Leia o trecho da entrevista concedida por Daniel Munduruku,
filósofo e escritor do Povo Munduruku e diretor-Presidente do
Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais:
A minha atuação no movimento indígena se dá por intermédio da
literatura. Com qual objetivo? Eu gosto de pensar que estou
ajudando o Brasil a desentortar seu pensamento, contribuindo
para olhar para os povos indígenas sem o crivo dos estereótipos.
Isso ajuda todos nós a termos uma ideia mais objetiva do nosso
processo histórico, colocando os povos indígenas nos lugares que
eles escolhem, ou seja, como seres humanos, cheios de
dificuldades, buscando responder às angústias da existência, com
a possibilidade de serem pessoas violentas, ciumentas, raivosas,
como todo ser humano. Para isso, busco arrancar da cabeça das
pessoas a palavra índio, que carrega consigo uma série de
estereótipos românticos e exóticos. As pessoas devem nos chamar
por nossos nomes, pelo que somos de fato e não pelo que elas
acham que nós somos (“índios”), sem esquecer que nós somos
seres contemporâneos. Salvaguardar a nossa ancestralidade não
significa renunciar à nossa contemporaneidade.
Adaptado de CERNICCHIARO, Ana Carolina. Daniel Munduruku, literatura
para desentortar o Brasil. Crítica Cultural – Critic, Palhoça, SC, v. 12, n. 1,
p. 15-24, jan./jun. 2017.
Com base no relato, analise as afirmativas a seguir a respeito do
ativismo literário e indígena de Daniel Munduruku, na cena
cultural e artística brasileira.
I. Para o autor, a escrita autoral indígena permite construir um
relato sobre o processo de formação histórica da sociedade
brasileira em contraposição às identidades equivocada a
respeito de “brancos” e “índios” perpetuadas ainda hoje.
II. Para o autor, o vocábulo índio é redutor e perpetua imagens
idealizadas: o indígena como representante do início da
humanidade, em sintonia com a natureza, ou o índio
tutelado, incapaz de se inserir no mundo do trabalho, por
exemplo.
III. Para o autor, salvaguardar a ancestralidade significa
preservar as tradições culturais, a língua e a cultura indígena
tal como eram vividas pelos antepassados, de modo a
proteger uma identidade específica.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.