Início

Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação PA

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


62Q473925 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Sobre os estudos históricos da educação física na escola, ao longo do século XIX e XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inclusão da educação física oficialmente na escola ocorreu no Brasil somente no século XX, em 1912, com a Reforma de Rui Barbosa, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guts Muths, J. J. Rousseau, Pestalozzi e outros.

( ) No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgiram os “métodos ginásticos”. Os principais métodos foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess.

( ) Apenas a partir da década de 1920 que os vários Estados da Federação brasileira começaram a realizar suas reformas educacionais e incluíram a educação física com o nome mais frequente de “exercícios físicos”.

( ) Ambas as concepções higienistas e militaristas consideravam a educação física como uma disciplina essencialmente prática, necessitando, portanto, de todo um aparato teórico para sua fundamentação. Por isso havia evidente distinção entre a educação física escolar e a instrução física militar.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q390020 | História, História Geral, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Sevilha, no século XVI, suscitou a admiração dos seus habitantes e dos estrangeiros, os elogios inflamados de poetas e de humanistas locais, de viajantes e de artistas nascidos no seu solo ou vindos de países longínquos. Assim, muito antes de o historiador francês Fernand Braudel ter afirmado que em Sevilha, no século XVI, é que pulsara o coração do mundo, muito dos que viveram então na cidade tinham já compreendido a importância que ela adquirira no contexto espanhol e universal.” O comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias, no contexto mercantilista das Grandes Navegações e colonização da América,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q327248 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.”

O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q473951 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A análise de um determinado movimento, mesmo daqueles considerados os mais simples, é extremamente complexa. Quando dizemos, por exemplo, que um músculo é um flexor do antebraço, apenas nos referimos à sua ação principal, àquela mais simples de ser entendida e demonstrada.” A esse trabalho em conjunto dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q485999 | Inglês, Gramática, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analyse the sentences containing underlined parts to answer 26, 27, 28, 29 and 30.

Mark the item corresponding to the inconsistent underlined part correction.

I wonder if dad will ever let me to drive his new car, I don’t think he will.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q795022 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Os filósofos de Mileto haviam notado o ‘dinamismo universal’ das coisas que nascem, crescem e perecem, bem como do mundo – aliás, dos mundos –, submetido ao mesmo processo. Além disso, haviam pensado o dinamismo como característica essencial do próprio ‘princípio’ que gera, sustenta e reabsorve todas as coisas. Entretanto, não haviam levado adequadamente tal aspecto da realidade ao nível temático. E é precisamente isso o que faz Heráclito.” (Reale, 1990. V 1. p. 35.) Analise as afirmativas a seguir.

I. “‘Tudo se move’, ‘tudo escorre’ (panta rhei), nada permanece imóvel e fixo, tudo muda e se transmuta, sem exceção.”

PORQUE

II. “Não se pode descer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois, por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança, ela se dispersa e se reúne, vem e vai.”

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q794768 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis) era comum. Queria entender a origem, aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.”

(Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)

Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q794703 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Platão descobriria e procuraria demonstrar que a realidade ou o ser não é de um único gênero e que, além do cosmos sensível, existe também uma realidade inteligível que transcende o sensível.”

(Reale, 1990. V 1. P 24.)

Ao pensar assim, Platão estaria constatando o que mais tarde seria chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q473905 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Leia a situação hipotética a seguir.

“João é professor de educação física atuante no Ensino Médio de uma escola pública, no interior do Estado do Pará. Em seu cotidiano escolar, dá atenção especial ao trabalho sob as formas de aprendizagens não planejadas. Os alunos desenvolvem saberes que não constam nos planejamentos curriculares formais. Para o docente, a escola produz tipos particulares de conhecimentos em concordância com as relações sociais de produção capitalista, entre os quais a obediência e o trabalho alienado configuram as aprendizagens regulares produzidas pela escola. Dessa forma, o professor defende, sobretudo, a ideia de reforçar nos alunos alguns valores/atitudes como a criatividade, o respeito, a necessidade do esforço pessoal que são temas que não se apresentam formalmente nos documentos curriculares, como forma de superação e emancipação social.”

Mediante a leitura, e segundo os estudos de Perrenoud (1996), o professor João tem uma postura didática voltada para qual tipo de currículo aplicado aos conhecimentos da área da educação física?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q485689 | Inglês, Gramática, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Analyse the sentences containing underlined parts to answer 26, 27, 28, 29 and 30.

Mark the item corresponding to the inconsistent underlined part correction.

It’s necessary that your son is present to study sessions to make up for his poor performance in the exam.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q390037 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O Estado no Brasil resultou de uma enorme operação de conquista e ocupação de parte do Novo Mundo, empreendimento no qual se associaram a Coroa portuguesa, através dos seus agentes, e a Igreja Católica, representada primeiramente pelos jesuítas. Política e ideologicamente foi uma aliança entre o Absolutismo Ibérico e a Contrarreforma Religiosa, preocupada com a posse do território recém-descoberto e com a conversão dos nativos ao cristianismo. Naturalmente que transcorridos mais de 450 anos do lançamento dos seus fundamentos, o Estado brasileiro assumiu formas diversas, sendo gradativamente nacionalizado e colocado a serviço do desenvolvimento econômico e social. Sobre o Estado Nacional Brasileiro ao longo de sua formação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q794518 | Filosofia, Filosofia, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Considerando o pensamento do suíço Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação. A assimilação é a incorporação dos dados da realidade nos esquemas disponíveis no sujeito, é o processo pelo qual as ideias, as pessoas e os costumes são incorporados à atividade do sujeito. A acomodação é a modificação dos esquemas para assimilar os elementos novos.

