Início

Questões de Concursos Sejus ES

Resolva questões de Sejus ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q459225 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a direito penal.

Suponha que Joaquim, mentalmente são, praticou, em estado de inconsciência, um homicídio, advindo da ingestão excessiva, porém voluntária, de bebida alcoólica. Nessa situação, Joaquim deverá responder pelo homicídio e poderá ter a pena reduzida de um a dois terços.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q214396 | Medicina, Médico Psiquiatria, SEJUS ES, VUNESP

Homem de 25 anos refere que há 2 anos percebeu que a namorada estava com um comportamento estranho. Durante os encontros, ela passava a mão no cabelo quando estava mentindo. Ele suspeitava que ela estivesse se relacionando com um amigo deles e não tinha coragem de assumir. Paciente começou a investigar a vida da namorada em redes sociais da internet e checava o celular dela em busca de mensagens comprometedoras. A namorada negava as acusações, porém ele estava cada vez mais convicto de que era traído. Apesar de sua família confirmar a inveracidade da desconfiança, o paciente não se convencia. Há 1 ano, teve a certeza da sus- peita ao ouvir no rádio que estava sendo traído. No mesmo momento, terminou o namoro. Sentia muita vergonha, diz que as pessoas riam dele e o olhavam com desprezo. Relata que ouvia zombaria e comentários, como bem feito, você mereceu. Passou a se isolar dos amigos, e não saía de casa. Mãe relata que estranhava o comportamento do filho, pois às vezes chorava muito, ficava deitado o dia inteiro, alimentava-se pouco e não tomava banho. E outras vezes, ao longo de um mesmo dia, começava a falar sem parar, trocava de roupa e dizia que ia começar uma nova vida. Mãe relata que a desconfiança e o medo de comentários e olhares persistiam apesar de passar algumas semanas bem, isto é, não estava nem desanimado, nem acelerado, mas continuava desconfiado.

O diagnóstico correto para o caso clínico descrito é de transtorno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q459464 | Direito Penal, Do Crime, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos institutos relativos à parte especial do Código Penal, julgue os itens de 78 a 84. Suponha que Antônio, imputável, dono de mercearia, com a inequívoca intenção de matar Juarez, tenha induzido a erro Carla, imputável e empregada doméstica de Juarez, vendendo a ela arsênico em vez de açúcar, que ela ministrou na alimentação de Juarez, provocando a morte deste. Nessa situação, Antônio deve ser responsável pelo crime como autor mediato, e a empregada doméstica, Carla, deve ter excluída a ilicitude de sua conduta, incorrendo em erro de tipo essencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

124Q463242 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação penal extravagante e aos crimes definidos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. Suponha que um servidor público tenha solicitado de um particular vantagem indevida, com a finalidade de deixar de praticar ato de ofício a que estava obrigado, e que o particular não se tenha rendido à solicitação, denunciando o fato à autoridade policial competente. Nessa situação, independentemente das sanções administrativas cabíveis, o servidor não deve responder pelo crime de corrupção passiva, pois este somente se configura quando a solicitação do agente é atendida.
  1. ✂️
  2. ✂️

125Q442303 | Direito Constitucional, Administração Pública, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos agentes públicos, julgue os itens que se seguem. As normas constitucionais pertinentes às vantagens concedidas aos militares das Forças Armadas não se aplicam aos militares dos estados, do Distrito Federal e dos territórios.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q214397 | Medicina, Médico Psiquiatria, SEJUS ES, VUNESP

A confabulação é um fenômeno que pode ocorrer em quadros demenciais. Com relação à confabulação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q816761 | Legislação Federal, Lei n 9455 1997 Lei da Tortura, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da parte especial do Código Penal e das leis penais extravagantes, julgue os itens que se seguem. A lei que define a tortura comina pena mais grave na hipótese de a conduta resultar em morte. Assim, se, durante a tortura, o agente resolver matar a vítima, por exemplo, a tiros de revólver, deverá ser aplicada a lei especial.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q722393 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

