Início

Questões de Concursos TCE PR

Resolva questões de TCE PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q605005 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

Segundo NOCETTI (1980), embora nem todos os serviços de DSI apresentem os mesmos roteiros de operacionalização e produção, existem certas etapas comuns. Estas etapas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q431581 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Considere a seguinte Ementa: Intervenção federal. Representação do Procurador-Geral da República. Distrito Federal. Alegação da existência de largo esquema de corrupção. Envolvimento do ex-governador, deputados distritais e suplentes. Comprometimento das funções governamentais no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo. Fatos graves objeto de inquérito em curso no Superior Tribunal de Justiça. Ofensa aos princípios inscritos no art. 34, inc. VII, “a”, da CF. Adoção, porém, pelas autoridades competentes, de providências legais eficazes para debelar a crise institucional. Situação histórica consequentemente superada à data do julgamento. Desnecessidade reconhecida à intervenção, enquanto medida extrema e excepcional. Pedido julgado improcedente. A análise da referida ementa leva à conclusão de que se trata de uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q106209 | Controle Externo, Analista de Controle, TCE PR, FCC

A verificação de desvio de finalidade enseja o julgamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q104942 | Direito Empresarial e Comercial, Analista de Controle, TCE PR, FCC

A microempresa ou empresa de pequeno porte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q534581 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

A presença de ferro e manganês na água distribuída à população causa sérios inconvenientes, como, por exemplo, o sabor desagradável da água para consumo, o favorecimento de depósitos e incrustações e o possível aparecimento de bactérias ferruginosas. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta tratamento recomendado para águas em que a concentração de ferro e manganês seja alta (superior a 0,5 mg/L).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q602942 | Biblioteconomia, Documentação e Finalidades Jurídicas, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

ROBREDO (1978) também assinala que a documentação tem como finalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q104527 | Direito Tributário, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Texto associado.

Atendendo a erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, quanto à matéria de fato, a lei pode autorizar a autoridade administrativa a conceder, por despacho fundamentado,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q529007 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Com referência à programação de obras por meio do cálculo da rede PERT/CPM, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q410232 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Quanto às espécies de atos administrativos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q106469 | Engenharia Civil, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Segundo o Manual rodoviário de conservação, monitoramento e controle ambientais do DNIT, licença é o certificado expedido pelo órgão ambiental responsável, a requerimento do empreendedor, atestatório de que o empreendimento ou atividade está em condições de ter prosseguimento do ponto de vista de proteção ao meio ambiente. São tipos de licença: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO). Considere:
I. A Licença Prévia (LP) é expedida na fase inicial do planejamento da atividade.

II. A Licença de Operação (LO) é expedida com base no projeto executivo e autoriza o início das obras pelo empreendedor, subordinando-as a condições de construção e operação.

III. A Licença de Instalação (LI) é fundamentada em informações prestadas pelo empreendedor, especifica as condições básicas a serem atendidas durante a implantação e operação do empreendimento. Sua concessão implica compromisso do empreendedor de manter o projeto final compatível com as condições do deferimento.

IV. A Licença de Operação (LO) é expedida com base em vistoria, teste ou outro meio técnico de verificação e autoriza a operação do empreendimento.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q465650 | Direito Tributário, Extinção do crédito tributário, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Atenção: As questões de números 51 a 55 referem-se a Direito Tributário. Sobre as causas de extinção do crédito tributário, é correto afirmar que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q405234 | Direito Administrativo, Modalidades, Analista de Controle, TCE PR, FCC

De acordo com legislação que rege licitações e contratos administrativos, são ADEQUADAS as modalidades licitatórias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q538367 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta o coeficiente médio de crescimento estimado para a resistência característica do concreto à compressão por um período de sete dias, considerando o emprego de cimento de alta resistência inicial, um coeficiente de 1,0 para um período de vinte e oito dias e a inexistência de correlação real com um número representativo de ensaios de campo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q622638 | Informática, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

A respeito de SOA (Service-Oriented Architecture) e web services, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q442222 | Direito Constitucional, Municípios, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Atenção: As questões de números 93 a 95 referem-se a Poder Legislativo Municipal. No que tange às incompatibilidades para o exercício do cargo de Vereador, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q741816 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Em relação à política industrial, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q430780 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Analista de Controle, TCE PR, FCC

Compete ao Tribunal de Contas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q330253 | Segurança e Transporte, Motorista, TCE PR, UFPR

Placas geralmente circulares, vermelhas, com fundo branco e detalhes em preto são placas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q440897 | Direito Constitucional, Comissão Parlamentar de Inquérito e Outras Comissões, Analista de Controle, TCE PR, FCC

A Câmara dos Deputados decide instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto desvio de verbas públicas. Ao iniciar seus trabalhos, solicita a oitiva de acusados e testemunhas, decreta a indisponibilidade de bens de um determinado Ministro de Estado e solicita às empresas de telefonia a lista dos números de telefones para os quais o referido Ministro teria entrado em contato no período sob investigação. Em relação às prerrogativas da CPI, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q355450 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Quanto às despesas públicas, considere as seguintes afirmativas:

1. As despesas correntes são aquelas realizadas com o propósito de formar e/ou adquirir ativos reais, envolvendo o planejamento e a execução de obras, a compra de instalações, equipamentos, material permanente, títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer natureza.

2. As despesas públicas são classificadas, segundo a categoria econômica, em corrente e capital, as quais, por sua vez, são subdivididas por natureza da destinação da aplicação dos recursos.

 3. As despesas extra-orçamentárias são constituídas de saídas do passivo financeiro, compensatórias de entradas no ativo financeiro, oriundas de receitas extra-orçamentárias, que correspondem à restituição ou à entrega de valores recebidos como cauções, depósitos, consignações, entre outros.

4. As despesas de capital são aquelas de natureza operacional realizadas para a manutenção dos equipamentos e para o funcionamento dos órgãos governamentais, e subdividem-se em despesas de custeio e transferências.

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.