Questões de Concurso Secretaria de Estado de Educação PA

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61 Q473951 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A análise de um determinado movimento, mesmo daqueles considerados os mais simples, é extremamente complexa. Quando dizemos, por exemplo, que um músculo é um flexor do antebraço, apenas nos referimos à sua ação principal, àquela mais simples de ser entendida e demonstrada.” A esse trabalho em conjunto dá-se o nome de:

62 Q473925 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Sobre os estudos históricos da educação física na escola, ao longo do século XIX e XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inclusão da educação física oficialmente na escola ocorreu no Brasil somente no século XX, em 1912, com a Reforma de Rui Barbosa, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guts Muths, J. J. Rousseau, Pestalozzi e outros.

( ) No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgiram os “métodos ginásticos”. Os principais métodos foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess.

( ) Apenas a partir da década de 1920 que os vários Estados da Federação brasileira começaram a realizar suas reformas educacionais e incluíram a educação física com o nome mais frequente de “exercícios físicos”.

( ) Ambas as concepções higienistas e militaristas consideravam a educação física como uma disciplina essencialmente prática, necessitando, portanto, de todo um aparato teórico para sua fundamentação. Por isso havia evidente distinção entre a educação física escolar e a instrução física militar.

A sequência está correta em

63 Q327248 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.”

O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada:

64 Q485999 | Inglês, Gramática, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analyse the sentences containing underlined parts to answer 26, 27, 28, 29 and 30.

Mark the item corresponding to the inconsistent underlined part correction.

I wonder if dad will ever let me to drive his new car, I don’t think he will.

65 Q723432 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Organismos Internacionais, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O Conselho de Segurança é formado por quinze membros: cinco permanentes que têm direito a veto – Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China – e dez membros não permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por dois anos. Esse é o órgão da ONU com poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho, o que nem sempre ocorre na prática. Dentro as atribuições e funções a seguir, qual delas NÃO constitui função ou atribuição do Conselho de Segurança?

66 Q390020 | História, História Geral, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Sevilha, no século XVI, suscitou a admiração dos seus habitantes e dos estrangeiros, os elogios inflamados de poetas e de humanistas locais, de viajantes e de artistas nascidos no seu solo ou vindos de países longínquos. Assim, muito antes de o historiador francês Fernand Braudel ter afirmado que em Sevilha, no século XVI, é que pulsara o coração do mundo, muito dos que viveram então na cidade tinham já compreendido a importância que ela adquirira no contexto espanhol e universal.” O comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias, no contexto mercantilista das Grandes Navegações e colonização da América,

67 Q795022 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Os filósofos de Mileto haviam notado o ‘dinamismo universal’ das coisas que nascem, crescem e perecem, bem como do mundo – aliás, dos mundos –, submetido ao mesmo processo. Além disso, haviam pensado o dinamismo como característica essencial do próprio ‘princípio’ que gera, sustenta e reabsorve todas as coisas. Entretanto, não haviam levado adequadamente tal aspecto da realidade ao nível temático. E é precisamente isso o que faz Heráclito.” (Reale, 1990. V 1. p. 35.) Analise as afirmativas a seguir.

I. “‘Tudo se move’, ‘tudo escorre’ (panta rhei), nada permanece imóvel e fixo, tudo muda e se transmuta, sem exceção.”

PORQUE

II. “Não se pode descer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois, por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança, ela se dispersa e se reúne, vem e vai.”

Assinale a alternativa correta.

68 Q794703 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Platão descobriria e procuraria demonstrar que a realidade ou o ser não é de um único gênero e que, além do cosmos sensível, existe também uma realidade inteligível que transcende o sensível.”

(Reale, 1990. V 1. P 24.)

Ao pensar assim, Platão estaria constatando o que mais tarde seria chamado de:

69 Q485689 | Inglês, Gramática, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analyse the sentences containing underlined parts to answer 26, 27, 28, 29 and 30.

Mark the item corresponding to the inconsistent underlined part correction.

It’s necessary that your son is present to study sessions to make up for his poor performance in the exam.

70 Q390037 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O Estado no Brasil resultou de uma enorme operação de conquista e ocupação de parte do Novo Mundo, empreendimento no qual se associaram a Coroa portuguesa, através dos seus agentes, e a Igreja Católica, representada primeiramente pelos jesuítas. Política e ideologicamente foi uma aliança entre o Absolutismo Ibérico e a Contrarreforma Religiosa, preocupada com a posse do território recém-descoberto e com a conversão dos nativos ao cristianismo. Naturalmente que transcorridos mais de 450 anos do lançamento dos seus fundamentos, o Estado brasileiro assumiu formas diversas, sendo gradativamente nacionalizado e colocado a serviço do desenvolvimento econômico e social. Sobre o Estado Nacional Brasileiro ao longo de sua formação, é correto afirmar que:
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