A produção industrial capitalista no século XXI continua a se desenvolver a partir de dois grandes paradigmas criados no século passado: o fordismo e o toyotismo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem. O fordismo foi totalmente superado, em especial na China, onde a produção industrial se baseia inteiramente no conceito de garantias trabalhistas e sindicatos fortes.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q214337 | Medicina, Médico Psiquiatria, SEJUS ES, VUNESP

Assinale a alternativa que contém um critério de alta do serviço de emergência para o ambulatório após uma tentativa de suicídio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q460898 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação penal extravagante e aos crimes definidos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. O furto mediante fraude diferencia-se do estelionato, pois, no furto mediante fraude, o agente entrega a coisa voluntariamente, em razão de ter sido iludido, e, no estelionato, a fraude tem a finalidade de reduzir a vigilância da vítima, de forma a permitir a retirada da coisa.
  1. ✂️
  2. ✂️

132Q733282 | Direito Processual Penal, Prova, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do que preceituam as leis processuais quanto a prova, jurisdição, competência e prisão em flagrante, julgue os próximos itens. Considere que um preso custodiado em estabelecimento prisional pratique determinado crime, tendo, como testemunhas, unicamente os servidores penitenciários que se encontravam próximos ao local. Nessa situação, os servidores não poderão ser apresentados como testemunhas da acusação, pois os seus depoimentos não recebem valor probatório em razão de suspeição.
  1. ✂️
  2. ✂️

133Q558135 | Informática, Word, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Microsoft Word, julgue os itens subsequentes. O recurso Comentário é útil quando se está elaborando um documento de grande extensão no Word. Para se usar esse recurso, que permite incluir lembretes na posição atual do cursor, basta selecionar a opção Comentário no menu Inserir.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q815991 | Legislação Federal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação penal extravagante e aos crimes definidos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. De acordo com a Lei n.º 8.072/1990, são crimes hediondos, entre outros, o latrocínio, a extorsão mediante sequestro, a tortura, o tráfico ilícito de drogas e o estupro.
  1. ✂️
  2. ✂️

135Q460128 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das penas privativas de liberdade, julgue os itens a seguir. Para o ingresso do condenado no regime aberto, bastam a comprovação de aptidão física para o trabalho e a de oferta idônea de emprego ou a de condições para o trabalho autônomo.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q557477 | Informática, Linux Unix, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das etapas de instalação do sistema operacional Linux Fedora 10, julgue os itens a seguir. Por meio do processo de escolha de pacotes, o usuário pode selecionar software que já estão pré-compilados para o funcionamento com o Fedora 10.
  1. ✂️
  2. ✂️

137Q736939 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do inquérito policial e da ação penal e suas espécies, julgue os itens a seguir. De regra, a ação penal é pública e, excepcionalmente, será privada, mas, para tanto, é preciso que a própria lei assim o declare.
  1. ✂️
  2. ✂️

138Q214432 | Saúde Pública, Médico Psiquiatria, SEJUS ES, VUNESP

Com relação à vacina contra a gripe (vacina influenza), é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q812539 | Legislação Federal, Lei n 11343 2006 Lei de Drogas, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação à legislação penal extravagante e aos crimes definidos na parte especial do Código Penal, julgue os itens a seguir. De acordo com a legislação que tipifica o tráfico ilícito e o uso indevido de drogas, são consideradas entorpecentes aquelas capazes de produzir dependência física ou psíquica, constantes nas relações publicadas em conjunto com a lei específica, por esta constituir norma penal em branco.
  1. ✂️
  2. ✂️

140Q432145 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos fundamentais, julgue os itens a seguir. O Brasil, por ser um país laico, não tem religião oficial, sendo assegurada constitucionalmente a inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença, bem como o livre exercício dos cultos religiosos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.