Início

Questões de Concursos TCE AP

Resolva questões de TCE AP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q222162 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Procurador, TCE AP, FCC

Ao final do procedimento licitatório instaurado para alienação de ativos mobiliários do Estado, foi constatada a inobservância de regra legal específica que exigia a elaboração de dois laudos de avaliação dos ativos cujo leilão se levou a efeito. O lance vencedor, no entanto, foi sensivelmente superior ao valor indicado no único laudo de avaliação. Nesse caso, caberá a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q225773 | Direito Financeiro, A Despesa Pública, Procurador, TCE AP, FCC

Se a despesa total com pessoal exceder a 95% do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, NÃO será vedado ao Poder ou órgão referido nesta Lei que houver incorrido no excesso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q220641 | Direito Administrativo, Previsão Constitucional e Responsabilidade Civil, Procurador, TCE AP, FCC

Nos termos do que dispõe o artigo 37, parágrafo 6o da Constituição Federal, no que concerne à responsabilidade civil do Estado, este responde sob a modalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q437599 | Direito Constitucional, Diversos, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Os Estados-Membros da Federação podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais. A afirmação apresentada, segundo a disciplina constitucional relacionada à organização político-administrativa, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q418195 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Em matéria de prescrição, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q470259 | Direito Tributário, Garantias e privilégios do crédito tributário, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

A imunidade tributária

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q818745 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Procurador, TCE AP, FCC

No tocante aos atos de improbidade praticados por agentes públicos, é correto assegurar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q430167 | Direito Constitucional, Disposições Gerais, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Sobre a disciplina constitucional dos precatórios, considere:

I. o credor pode, se houver previsão, e na forma de lei estadual, entregar os créditos em precatórios para compra de imóveis públicos do respectivo ente federado.

II. é admitido o fracionamento de precatório como forma de transformar o crédito em dois créditos, para que um deles seja caracterizado como de pequeno valor para fins de pagamento imediato.

III. é admitido o fracionamento de precatório de débitos de natureza alimentícia cujos titulares tenham 60 anos de idade ou mais na data de sua expedição, para pagamento preferencial até o valor equivalente ao triplo daquele definido em lei como de pequeno valor, devendo o restante ser pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

IV. é vedada a cessão de créditos em precatórios a terceiro sem a concordância do devedor e sem lei complementar que defina a forma como se fará esta cessão.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q107494 | Direito Administrativo, Licitação, Analista de Controle Externo Controle Externo, TCE AP, FCC

O Estado concedeu a particular exploração de rodovia, mediante procedimento licitatório no qual se sagrou vencedor o licitante que ofereceu o maior valor pela outorga da concessão, paga em parcelas anuais (ônus de outorga), tendo o Poder Concedente fixado a tarifa (pedágio) no momento da assinatura do contrato e assegurado, contratualmente, o seu reajuste anual. No curso da concessão, o Estado decidiu reduzir o valor do pedágio, alegando que o mesmo estaria onerando demasiadamente os usuários. A conduta do Estado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q221101 | Direito Constitucional, Tribunal de Contas da Uniãoe Fiscalização Contábil, Procurador, TCE AP, FCC

No âmbito da análise de prestação de contas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso ? SENAR/MT, perante o Tribunal de Contas da União ? TCU, foram suscitadas irregularidades referentes à aquisição de veículo de "modelo demasiadamente sofisticado, sem justificativa de necessidade e adequação às características exigidas". A aquisição teria custado R$ 146.500,00 ao ente, tendo contudo restado demonstrado que havia outros modelos no mercado que poderiam atender, pela metade do preço, aos requisitos de luxo e conforto exigidos. O Tribunal, ao final, decidiu pela aplicação de multa aos responsáveis pela despesa (Acórdão no 3441/2010 ? 1a Câmara, TC 012.289/2005-6, Rel. Min. Marcos Bemquerer Costa, in Informativo de Jurisprudência sobre Licitações e Contratos no 20).

A decisão do TCU
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q223675 | Direito Processual Civil, Ação Civil Pública, Procurador, TCE AP, FCC

A ação civil pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q460840 | Direito Penal, Do Crime, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Denomina-se tipicidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q422052 | Direito Civil, Pessoas, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q109764 | Controle Externo, Analista de Controle Externo Controle Externo, TCE AP, FCC

Tendo em vista que as normas da Constituição Federal se aplicam, no que couber, aos Estados da Federação, bem como diante da Constituição Estadual do Amapá, é requisito para nomeação dos Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q224460 | Direito Constitucional, Presidente da República, Procurador, TCE AP, FCC

Sobre a disciplina constitucional relativa ao exercício do cargo e às atribuições de Presidente e Vice-Presidente da República, considere:

I. A ausência do Presidente e do Vice-Presidente da República do País por prazo superior a 15 (quinze) dias somente é possível mediante licença do Congresso Nacional, sob pena de perda do respectivo cargo.

II. A Constituição admite a delegação de competência do Presidente da República para conceder indulto e comutar penas.

III. Compete privativamente ao Presidente da República dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da Administração federal, podendo implicar a extinção, porém não a criação, de órgãos públicos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q645207 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Um dos primeiros passos para efetuar a contagem por pontos de função de um sistema, é definir o tipo de contagem que será efetuado. Esses tipos se dividem em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q414403 | Direito Ambiental, Procurador, TCE AP, FCC

A licitação para a concessão florestal, nos termos da Lei nº 11.284/2006,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q728558 | Direito Financeiro, Despesa obrigatória de caráter continuado, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Despesa pública obrigatória de caráter continuado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q621677 | Informática, Redes ATM, Analista de Controle Externo, TCE AP, FCC

Considere as seguintes características:

I. Taxa de transferência variável.

II. Destinada a tráfego que não pode ter qualquer tipo de atraso.

III. Um dos SLAs é a taxa de transferência de rajada.

Dentre as classes de QoS oferecidas pelas redes ATM, as características apresentadas pertencem à classe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q439150 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador, TCE AP, FCC

Lei estadual que disponha sobre procedimento em matéria processual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.