Questões de Concursos Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES

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61Q443762 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Contador, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca dos direitos e garantias fundamentais e das normas e princípios correlatos.

O direito de propriedade é limitado. Um exemplo dessa limitação é a previsão constitucional da desapropriação por interesse social.

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62Q607137 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

A administração de sistemas de informação e bibliotecas envolve atividades e interações internas e externas. Julgue os itens subsequentes, a respeito desse tema.

Do ponto de vista social, a natureza de uma biblioteca é determinada por suas relações externas, e seu desempenho é influenciado pelas relações internas.

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63Q327365 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

As fontes de recursos para financiamento da educação estabelecidas na LDB incluem os recursos originários da receita de impostos próprios da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

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64Q325318 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Caso criança ou adolescente necessite de internação hospitalar, é de responsabilidade dos estabelecimentos de saúde garantir condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável.

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65Q606432 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos à aplicação de tecnologias de informação e comunicação em bibliotecas.

Protocolo é um conjunto de formatos e procedimentos, estabelecido de comum acordo, que controla o intercâmbio de informações entre sistemas. A transmissão de dados na Internet baseia-se no protocolo OAI-PMH.

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66Q604541 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens que se seguem.

A CDU assemelha-se às classificações científicas, pois ambas adotam uma ordem taxonômica em que os fenômenos são isolados e possuem um lugar único em uma hierarquia de conceitos.

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67Q319735 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.

A ampliação do ensino fundamental para nove anos torna obrigatória a escolarização de crianças a partir dos seis anos de idade.

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68Q723793 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira atual, principalmente aspectos referentes à educação, julgue os itens seguintes.

É consenso entre educadores e pesquisadores que o maior problema da educação brasileira, nos dias atuais, é a falta de prédios para o funcionamento regular das escolas, do que decorre a urgente necessidade de se proceder à construção, em larga escala, de escolas no Brasil, nas cidades e nas zonas rurais.

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69Q324771 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao ensino médio, à EJA e à educação profissional e tecnológica.

A reforma curricular do ensino médio organizou o conhecimento escolar em duas grandes áreas: uma relativa ao campo técnico-científico e outra, ao campo do cotidiano da vida social, integrando os conhecimentos escolares formais e o saber popular.

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70Q324788 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE – Lei n./10.172/2001), julgue os itens seguintes.

O PNE, que possui força de lei, estabelece as diretrizes, metas e estratégias para a educação brasileira, por um período de dez anos, que orientam a elaboração dos respectivos planos decenais dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

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