Início

Questões de Concursos TCM RJ

Resolva questões de TCM RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


382Q162734 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Auditor, TCM RJ, FGV

A execução da prestação de serviços municipais por terceiros, por ordem escrita da Administração, pode ensejar o desfazimento do contrato, por esses, quando o prazo for superior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q355527 | Contabilidade Geral, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, FJG

Não integram a dívida flutuante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q222800 | Direito Administrativo, Serviços Públicos, Procurador, TCM RJ, FGV

A gestão associada de serviços públicos estabelecida entre Municípios configura um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q485941 | Inglês, Interpretação de Texto, Analista, TCM RJ, FJG

O analista de informação de que trata o texto só poderá atuar com sucesso na seguinte condição:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q440045 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Procurador da Procuradoria Especial, TCM RJ, FCC

Após o Tribunal de Contas competente ter constatado que o Poder Executivo municipal ultrapassou o limite legal de despesa com pessoal ativo e inativo, o Prefeito, por meio de Decreto, exonerou servidores ocupantes de cargos em comissão, extinguiu os respectivos cargos e ainda exonerou servidores ocupantes de funções de confiança e servidores não estáveis. Decorrido o prazo legal para que o Município se adequasse ao limite de gasto com pessoal, o Tribunal de Contas constatou que as medidas adotadas pelo Poder Executivo foram insuficientes para tanto. Em razão disso, o Prefeito editou Decreto, como base em estudo realizado no âmbito da Administração Municipal, pelo qual exonerou servidores estáveis e autorizou que lhes fosse paga indenização em razão de sua exoneração. Dois anos após, o Prefeito encaminhou projeto de lei para a Câmara dos Vereadores criando cargos em comissão com atribuições idênticas àqueles anteriormente extintos. Nessa situação, é incompatível com a Constituição Federal a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q355136 | Contabilidade Geral, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, FJG

Constitui um exemplo de fundo especial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q522818 | Auditoria, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, FJG

A auditoria tem por objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q522312 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, FJG

Uma organização é orientada pelo seu auditor a expedir carta a uma organização com a qual mantém negócios, solicitando confirmação da situação desses negócios e informando que a resposta deverá ser encaminhada diretamente ao auditor.

Este procedimento denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q549729 | Informática, Analista, TCM RJ, FJG

Um funcionário do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro acessa a Internet por meio de um browser. Em dado momento, ele insere a URL www.tcm.rj.gov.br e acessa o site. Este procedimento foi possível porque a Internet utiliza um mecanismo que converte os endereços nominais em IP e viceversa. Esse mecanismo é conhecido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q221756 | Direito Processual Civil, Procedimentos Especiais, Procurador, TCM RJ, FGV

As possessórias propostas em face das pessoas jurídicas de direito público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

393Q411801 | Direito Administrativo, Parte Geral, Auditor Substituto de Conselheiro, TCM RJ, FCC

Considere que determinado imóvel público, adquirido pelo ente federativo mediante adjudicação em processo de execução fiscal, tenha sido considerado inadequado para a instalação de órgão público conforme inicialmente aventado, de forma que o imóvel não foi afetado a nenhum serviço ou atividade pública. Considerando o regime jurídico aplicável aos bens públicos, na forma prevista na Constituição Federal, Código Civil e Lei no 8.666/1993, o ente poderá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q433605 | Direito Constitucional, Orçamentos, Auditor Substituto de Conselheiro, TCM RJ, FCC

A Constituição Federal estabelece, em seu art. 100, que “Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim”. No § 1o desse mesmo artigo, o texto constitucional, depois de arrolar os débitos que considera de natureza alimentícia, estabelece que esses débitos serão pagos com preferência sobre todos os demais débitos, exceto sobre aqueles referidos no § 2o do mesmo artigo. De acordo com o texto constitucional,

I. serão pagos, com preferência sobre todos os demais débitos, aqueles, cujos titulares tenham 60 anos de idade, ou mais, na data de expedição do precatório, tendo como limite para esse pagamento, nestes casos, valor equivalente ao triplo do fixado em lei para pagamentos de obrigações definidas como de pequeno valor.

II. serão pagos, com preferência sobre todos os demais débitos, aqueles de natureza alimentícia, cujos titulares sejam portadores de doença grave, definidos na forma da lei, independentemente do valor que deva ser pago.

III. o pagamento dos débitos de natureza alimentícia, cujos titulares tenham 60 anos de idade, ou mais, na data de expedição do precatório, poderá ser fracionado para fins de pagamento preferencial, sendo que, o que exceder o montante equivalente ao triplo do fixado em lei para pagamentos de obrigações definidas como de pequeno valor, será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

IV. o pagamento dos débitos, cujos titulares sejam portadores de doença grave, definidos na forma da lei, poderá ser fracionado para fins de pagamento preferencial, sendo que, o que exceder o montante equivalente a dez vezes o fixado em lei para pagamentos de obrigações definidas como de pequeno valor, será pago na ordem cronológica de apresentação do precatório.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q222786 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Procurador, TCM RJ, FGV

A respeito do ato jurídico perfeito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q428211 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador da Procuradoria Especial, TCM RJ, FCC

Partido político com representação no Congresso Nacional pretende ajuizar arguição de descumprimento de preceito fundamental perante o Supremo Tribunal Federal, contra ato de Universidade Pública que, ao instituir política de reserva de vagas não prevista em lei, determinou que:

- deverão ser disponibilizadas, durante 10 anos, 20% das vagas do vestibular para estudantes negros, em todos os cursos oferecidos pela universidade;

- deverá ser disponibilizado, por um período de 10 anos, um pequeno número de vagas para índios de todos os Estados brasileiros. Na mesma ação, o Partido pretende pleitear a concessão de medida cautelar de suspensão da matrícula dos alunos que foram aprovados no último vestibular da Universidade, que seguiu as normas de reserva de vagas pelo critério étnico-racial que será impugnado. Considerando a Constituição Federal e o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, considere:

I. O Partido Político tem legitimidade para ajuizar a ação, não sendo exigível que demonstre a pertinência temática da demanda com os seus objetivos institucionais.

II. A medida cautelar não poderá ser concedida para o fim almejado pelo partido, mas apenas para determinar que juízes e Tribunais suspendam o andamento de processo ou os efeitos de decisões judiciais proferidas sobre a matéria levada ao Supremo Tribunal Federal, desde que pelo voto de dois terços de seus membros.

III. O ato da Universidade Pública é de fato incompatível com a Constituição Federal, que apenas autoriza a reserva de vagas em Universidades Públicas em favor de deficientes físicos.

IV. O ato da Universidade Pública é de fato incompatível com a Constituição Federal, segundo a qual apenas a lei poderia instituir a política de reserva de vagas em Universidades Públicas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q422818 | Direito Constitucional, Diversos, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, FJG

A alternativa que indica os entes governamentais que têm competência constitucional para controlar externamente a administração pública é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q426998 | Direito Constitucional, Orçamentos, Procurador da Procuradoria Especial, TCM RJ, FCC

Segundo a Constituição Federal, leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão o Plano Plurianual; as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. A respeito da tramitação das referidas leis, é correto afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q531460 | Engenharia Civil, Engenheiro, TCM RJ, FJG

A operação pela qual se obtém o custo relativo de um determinado serviço, pelo acompanhamento de cada etapa de sua execução, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q221023 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Procurador, TCM RJ, FGV

A impugnação à sentença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.