Início

Questões de Concursos TCE GO

Resolva questões de TCE GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q533496 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Os bueiros são elementos de drenagem que servem para transportar a água de um lado para o outro da estrada ou favorecer a livre passagem das drenagens naturais permanentes (córregos) ou temporárias (enxurradas). Podem ser construídos de tubos de concreto, alvenaria, entre outros materiais. Em qualquer caso, nas estradas vicinais de terra, o seu topo deverá estar posicionado abaixo do leito da estrada a uma profundidade mínima de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q107540 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Controle Externo Orçamento e Finanças, TCE GO, FCC

Durante uma greve dos funcionários em junho de 20x0, cuja pauta envolvia a exigência de reposição salarial para variação inflacionária acumulada nos últimos 5 anos, o prefeito do município de Cruzeiro do Leste resolveu conceder um reajuste dos salários para os funcionários na ordem de 20%. Em consulta ao Secretário da Fazenda, verificou que o reajuste não comprometeria o limite legal previsto para despesas com pessoal para o período. Ao ser consultado sobre os procedimentos legais a serem tomados, o Procurador Jurídico informou que o Sr. Prefeito deveria elaborar um :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q110386 | Controle Externo, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Com relação aos princípios de controle externo da Administração Pública, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q109885 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.
Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo.

Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filósofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento.

Última das “barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo.

Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade.

O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas - igualmente importante - contra a ansiedade e temores que geram.

Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono - na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

Atente para o que se afirma abaixo.

I. No segmento Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo (3o parágrafo), uma vírgula pode ser acrescentada imediatamente após "métodos” sem prejuízo da correção e do sentido.

II. O segmento e aparentemente inócua (4o parágrafo) pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção.

III. Sem prejuízo da correção e do sentido, as vírgulas que isolam o segmento para usar a expressão de Marx podem ser suprimidas. (3o parágrafo)

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q110022 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Considerando-se a correção da frase e o contexto, o termo sublinhado pode ser substituído pelo que vem entre parênteses em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q109291 | Direito Constitucional, Câmara dos Deputados, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Considere os seguintes atos:

I. aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha de Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República.
II. autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice- Presidente da República e os Ministros de Estado.
III. proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa.
IV. fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

De acordo com a Constituição Federal, compete privativamente à Câmara dos Deputados, os atos indicados APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q110574 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.
O conceito de indústria cultural foi criado por Adorno e Horkheimer, dois dos principais integrantes da Escola de Frankfurt. Em seu livro de 1947, Dialética do esclarecimento, eles conceberam o conceito a fim de pensar a questão da cultura no capitalismo recente. Na época, estavam impactados pela experiência no país cuja indústria cultural era a mais avançada, os Estados Unidos, local onde os dois pensadores alemães refugiaram-se durante a Segunda Guerra.
Segundo os autores, a cultura contemporânea estaria submetida ao poder do capital, constituindo-se num sistema que englobaria o rádio, o cinema, as revistas e outros meios - como a televisão, a novidade daquele momento -, que tenderia a conferir a todos os produtos culturais um formato semelhante, padronizado, num mundo em que tudo se transformava em mercadoria descartável, até mesmo a arte, que assim se desqualificaria como tal. Surgiria uma cultura de massas que não precisaria mais se apresentar como arte, pois seria caracterizada como um negócio de produção em série de mercadorias culturais de baixa qualidade. Não que a cultura de massa fosse necessariamente igual para todos os estratos sociais; haveria tipos diferentes de produtos de massa para cada nível socioeconômico, conforme indicações de pesquisas de mercado. O controle sobre os consumidores seria mediado pela diversão, cuja repetição de fórmulas faria dela um prolongamento do trabalho no capitalismo tardio.
Muito já se polemizou acerca dessa análise, que tenderia a estreitar demais o campo de possibilidades de mudança em sociedades compostas por consumidores supostamente resignados.O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. Mas o conceito passou a ser muito utilizado, até mesmo por quem diverge de sua formulação original. Poucos hoje discordariam de que o mundo todo passa pelo "filtro da indústria cultural", no sentido de que se pode constatar a existência de uma vasta produção de mercadorias culturais por setores especializados da indústria.
Feita a constatação da amplitude alcançada pela indústria cultural contemporânea, são várias as possibilidades de interpretá-la. Há estudos que enfatizam o caráter alienante das consciências imposto pela lógica capitalista no âmbito da cultura, a difundir padrões culturais hegemônicos. Outros frisam o aspecto da recepção do espectador, que poderia interpretar criativamente - e não de modo resignado - as mensagens que lhe seriam passadas, ademais, de modo não unívoco, mas com multiplicidades possíveis de sentido.

(RIDENTI, Marcelo. Indústria cultural: da era do rádio à era da informática no Brasil. In: Agenda brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 292 a 301)

O próprio Adorno chegou a matizá-la depois. (3o parágrafo)

... são várias as possibilidades de interpretá-la
. (4o paragrafo)

... as mensagens que lhe seriam passadas... (4o parágrafo)

Os pronomes destacados acima referem-se, no contexto, respectivamente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q39683 | Direito Administrativo, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Breno, servidor público federal e chefe de repartição pública na área aduaneira, permitiu, dolosamente, que empresa privada exploradora de atividade portuária enriquecesse ilicitamente, o que ocasionou inequívoco prejuízo aos cofres públicos. Nesse caso, e nos termos da Lei nº 8.429/1992, Breno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q459581 | Direito Penal, DIREITO PENAL PARTE ESPECIAL, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

João, funcionário público, exigiu de Paulo a quantia de R$ 10.000,00 para dar andamento a processo administrativo de seu interesse. Paulo recusou-se a pagar a referida quantia e comunicou o ocorrido ao superior hierárquico de João. Nesse caso, João cometeu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q465845 | Direito Tributário, Crédito tributário, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

O Código Tributário Nacional elenca as hipóteses de extinção do crédito tributário. Sobre esta matéria, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q108986 | Português, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões

de números 9 a 13.

Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso

uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente

em jogo.

Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do

sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada.

Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filósofos

que apontavam para a sua irrelevância na busca do

conhecimento.

Última das "barreiras naturais", para usar a expressão de

Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono

não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e

existem métodos e motivações para destruí-lo.

Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente

o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes

durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma

figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o

sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A

ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de

prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera

condição adiada ou diminuída de operacionalidade.

O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento

da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e

vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade

para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do

estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade

de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros

perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos

membros da comunidade é oferecer segurança para os que

dormem, não apenas contra perigos reais, mas ? igualmente

importante ? contra a ansiedade e temores que geram.

Diversos pressupostos fundamentais a respeito da

coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão

do sono ? na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança,

entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

O termo cujo sentido no contexto reflete o ponto de vista do autor do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q538578 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Os estados limites a se considerar no cálculo das estruturas de concreto são o último e o de serviço. Considera-se estado limite de serviço

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q109275 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Considere as afirmativas a seguir:

I. Tesauros são vocabulários controlados formados por termos-descritores semanticamente relacionados que atuam como instrumentos de controle terminológico. Os tesauros podem ser estruturados hierarquicamente (gênero-espécie e todo-parte) e associativamente (aproximação semântica).
II. Os tesauros não são utilizados somente pelos especialistas da informação, no momento da indexação, mas também por usuários da informação, no momento da busca de documentos.

Ocorre que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q107509 | Biblioteconomia, Analista de Controle Externo Gestão do Conhecimento, TCE GO, FCC

Na avaliação de coleções, aqueles métodos que vão enfocar o conteúdo da coleção e sobre eles lançar um julgamento de valor, diagnosticando sua boa ou má qualidade, são conhecidos como métodos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q110338 | Português, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 9 a 13.

Não surpreende que, em todo lugar, esteja em curso uma corrosão do sono, dada a dimensão do que está economicamente em jogo. Já em meados do século XVII, a incompatibilidade do sono com noções modernas de produtividade passou a ser notada. Descartes, Hume e Locke foram apenas alguns dos filó- sofos que apontavam para a sua irrelevância na busca do conhecimento. Última das "barreiras naturais", para usar a expressão de Marx, à completa realização do capitalismo "24 horas", o sono não pode ser eliminado. Mas pode ser arruinado e despojado, e existem métodos e motivações para destruí-lo. Pesquisas recentes mostram que cresce exponencialmente o número de pessoas que acordam uma ou mais vezes durante a noite para verificar mensagens ou informações. Uma figura de linguagem recorrente e aparentemente inócua é o sleep mode [modo de hibernação], inspirada nas máquinas. A ideia de um aparelho em modo de consumo reduzido e de prontidão transforma o sentido mais amplo do sono em mera condição adiada ou diminuída de operacionalidade. O dano ao sono é inseparável do atual desmantelamento da proteção social em outras esferas. Estado mais privado e vulnerável de todos, o sono depende crucialmente da sociedade para se sustentar. Um dos exemplos vívidos da insegurança do estado de natureza no Leviatã de Thomas Hobbes é a vulnerabilidade de um indivíduo adormecido diante dos inúmeros perigos de cada noite. Assim, uma obrigação rudimentar dos membros da comunidade é oferecer segurança para os que dormem, não apenas contra perigos reais, mas ? igualmente importante ? contra a ansiedade e temores que geram. Diversos pressupostos fundamentais a respeito da coesão das relações sociais se aglutinam em torno da questão do sono ? na reciprocidade entre vulnerabilidade e confiança, entre exposição e proteção.

(Adaptado de: Revista Piauí. Ed. 96, 09/14)

A flexão do verbo destacado encontra justificativa no segmento sublinhado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q428574 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Procurador do Ministério Público, TCE GO, ESAF

Sobre o sistema de controle interno da União, é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q161083 | Contabilidade Geral, Auditor, TCE GO, ESAF

Entre as classificações da despesa, utilizadas na elaboração da lei orçamentária anual, destacam-se a classificação institucional, funcional e programática. Com relação à utilização dessas classificações no Brasil, indique a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q638523 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Considere as condições:

I. Exclusão mútua.

II. Posse e espera.

III. Não preempção.

IV. Espera circular.

Ocorrerá deadlock se estiverem presentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q108608 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Controle Externo Gestão de Pessoas, TCE GO, FCC

Texto associado.

Imagem 002.jpg

Está clara e correta a redação deste livre comentário que se faz sobre o texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q110435 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Determinada empresa está implantando um novo modelo de gestão, onde a carreira e a remuneração dos funcionários será por competências. A empresa sabe que nesse modelo

I. estão presentes conhecimentos aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis.

II. o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands), se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos.

III. o crescimento das pessoas na organização ocorre por tempo de casa.

IV. o conceito de Espaço Ocupacional relaciona-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação.

Está correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.