II. O desenvolvimento intelectual atravessa quatro etapas: o período sensoriomotor; o período pré-operatório; o período operacional-concreto e, por fim, o período operacional-formal.

III. Do estágio sensório-motor ao projetivo, predominam as atividades de investigação, exploração e conhecimento do mundo social e físico. Permanece a subordinação a um sincretismo subjetivo. Neste estágio predominam as relações cognitivas da criança com o meio. O sincretismo é a principal característica do pensamento infantil.

IV. Signos e palavras são para as crianças um meio de contato social com outras pessoas. Signos são meios que auxiliam/facilitam uma função psicológica superior, sendo capazes de transformar o funcionamento mental. Dessa maneira, as formas de mediação permitem ao sujeito realizar operações cada vez mais complexas sobre os objetos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q483071 | Geografia, Globalização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Observe a seguir a descrição de uma das dimensões econômicas da globalização.

“Está associada à desregulamentação dos sistemas financeiros nacionais, à liberalização da circulação de capitais, ao desenvolvimento de novos serviços e novos mercados financeiros e ao movimento de fusões e aquisições.”

A definição anterior se refere a qual dimensão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q474340 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O folclore é uma das manifestações mais ricas da cultura popular. As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará dão a ideia perfeita da magia amazônica e da força vibrante das raízes culturais do homem da região. Neste estado, principalmente em cidades do interior, as lendas e mitos têm uma grande influência sobre o povo, que acredita na veracidade de suas histórias. “Basta um instante conversando com algum morador mais antigo para ser envolvido em uma aura mística.” Sobre as lendas e mitos do estado do Pará, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Caipora.

2. Matinta Perera.

3. Mapinguari.

4. Uirapuru.

( ) É uma pessoa velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguém, dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome. O seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. Pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais. Acredita-se que possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às suas vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.

( ) É um fantástico ser da mata. Tem o corpo todo coberto de pelos, com a aparência de um enorme macaco. Possui um único olho na testa e uma boca gigantesca que se estende até a barriga. Muito temido entre os caçadores e caboclos do interior do estado, costuma andar pela floresta emitindo gritos semelhantes aos desses homens. Mas se algum deles se aproxima, ataca-o e devora-o começando pela cabeça. Raramente, o caçador consegue sobreviver e, quando escapa, geralmente fica aleijado ou com marcas horríveis pelo corpo.

( ) É o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não consigam matá-los. Quando encontra um caçador no mato, ele começa a andar sem rumo certo até que o caçador se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa. Possui o corpo todo coberto de pelos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato e galopa pela floresta cumprindo sua missão. Costuma, também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam.

( ) Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O pássaro voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o pássaro voltou e cantou para sua amada. Canta sempre esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que este pássaro é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q474284 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao elaborar algumas reflexões didáticas contemporâneas sobre a dança na escola, Marques (2007) afirma que “tanto o corpo quanto a dança ainda estão cobertos por um mistério, um buraco negro que a grande maioria da população escolar ainda não conseguiu investigar, explorar, perceber, sentir, entender e criticar”. Segundo a referida autora, em sua obra “Dançando na escola”, qual o principal motivo que impede um desenvolvimento mais efetivo da dança como componente curricular efetivo na/da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q474335 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Cada contração do ventrículo esquerdo força uma onda de sangue através da aorta. Os vasos periféricos não permitem o “escoamento” do sangue para dentro do sistema arterial com a mesma rapidez com que é ejetado pelo coração. Assim sendo, a aorta distensível “armazena” parte do sangue; o que gera pressão dentro de todo o sistema arterial e faz com que uma onda de pressão se desloque da aorta até os ramos mais afastados da árvore arterial. Com relação à pressão arterial sistólica, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q383348 | Biologia, Botânica, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Os sais minerais são substâncias inorgânicas encontradas tanto em seres vivos quanto na matéria não viva. Nos seres vivos, desempenham funções variadas, segundo a especificidade de cada elemento mineral. Uma dessas funções, nos vegetais, é participar da constituição da molécula de clorofila, portanto, necessária à fotossíntese. O sal mineral, encontrado comumente na forma de íon nos seres vivos, e que determina a função anteriormente descrita, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q474291 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Localizado na fossa craniana posterior, recebe informações do meio externo através de impulsos que vêm dos músculos, das terminações táteis dos órgãos, dos canais semicirculares, cóclea e retina. É responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, da visão e da audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão nesta estrutura exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e com a postura corporal, trabalhando em conexão com o córtex cerebral e com o tronco encefálico.” A descrição se refere ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q389869 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Existem momentos na história de grupos sociais e de nações em que a busca do moderno ganha intensidade particular, exprimindo-se a partir de projetos que podem ter a face de planos econômicos e reformas políticas ou de propostas de renovação artística. [...] No Brasil, o Modernismo instaurou-se como um desses grandes movimentos culturais. Esse movimento tão importante emerge no contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.