Questões de Concurso Secretaria de Estado de Educação PA

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41 Q484430 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Na agricultura brasileira, predominam a mão de obra familiar em pequenas e médias propriedades agrícolas. Nas propriedades em que a agricultura familiar é extensiva, muitas vezes os membros da família buscam trabalho nas cidades ou em outras lavouras, onde trabalham temporariamente nas épocas de plantio ou colheita, e retornam à sua terra apenas em períodos de maior atividade agrícola. Existem também outros tipos de relação de trabalho envolvendo trabalhadores rurais que possuem terras ou não, compondo diferentes tipos de mão de obra no campo. Das alternativas a seguir assinale aquela em que o trabalho é considerado contraditório aos direitos humanos.

42 Q321476 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Vygotsky reafirma a natureza histórica e social do ser humano, como ser concreto, autor e produtor de sua história. Assim, concebeu o desenvolvimento humano a partir de quatro planos genéticos: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Eles são quatro aspectos do desenvolvimento, que estão inter-relacionados e constituem a origem de quem somos nós e de como nos tornamos humanos. Está INCORRETA a definição:

43 Q483167 | Geografia, Economia, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O processo de integração regional é complexo e, em geral, acompanhado de oscilações: ora são tomadas decisões que aceleram a esse processo, ora fatos e decisões dificultam a aproximação entre os países membros. No caso do Mercosul, as assimetrias econômicas são, por si só, problemas estruturais que necessitam de mecanismos políticos e econômicos para serem superados ao longo do processo de integração. São características que expressam dificuldades da integração regional no Mercosul, EXCETO:

44 Q484810 | Geografia, Amazonas AM, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Atualmente, o desmatamento na Amazônia está associado à ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja), denominadas frentes ou fronteiras agrícolas. São consequências do desmatamento na Amazônia, EXCETO:

45 Q390079 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Em 2018, a decretação do AI-5 (Ato Institucional número 5) completa 50 anos. Baixado em 13 de dezembro de 1968, assinado pelo general-presidente Arthur da Costa e Silva, o AI-5 fazia parte de uma estratégia da chamada “linha dura” do regime militar que se encontrava descontente com os rumos da política brasileira. Composto por 12 artigos que instauraram um regime de exceção ainda mais violento do que aquele que estava em vigor. A instauração do AI5 trouxe desdobramentos muito fortes no país, entre eles:

46 Q483443 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O termo megacidade surgiu em meados da década de 1990, quando os especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) constataram que várias cidades estavam aumentando seus contingentes populacionais, principalmente nos países subdesenvolvidos. São consideradas megacidades, EXCETO:

47 Q474152 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analise as características a seguir. ?

* Respeitar o universo cultural (do aluno), explorando a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica espontânea e gradativamente propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do seu conhecimento. ?

* Opor-se às linhas tecnicistas, padronizadas e mecanicistas da educação física, buscando considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos em seu cotidiano. ?

* Construir o conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, numa relação que extrapola o simples exercício de ensinar e aprender. ?

* Possibilitar maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da educação física nos primeiros anos da educação formal. ?

* Desconsiderar a especificidade da educação física.

As características apresentadas anteriormente fundamentam a proposta da educação física denominada:

48 Q795085 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Descartes queria apresentar regras certas e fáceis que, sendo observadas exatamente por quem quer que seja, tornassem impossível tomar o falso por verdadeiro e, sem qualquer esforço mental inútil, mas aumentando sempre gradualmente a ciência, levando ao conhecimento verdadeiro de tudo o que se é capaz de conhecer. São regras do método de Descartes, EXCETO:

49 Q386694 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Uma explosão em um laboratório na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, deixou uma pessoa ferida. O professor de biologia fazia experimentos com produtos químicos durante a aula quando aconteceu a explosão, segundo informações do boletim de ocorrência, registrado na diretoria da escola. O professor foi socorrido e encaminhado ao hospital e o local foi interditado por conta do risco de contaminação.”

Esse incidente, relatado pelo G1 de Mato Grosso do Sul, nos mostra o risco que professores e alunos podem correr se práticas laboratoriais não seguirem condutas adequadas de segurança. Qual situação descrita a seguir ajuda a prevenir da melhor forma os acidentes laboratoriais?

50 Q389916 | História, História Geral, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias, ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar:
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