Início

Questões de Concursos TCM SP

Resolva questões de TCM SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q742243 | Economia, O Setor Externo, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A análise do Balanço de Pagamentos de um país em um determinado período, realizada a partir das identidades das contas nacionais indica que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q631695 | Informática, Tipos, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Numa instalação SQL Server 2012, o comando Transact-SQL shutdown, quando usado sem a opção with no wait, faz com que o sistema desabilite os logins correntes, exceto para membros de sysadmin e serveradmin, e aguarde o término dos comandos T-SQL ou stored procedures que estejam sendo executados.

Nessa situação, uma procedure útil para descobrir os processos em curso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q608144 | Biblioteconomia, Catalogação catalogação descritiva, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação, difundida pela IFLA, substituindo e ampliando o âmbito dos Princípios de Paris, apresenta como princípio geral determinante para a construção de códigos de catalogação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q193714 | Contabilidade Geral, Infrações Administrativas à Lei, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A Lei nº 10.028/2000 acrescentou ao Código Penal os chamados crimes contra as finanças públicas, em que o gestor pode ser criminalmente responsabilizado por ordenar despesas que causem desequilíbrio nas contas e danos ao patrimônio público. Assim, essa Lei previu a responsabilização dos agentes públicos nas atividades que envolvem arrecadação e aplicação de recursos. O princípio da Contabilidade Aplicada ao Setor Público que pode ser associado ao contexto da Lei de Crimes Fiscais é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q743935 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Com relação ao debate teórico sobre o papel macroeconômico dos déficits orçamentários do governo e da dívida pública, analise as proposições seguintes sob a ótica de diversos modelos econômicos.

I. O modelo keynesiano admite uma política transitória de déficit orçamentário financiado pela dívida pública para expandir o crescimento econômico.

II. No modelo de equivalência ricardiana, o déficit orçamentário não tem efeito sobre o crescimento econômico.

III. No modelo keynesiano, o pagamento futuro da dívida pública é garantido pelo aumento da receita de impostos em decorrência do crescimento econômico.

IV. No modelo de equivalência ricardiana, o déficit orçamentário presente representa o ônus da dívida pública a ser paga pelas gerações futuras.

V. O modelo de equivalência ricardiana recomenda uma política fiscal de permanente superávit orçamentário.

Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q188429 | Controle Externo, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

De acordo com o art. 11 da Lei Orgânica do Município de São Paulo ?qualquer munícipe, partido político, associação ou entidade é parte legítima para denunciar irregularidades à Câmara Municipal ou ao Tribunal de Contas, bem como aos órgãos do Poder Executivo?.
Segundo o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que disciplinou os requisitos de admissibilidade e processamento para essas denúncias, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q440137 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

De acordo com o sistema constitucional tributário, a previsão de imunidade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q193116 | Biblioteconomia, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O Código de Catalogação Anglo-americano, nas regras de cabeçalhos para tribunais cíveis e criminais, determina a entrada subordinada, permitindo a omissão do nome do lugar da sede do tribunal ou da área de jurisdição, desde que essa omissão não ocasione alguma distorção. Nesse caso, a entrada para o Tribunal de Contas do Município de São Paulo deve ser grafada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q435059 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A respeito da atuação dos Tribunais de Contas na fiscalização contábil, financeira e orçamentária, considere V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A fiscalização das empresas públicas e das sociedades de economia mista está limitada aos bens ou valores públicos por elas administrados.

( ) O Tribunal de Contas possui competência para julgar as contas de gestão do Chefe do Poder Executivo de qualquer ente federativo.

( ) Na medida em que o Tribunal de Contas está inserido na estrutura do Poder Legislativo, suas decisões condenatórias estão suscetíveis à revisão dessa estrutura de poder nas hipóteses previstas em lei.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q187816 | Direito Administrativo, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Sociedade empresária do ramo de salão de beleza requereu ao Município de São Paulo licença de funcionamento. O pedido foi indeferido porque, de fato, o local escolhido para sua instalação não comportava tal atividade, de acordo com a Lei Municipal nº 13.885/2004 (Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo), que estabelece, entre outras, as diretrizes para instalação e funcionamento de estabelecimentos comerciais nas diversas zonas urbanas, fixadas nos termos do Plano Diretor. Mesmo com o indeferimento, a sociedade empresária se instalou no local e iniciou suas atividades. Após diligência dos fiscais municipais, o Município lavrou auto de infração e interditou o salão.
Inconformado, o particular impetrou mandado de segurança requerendo a desinterdição e a obtenção da licença. No caso em tela, a sociedade empresária:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q806190 | Legislação Federal, Lei 6766 1979, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Questões 48 e 49: baseadas na lei 6.766/79, que é a Lei de Uso e Parcelamento de Solo.

O parcelamento do solo urbano destinado a edificação, poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento. Dessa forma, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q187473 | Direito Administrativo, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Consoante dispõe a Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Lei Municipal nº 9.167/1980), é da competência exclusiva do Tribunal Pleno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q454760 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Os benefícios constituem remuneração financeira indireta proporcionada aos funcionários de uma organização. Os principais planos de benefícios classificados como legais, além de férias são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q186539 | Administração Pública, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A administração pública gerencial surgida no final do século passado tem como fundamento o pressuposto de que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q535234 | Engenharia Civil, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

As informações seguintes servirão de base para responder às questões 53 e 54: Considere uma viga simplesmente apoiada, de secção constante, com 4,0m de vão entre apoios, com peso próprio de 20 kN/m. Pergunta-se:

O Momento Fletor devido ao peso próprio é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q185870 | Direito Constitucional, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Determinado Prefeito Municipal foi cientificado de que a Câmara dos Vereadores aprovou reforma da lei orgânica municipal que, no seu entender, era inconstitucional. Ato contínuo, procurou sua assessoria jurídica e solicitou a elaboração de estudo sobre o controle concentrado de constitucionalidade das leis municipais utilizando-se como paradigma de confronto a Constituição Estadual.
A esse respeito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q188486 | Direito Constitucional, Administração Pública, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Epaminondas, servidor público estadual, ao refletir sobre a possibilidade de concorrer a um mandato eletivo, procurou um advogado e pediu orientação a respeito da sistemática constitucional de acumulação de cargos públicos. A esse respeito, é correto afirmar que o servidor público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q192762 | Economia, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Suponha uma firma que use apenas dois insumos na produção do seu produto: capital, K, e trabalho, L. Sua função de produção é dada por f(K,L) = K0,4L 0,6. Se o orçamento da produção for limitado a 150 unidades monetárias, e o preço por unidade de capital for r = 6, e por unidade de trabalho, w = 3, as quantidades dos insumos que maximizam o lucro dessa firma e utilizam todo o orçamento disponível são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q607062 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Considere as notações abaixo:

341.1=111

341.1(430)

341.1?1986?

341.1:338.124

341.1

A ordem de arquivamento correta, de acordo com a Classificação Decimal Universal, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q607596 | Biblioteconomia, Serviço de referencia, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

No Serviço de Referência de uma biblioteca especializada, o bibliotecário precisa continuamente avaliar os produtos e serviços informacionais oferecidos diante das demandas apresentadas, assim como considerar a possibilidade de criar outros. Para que essas iniciativas alcancem resultados que, realmente, causem impacto sobre o Serviço de Referência, o bibliotecário precisará desenvolver uma rotina de estudo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.