Início

Questões de Concursos TCE AM

Resolva questões de TCE AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q110354 | Governança de TI, Conceitos Básicos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Sobre outsourcing de TI, considere:

I. Estratégia de outsourcing é o portfolio de planos de ação de sourcing que, especificamente, mostra onde a empresa está e onde necessita estar dentro de um período, em relação à provisão de serviços, aos serviços que serão providos interna e externamente, às localidades onde serão fornecidos e à quantidade de mudanças que serão necessárias.

II. A definição de uma estratégia de outsourcing pode se basear nos modelos de outsourcing de TI The eSourcing Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) e The eSourcing Capability Model for Client Organizations (eSCM-CL).

III. Alguns dos fatores que levam uma empresa a terceirizar a TI são: necessidade de focar no negócio principal, aumento da complexidade da TI (que exige novos especialistas), aumento do custo interno da TI (que precisa ser reduzido) e aumento dos riscos (nesse caso, é preferível transferi-los).

IV. Em alguns casos, a empresa decide por terceirizar tudo, às vezes com mais de um fornecedor. Há outros casos em que, em função da distribuição geográfica da empresa, serviços locais similares aos de outras localidades são operados por fornecedores distintos. Dependendo da extensão da terceirização, a organização de TI, sua estrutura e as competências necessárias podem ser alteradas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q627463 | Informática, Tipos de Ataque, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

São, respectivamente, um tipo de ataque ativo e um tipo de ataque passivo à segurança das redes de computadores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q39414 | Direito Constitucional, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

Suponha-se que a constituição de determinado Estado federal estabeleça as seguintes condições para sua reforma:

a. iniciativa do chefe de Estado, de um terço dos membros de qualquer das casas de seu legislativo nacional bicameral ou de uma parcela dos legislativos dos entes federados, exigida neste caso representação percentual mínima da população de cada proponente.
b. votação em dois turnos, em cada Casa do legislativo nacional, considerando-se aprovada se obtiver o voto da maioria absoluta dos membros em cada turno de votação.
c. intervalo mínimo de 2 anos entre as reformas constitucionais.
d. impossibilidade de reforma durante a vigência de intervenção federal ou de estados excepcionais de vigência de normas restritivas de direitos. 
e. enumeração de matérias em relação às quais é vedada a atuação do poder de reforma.

Diante desse quadro, é correto afirmar que a Constituição brasileira, comparativamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q629251 | Informática, COBIT, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

O modelo de controle definido pelo COBIT NÃO estabelece

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q432400 | Direito Constitucional, Nova Constituição e o Direito Anterior, Auditor, TCE AM, FCC

Editada determinada lei ordinária sob a vigência de certa Constituição, sobrevindo nova Constituição, a lei ordinária em questão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q39393 | Controle Externo, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

Exercer a vigilância quanto à acumulação de cargos dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas compete, nos termos do seu Regimento Interno, ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q108513 | Programação, JavaScript, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Em JavaScript, um objeto Array é usado para armazenar vários valores em uma única variável. Sobre a criação de objetos Array em JavaScript, considere:

I. var nomes=new Array();
nomes[0] ="Ana";
nomes[1] ="Pedro";
nomes[2] ="Jorge";

II. var nomes=new Array("Ana","Pedro","Jorge");

III. var nomes= ["Ana","Pedro","Jorge"];

IV. String nomes[3] = new String["Ana","Pedro","Jorge"];

Uma forma correta de criar um objeto Array chamado nomes que armazena o nome de três pessoas, pode ser encontrada em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q357380 | Contabilidade Geral, Receita Pública, Auditor, TCE AM, FCC

Quanto à origem, as receitas públicas poderão ser classificadas como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q109104 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo, TCE AM, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte, que trata das impressões recolhidas, em 1900, pelo político, diplomata e historiador brasileiro Joaquim Nabuco, acerca de uma viagem que acabara de fazer aos Estados Unidos.


Imagem 002.jpg
 

Entre os traços americanos apontados no texto por Joaquim Nabuco encontram-se estes três:
 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q107696 | Informática, Conceitos Básicos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

O modelo conceitual de dados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q39423 | Direito Financeiro, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

NÃO existe vedação em operação de crédito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q39432 | Direito Civil, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q39412 | Direito Constitucional, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

Sobre nacionalidade, cidadania e direitos políticos, à luz da Constituição da República, considere:

I. Plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de democracia participativa, por viabilizarem participação direta do cidadão no exercício do poder, que também é exercido indiretamente, pelos representantes eleitos pelo povo.
II. A soberania popular é exercida, entre outros mecanismos, pelo voto obrigatório, direto e secreto, com valor igual para todos, razão pela qual este não pode ser abolido do texto constitucional, funcionando como limite material à atuação do poder de reforma da Constituição.
III. Não se admite sequer por lei o estabelecimento de diferenças entre brasileiros natos e naturalizados, à exceção daquelas previstas na Constituição, como quando esta reserva o preenchimento de determinados cargos a brasileiros natos ou, então, quando permite a extradição de brasileiros naturalizados, mas não a de brasileiros natos.
IV. Perderá a nacionalidade e os direitos políticos o brasileiro que tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial transitada em julgado, o que pode ocorrer em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q521993 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Auditor, TCE AM, FCC

Os papéis de trabalho

I. não são de propriedade exclusiva do auditor, que deverá entregá-los à administração da entidade auditada após o final de seus trabalhos, para que esta possa avaliar o seu conteúdo;

II. podem ser utilizados para fins legais, além de serem indispensáveis à realização da auditoria, pois constituem meio de prova para consubstanciar as conclusões do relatório do auditor;

III. devem registrar informações relativas ao planejamento da auditoria, aos procedimentos a serem adotados, à oportunidade e extensão dos mesmos;

IV. permanentes têm utilidade apenas em relação a um determinado exercício da entidade auditada, como é o caso dos extratos bancários e mapas de inventários.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q537974 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

Considere:

 I. Trata-se de um dispositivo eletromecânico que permite o acionamento de mais de um cenário de iluminação a partir de um mesmo pulsador simples.

II. Seu objetivo é alterar o estado ou posição dos contatos quando em sua bobina é aplicada uma tensão através de um pulso mínimo de 100 m.

 III. Pode ser utilizado como alternativa para ligações de interruptores paralelos e intermediários, trazendo economia no dimensionamento de condutores, pois o circuito de comando não requer mais que dois cabos de 0,5 mm2.

I, II e III referem-se a, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q110716 | Programação, XML, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Considere o documento XML bem formatado a seguir:

Imagem 006.jpg


Sobre o documento apresentado, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q39410 | Direito Constitucional, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

Será compatível com a Constituição da República legislação estadual que, ao dispor sobre o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, estabeleça que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q109814 | Engenharia de Software, Orientação a Objetos, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Sobre a orientação a objeto é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q110925 | Português, Coesão e coerência, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE AM, FCC

Texto associado.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte, que trata das impressões recolhidas, em 1900, pelo político, diplomata e historiador brasileiro Joaquim Nabuco, acerca de uma viagem que acabara de fazer aos Estados Unidos.


Imagem 002.jpg

É necessário corrigir a má estruturação da seguinte frase:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q39392 | Controle Externo, Analista Técnico de Controle Externo, TCE AM, FCC

Inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário podem ser realizadas pelo Tribunal de Contas por iniciativa de Comissão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.