de Hobbes são fundamentalmente dois. Em primeiro lugar admite que, embora todos os bens sejam relativos, há, porém, entre eles um bem primeiro e originário, que constitui a vida e a sua conservação. Em segundo lugar, ele nega que existam justiça e injustiça naturais, já que, não existem valores absolutos, sustentando que os valores são frutos de convenções estabelecidas por nós mesmos e que, portanto, são cognoscíveis de modo perfeito e a priori, juntamente com tudo que delas deriva.

( ) O egoísmo e o convencionalismo são os pontos cardeais da nova ciência política, que, segundo Hobbes, pode se desdobrar como sistema dedutivo perfeito, assim como o da geometria euclidiana.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q794732 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Karl Popper desenvolveu uma concepção própria da lógica e da metodologia da ciência. Sua principal contribuição consiste na formulação da noção de _____________________ como critério fundamental para a caracterização das teorias científicas, tentando, assim, superar o problema da impossibilidade da verificação definitiva de uma hipótese através do método indutivo encontrado na ciência. Assim, para Popper é a possibilidade de falsificar uma hipótese científica que permite a correção e o desenvolvimento das teorias científicas, e em última análise o progresso da ciência, embora nenhuma teoria possa jamais ser fundamentada de forma conclusiva. O conhecimento é, portanto, essencialmente conjetural, sendo impossível a certeza definitiva. É necessário, por isso, defender a liberdade de crítica e de experimentação.”

 (Japiassú, 2006:180.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.