Início

Questões de Concursos Senado Federal

Resolva questões de Senado Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q745644 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Nos EUA, os programas de ajuda alimentar começaram a funcionar na década de 30 do século passado com o objetivo de minorar a fome causada pelo desemprego e incentivar a demanda de alimentos. O mais importante desses programas é o Food Stamps, em que as famílias pobres recebem selos que permitem a compra de alimentos. Esse programa atendeu 17 milhões de pessoas em 2000 nos EUA. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O custo desse programa é muito menor que outros programas de apoio à agricultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

922Q424745 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Com base na disciplina constitucional vigente relativa ao estado de defesa, julgue os seguintes itens.

É possível o controle jurisdicional sucessivo sobre a conduta dos executores das medidas determinadas pelo decreto de estado de defesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

923Q181836 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

Assinale a alternativa correspondente a uma linguagem de programação nativa do AutoCAD.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q460527 | Direito Penal, Do Crime, Policial Legislativo Federal, Senado Federal, FGV

No tocante aos crimes contra o patrimônio, atento à jurisprudência majoritária dos Tribunais Superiores, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q184877 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

O instrumento de laboratório usado para calcular a densidade relativa de um sólido ou líquido é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

927Q456268 | Direito Eleitoral, Elegibilidade e Inelegibilidade, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

João, servidor público da Fundação Hospitalar de Belo Horizonte – MG, virá a ser escolhido por convenção do Partido Azul (PA) como candidato a deputado estadual, sendo-lhe atribuído o número 12.321. Nesse pleito, também concorrerá, para o mesmo cargo, um candidato com número 14.312. Considerando que o art. 15, inciso III, da Lei n.o 9.504, de 1997, determina que os candidatos às Assembléias Legislativas concorrerão com o número do partido ao qual estiverem filiados, acrescido de três algarismos à direita, julgue os itens que seguem.

O pedido de registro da candidatura de João deverá ser feito pelo PA e dirigido ao TRE de MG, mas, caso o PA não efetue a solicitação do registro no prazo previsto na legislação eleitoral, João terá o direito de requerer pessoalmente o registro.

  1. ✂️
  2. ✂️

928Q816785 | Legislação Federal, Lei 9615 1998, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Nos últimos vinte anos, no Brasil, houve um grande movimento de revisão da legislação referente ao desporto. O ciclo de debates intitulado Panorama do Esporte Brasileiro, promovido pela Câmara dos Deputados, os trabalhos da Comissão de Reformulação dos Desportos, os encontros e debates que antecederam a elaboração da Lei Zico e, posteriormente, da Lei Pelé permitiram análises de temas como profissionalismo, espetáculos desportivos e consumidores, direito de arena, clube-empresa, entre outros. Acerca da legislação pertinente ao desporto, julgue os itens a seguir.

Se uma editora publica, com finalidade comercial, álbum de figurinhas dos mais expressivos jogadores profissionais brasileiros, então, nesse caso, não é necessária a autorização dos jogadores para a reprodução de suas imagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

929Q456640 | Direito Eleitoral, Elegibilidade e Inelegibilidade, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Carlos, conhecido pelos amigos e companheiros de trabalho como Carlinhos, é servidor da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e candidatou-se ao cargo de vereador do município de Pelotas – RS. Julgue os itens abaixo, com relação a essa candidatura.

Se Carlos tivesse concorrido para o cargo de prefeito e houvesse sido eleito, então ele deveria ser afastado do seu cargo na ANATEL, devendo o período de afastamento ser contado como tempo de serviço para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

930Q732969 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Observando as regras estabelecidas pelo CPP e a situação apresentada no texto CE-II, julgue os itens em seguida.

Se Lauro, sem que se soubesse da existência do crime, espontaneamente se apresentou perante a autoridade policial dez horas após o seu cometimento, não deveria ser preso em flagrante.

  1. ✂️
  2. ✂️

931Q424508 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Com base na disciplina constitucional vigente relativa ao estado de sítio, julgue os itens subseqüentes.

Em tese, no caso de estado de sítio decretado em face de declaração de estado de guerra ou de resposta a agressão armada de Estado estrangeiro, todas as garantias constitucionais poderão ser restringidas, desde que presente a necessidade de eficácia da medida e que as restrições tenham sido objeto de deliberação por parte do Congresso Nacional no momento de autorização da medida. Além disso, referidas restrições devem estar presentes, expressamente, no decreto presidencial.

  1. ✂️
  2. ✂️

932Q721000 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que a renda familiar per capita pode ser utilizada como um indicador aproximado de pobreza, julgue os itens abaixo.

Ao longo dos últimos anos tem havido um aumento no nível de pobreza, revertendo completamente os ganhos obtidos após o Plano Real e atingindo os mesmos patamares observados no início da década de 60 do século passado.

  1. ✂️
  2. ✂️

933Q816299 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

As operações urbanas consorciadas estão estabelecidas no Estatuto da Cidade como um dos instrumentos de política urbana. Acerca desse instrumento, julgue os itens que se seguem.

Os certificados de potencial adicional de construção podem ser livremente negociados, mas conversíveis em direito de construir unicamente na área objeto da operação.

  1. ✂️
  2. ✂️

934Q424156 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito dos instrumentos de proteção do Estado, julgue os itens a seguir.

Mediante solicitação do Congresso Nacional, a União poderá intervir em quaisquer dos estados federados para garantir o livre exercício do Poder Legislativo estadual.

  1. ✂️
  2. ✂️

935Q746991 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Com fundamento no Acordo da Basiléia, julgue os itens abaixo.

Com a introdução das regras do acordo no Brasil, o risco operacional de uma instituição financeira passa a ser medido sobre o volume de recursos captados, de terceiros, e não mais sobre os tipos de aplicações feitas com o capital.

  1. ✂️
  2. ✂️

936Q184583 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

De acordo com a NBR 8036, o número mínimo de sondagens à percussão a ser realizado para uma edificação cuja projeção da área construída igual a 1200m2 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q458298 | Direito Empresarial e Comercial, Título de Crédito, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Determinado cheque foi emitido em Brasília, no dia 1.o/9/2001, contra agência bancária local, mas com data de 10/12/2001. O título somente foi apresentado ao sacado, para pagamento, no dia 17/1/2002. Nessa situação,

contagem do prazo prescricional da ação executiva com base nesse cheque será iniciada a partir da apresentação desse título ao banco, no dia 17/1/2002.

  1. ✂️
  2. ✂️

938Q185198 | Máquinas Elétricas, Engenheiro Elétrico, Senado Federal, FGV

Um empreendedor notou que algumas máquinas encomendadas para a indústria que construía não seriam entregues na data da inauguração. Devido a isso, suspendeu a encomenda de um dos três transformadores monofásicos que alimentam a indústria. Sabendo-se que a configuração do banco de transformadores é delta-delta, o percentual da potência fornecida para a indústria na falta desse transformador, em relação aos três transformadores, é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q184446 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

A energia de deformação acumulada em uma viga engastada e livre, de comprimento L, módulo de elasticidade E, momento de inércia J e submetida a um carregamento distribuído de intensidade q é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q424075 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

A Carta Magna de 1988 caracteriza-se por, entre outros aspectos, descentralizar as competências administrativas, restabelecendo e aprofundando espaços de autonomia retirada durante o regime militar. Considerando os dispositivos dessa Carta referentes à competência legislativa, julgue os itens subseqüentes.

A União poderá, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.