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Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação SC

Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q326411 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Diferentes formas de participação da família exigem diferentes estratégias.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
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22Q329106 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.
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23Q320983 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

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24Q328652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.

Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto:

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25Q325449 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:
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26Q323516 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

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27Q319944 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
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28Q327778 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O Orientador Educacional é um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, nas reuniões do Conselho de Classe, oferecendo subsídios para uma melhor avaliação do processo educacional. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Aliado aos demais profissionais, trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível.

( ) Assim como os demais integrantes da equipe pedagógica escolar, questiona criticamente o currículo existente na escola, o currículo oculto, o aparelho político em todos os níveis, a forma e o conteúdo dos textos escolares e as condições de trabalho que caracterizam escolas específicas. ---

( ) Aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos pode contribuir muito para a organização e a dinamização do processo educativo.

( ) Integra todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: direção, equipe técnica, professores, alunos, funcionários e famílias, visando à construção de um espaço educativo ético e solidário.

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29Q326902 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A igualdade de condições para o acesso nem sempre é algo que esteja na esfera de abrangência da escola.” Entretanto, devemos lembrar que a escola pode canalizar as demandas e lutas sociais da comunidade em que está inserida. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? P.37
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30Q324538 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:
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31Q320361 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:
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32Q328322 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:
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33Q319576 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
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34Q328903 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

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35Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

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36Q321925 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, a chance de sucesso das crianças nos estudos é muito maior.” Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

Assim, são ações que a escola deve praticar, exceto:

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37Q320818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:
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38Q328271 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:
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39Q325781 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A capacidade de construir relações e estabelecer clima de confiança mútua com a equipe da escola e com a comunidade depende, sobretudo, de sua capacidade de comunicação”. Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I

 Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

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40Q320094 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:
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