Questões de Concurso Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF

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41 Q482668 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico. Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica como forma de entendimento de problemáticas ambientais de estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão ambiental, julgue os itens subseqüentes. As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.

42 Q322684 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem acerca da concepção liberal renovada progressivista.

O trabalho docente consiste em relacionar a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pela escola, favorecendo a ruptura com experiências pouco elaboradas.

44 Q811739 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao licenciamento ambiental, julgue os próximos itens. Quando ocorrer a superveniência de graves riscos ambientais e de saúde, ou a omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiaram a expedição da licença, ou ainda a violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou normas legais, pode o órgão ambiental competente modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença já expedida.

45 Q530854 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista de Desenvolvimento, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Na execução de uma obra, a duração de cada atividade pode ser diferente daquela prevista na elaboração do projeto; existem fatores que podem adiantar ou atrasar a duração de determinada atividade. A fim de se obter um planejamento mais confiável, por vezes, adota-se a metodologia PERT (program evaluation and review technique). Em relação a essa metodologia, julgue os itens a seguir.

A atividade fantasma é um artifício usado para identificar a dependência entre atividades, mas, por ser uma operação imaginária, não requer tempo.

47 Q320838 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Analista de Trânsito, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.

Segundo Max Weber, o processo de racionalidade burocrática permite o desvelamento da ideologia presente na ordem social vigente e na própria organização do trabalho pedagógico.

48 Q817804 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assisnte de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a princípios de organização e funcionamento escolar previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Com base no princípio da autonomia administrativa, cada escola pode estabelecer seu calendário, podendo, inclusive, reduzir, excepcionalmente, o número de horas letivas, para adequar-se a peculiaridades locais.

49 Q331506 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Pelas experiências anteriores, um engenheiro calcula que, para cavar o túnel de um viaduto, 100 operários igualmente eficientes deverão trabalhar durante 14 dias. Nessa situação, julgue os itens subsequentes. Considere que o túnel deva ser cavado em um terreno com muitos obstáculos, de forma que a produtividade dos operários seja igual à metade daquela calculada pelo engenheiro. Nesse caso, se o engenheiro dispuser de 20 dias para cavar o túnel, ele necessitará de mais de 135 operários com a mesma eficiência daqueles de suas experiências.

50 Q332827 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

Para fazer a reforma de um edifício, a empresa responsável contratou duas equipes de trabalhadores, propondo pagá-las proporcionalmente ao número de dias — homens que cada equipe empregaria na reforma. A tarefa foi realizada da seguinte maneira: a primeira equipe, com 12 homens, trabalhou durante 6 dias; a segunda, com 7 homens, trabalhou durante 4 dias. Ao final da reforma, a empresa pagou R$ 60.000,00 às duas equipes. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. Se a segunda equipe tivesse um homem a menos mas trabalhasse os mesmos 4 dias e se a quantia paga a cada equipe fosse dividida igualmente entre seus trabalhadores, então cada trabalhador da segunda equipe teria recebido R$ 2.500,00.
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