Questões de Concurso Secretaria de Estado de Educação PA

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q794831 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A Escola de Frankfurt nasceu no ano de 1924, em uma quinta etapa atravessada pela filosofia alemã, depois do domínio de Kant e Hegel em um primeiro momento; de Karl Marx e Friedrich Engels em seguida; posteriormente de Nietzsche; e, finalmente, já no século XX, após a eclosão dos pensamentos entrelaçados do existencialismo de Heidegger, da fenomenologia de Husserl e da ontologia de Hartmann. Esta corrente foi a responsável pela disseminação de expressões como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.” (Disponível em: www.infoescola.com.) São integrantes da Escola de Frankfurt, EXCETO:

22 Q485003 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O conceito de região na Geografia é de grande importância para a análise geográfica, tanto nos aspectos econômicos quanto nos políticos, populacionais, socioculturais e naturais. O termo região está presente em diferentes situações do cotidiano, em conversas informais, nos noticiários ou nas leituras. O conceito de região esteve associado a características específicas de acordo com cada período histórico. Tendo como base essas informações e os conhecimentos acerca do conceito de região na Geografia, associe adequadamente o período retratado às suas respectivas características.

1. Século XIX.

2. Século XX.

3. Século XXI.

( ) Os geógrafos franceses buscaram novas abordagens para o estudo da geografia regional. Para eles, a região era concebida como resultado das ações humanas em determinado ambiente. Essa concepção baseia-se, portanto, não só nas características naturais, mas também nos estudos das relações entre o ser humano e a natureza. As paisagens passaram a ser concebidas como herança histórica e resultado de interações ao longo do tempo entre os elementos naturais e as influências humanas. Caberia ao geógrafo simplesmente delimitá-la e descrever suas características e paisagens.

( ) O conceito de região pode ser entendido como uma criação intelectual do geógrafo ou de outros cientistas. São utilizadas metodologias de estudo que incluem objetivos e critérios preestabelecidos para delimitar determinados conjuntos regionais em certo momento da história.

( ) Está associado às características naturais; as regiões são definidas com base na homogeneidade dos tipos de vegetação, de clima, principalmente, ou ainda delimitadas por acidentes geográficos, como rios, serras ou cadeias montanhosas. São as chamadas regiões naturais, cujo princípio baseado na delimitação de áreas com características uniformes também foi aplicado para identificar as regiões econômicas e sociais.

A sequência está correta em

23 Q319403 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Segundo Luckesi, “avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. [...] O ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação”. Partilhando da concepção de Luckesi, a avaliação com função classificatória e com função diagnóstica, respectivamente,

24 Q323448 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

No Brasil, especialmente a partir da década de 1980, inúmeras pesquisas lançam o olhar sobre o interior da escola, mostrando, na contradição e fragmentação do cotidiano escolar, as práticas e os processos que constroem, no dia a dia da rotina escolar, o significado social e político da escola brasileira. Sobre as consequências positivas trazidas pelas pesquisas sobre o cotidiano escolar, analise.

I. O reconhecimento da existência de um saber da experiência, construído pelos professores na e pela própria prática e consequentemente o reconhecimento de que a escola é local privilegiado para formação de professores.

II. Desenvolvimento de nova abordagem entre a teoria e a prática pedagógica nos processos formativos.

III. A confirmação de que a escola, como organização social, precisa ser vista como um local de aprendizagem para alunos e professores.

IV. Confirmar o modelo clássico de formação e construir uma nova perspectiva na área de formação continuada de professores.

Estão corretas apenas as afirmativas

25 Q324709 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao estudar o trajeto e as delimitações sobre a história da educação no Brasil, faz-se necessário um conhecimento amplificado, norteado em cima da história do Brasil, pois as inter-relações entre educação e sociedade sempre foram e são explícitas e extrínsecas, e constituem pontos relevantes em cima dos acontecimentos sociais que agregaram e conduziram a formação da educação do país. Em relação aos fatos verídicos na História da Educação Brasileira, analise.

I. O Decreto Federal nº 52.682, promulgado em 1963 pelo presidente João Goulart (1919-1976), criou, oficialmente, o Dia do Professor. O dia 15 de outubro foi escolhido para se comemorar o dia do professor porque essa data está relacionada à oficialização da criação dos cursos primários em todo o país pelo imperador D. Pedro I, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827.

II. O ministro de Getúlio Vargas, Francisco Campos, promoveu reforma no Ensino Secundário; tal reforma ficou conhecida por “Reforma Vargas” que criou, entre outras ações, os Exames de Madureza, que eram prestados por alunos nos estabelecimentos escolares estaduais ou federais, para adquirirem certificado de primeiro ou segundo grau.

III. Em 1932, surgiu o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, documento que defendia amplo leque de pontos, sendo a educação como função pública, a existência de uma escola única e da coeducação de meninos e meninas.

Estão corretas as afirmativas

26 Q385532 | Biologia, Genética, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Desde 1663, quando Robert Hooke apresentou à Royal Society of London o resultado de suas observações feitas em finas fatias de cortiça ao microscópio, infindáveis outras observações foram realizadas. Com o avanço das técnicas e dos aparelhos (microscópios), podemos conhecer com detalhes o complexo funcionamento da célula. Uma dessas organelas é o Complexo Golgiense, descrita em 1898 pelo biólogo italiano Camilo Golgi. Das seguintes funções dessa organela descritas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Produz proteína de exportação a ser liberada nas vesículas de secreção.

( ) Produz ribossomos.

( ) Produz lisossomos.

( ) Secreção da lamela média, que separa duas células vegetais em divisão celular.

( ) Produção do acrossomo dos espermatozoides.

A sequência está correta em

27 Q474362 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são:

28 Q484578 | Geografia, Geografia Física, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O professor de Geografia do 1º ano do ensino médio pediu que os alunos trouxessem rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas a fim de classificá-las. As rochas que apareceram foram: ?

Rocha 1: mármore. ?

 Rocha 2: basalto. ?

 Rocha 3: ardósia. ?

Rocha 4: granito. ?

Rocha 5: arenito. ?

Rocha 6: calcário.

A sala foi dividida em quatro grupos e cada um fez uma classificação diferente. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

29 Q386415 | Biologia, Evolução, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise a seguinte situação: ?

Fato I: certa espécie de pássaro apresenta bico bastante longo. ?

Fato II: essa espécie se alimenta do néctar existente na base de certas flores de corola longa, afunilada.

A frase que está construída pela ótica darwinista, a partir dos fatos descritos anteriormente, pode ser identificada por:

30 Q474575 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.