Questões de Concursos Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES

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31Q561293 | Informática, Redes Cabeadas, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Em reunião realizada em um órgão estadual, foram identificadas algumas necessidades e requisitos em relação à sua infraestrutura de rede de computadores, conforme listado nos seguintes itens.

I Mudança da arquitetura e topologia atuais — Token Ring e Anel, respectivamente— para uma topologia mais tolerante a falhas, no caso de rompimento de um cabo de rede ligado a uma estação.

II Proteção adequada ao novo cabeamento da rede, em razão de, no prédio, haver diversas fontes de interferência eletromagnética.

III Transmissão de dados em alguns pontos da rede com velocidade de 1Gbps.

IV Implantação de proteção da rede interna contra invasões externas por meio da análise dos cabeçalhos IP.

V Recurso que permita intermediar o acesso da rede interna e da rede externa, funcionando também como filtro de conteúdo e cache.

VI Implantação de dispositivo de rede que permita gerenciar o tráfego entre as estações, segmentar a rede e realizar roteamento.

VII Implementação de serviços para transferência de arquivos, mensagens eletrônicas e de distribuidor de IPs para rede interna.

VIII Interligação que permita acessar redes de secretarias de outros órgãos, mesmo com arquitetura e topologia distintas.

Considerando as necessidades e os requisitos descritos nos itens acima, bem como a teoria sobre redes de computadores, julgue os itens de 68 a 79.

Caso a distância entre os pontos de rede a serem conectados, conforme descrito no item III, seja maior que 5 km, então, o uso de cabo de fibra óptica do tipo multimodo sem repetidores ou amplificadores de sinal atenderá plenamente os requisitos desse item.

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32Q319967 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

Inclui-se entre as ações previstas no PDE/2007 o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), aferido com base no rendimento dos alunos nos exames nacionais e nos indicadores do fluxo escolar.

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33Q625254 | Informática, Sistemas distribuídos, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos e ferramentas de informática, arquitetura cliente-servidor, Internet e intranet, julgue os itens de 86 a 97.

Uma das principais vantagens do modelo cliente-servidor é o seu funcionamento contínuo e ininterrupto, possibilitando, desse modo, que, na falha de conexão com um servidor, este possa ser substituído de imediato por outro de igual funcionalidade ou por outros servidores presentes em outros nós de uma rede ou da Internet.

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34Q636050 | Informática, Sistemas Operacionais, Especialista em Políticas Públicas, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

As chamadas de sistema são implementadas por meio do kernel do sistema operacional, cujos principais componentes são a gerência de processador e de memória, o sistema de arquivos e a gerência de entrada e saída.

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35Q526918 | Direito Processual Civil, Partes e procuradores, Analista Administrativo, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sujeitos da relação processual, julgue os próximos itens.

Se, no curso do processo, a coisa litigiosa for alienada sem o consentimento da outra parte, esse negócio é nulo, salvo se for admitido o ingresso do adquirente no processo, pois fazse necessária, para que se verifique a substituição voluntária da parte, a concordância do outro litigante com o ingresso desse adquirente.

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36Q326077 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A Emenda Constitucional n.º 14/1996, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), destinou recursos exclusivamente a esse nível de ensino.

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37Q321232 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação especial e indígena.

A educação escolar indígena deve adotar conteúdos curriculares comuns ao sistema educacional brasileiro, afirmar as identidades étnicas e valorizar as línguas e os conhecimentos dos povos indígenas, bem como favorecer a inclusão desses povos e atender as comunidades de municípios vizinhos a sua localização.

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38Q454228 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Analista Administrativo, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da jornada de trabalho, julgue os itens subseqüentes.

O trabalho extraordinário, assim como o noturno, enseja a remuneração da hora trabalhada com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal.

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39Q525365 | Direito Processual Civil, PROCESSO CAUTELAR, Analista Administrativo, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do processo cautelar, julgue os itens que se seguem.

A tutela cautelar não fica restrita às medidas típicas, podendo o juiz conceder legalmente outras medidas provisórias atípicas em nome do poder geral cautelar, quando houver fundado receio de que uma parte cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação, antes do julgamento da lide.

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40Q321206 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

Na atualidade, a EJA está centrada na alfabetização, em consonância com a meta de erradicação do analfabetismo no Brasil e com a clara política compensatória de reparação de injustiças sociais.

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