Questões de Concursos: TCM SP

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: TCM SP. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q323927 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A Educação Infantil viveu uma trajetória no Brasil, pois antes era vista como favor ou uma dádiva social e hoje, é vista como um direito e um dever do Estado. O ordenamento legal da Educação Infantil explicita a idéia de derrubar o caráter assistencialista de atendimento à faixa etária de zero a seis anos. O ato de educar a criança está inegavelmente integrado ao ato de cuidá-la e o atendimento passou a ter o caráter

72 Q522038 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Durante a execução de um trabalho de auditoria, o auditor responsável precisa de informações mais detalhadas sobre a suficiência dos seguros contratados pela empresa auditada para a cobertura dos seus ativos.

Nessa situação, a técnica recomendada é a:

73 Q189186 | Administração Geral, Gestão por desempenho, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

Um consultor foi contratado por uma grande empresa para desenvolvimento de um projeto de análise organizacional, visando identificação de problemas e formulação de soluções relativas à estrutura e aos métodos e processos de trabalho. Por limitações de tempo e de recursos, o consultor precisa decidir entre entrevistas ou questionários como instrumento de levantamento de informações. A entrevista apresenta, em relação ao questionário, as seguintes vantagens, entre outras:

74 Q607199 | Biblioteconomia, Recursos e Serviços de Informação, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

De acordo com as Diretrizes DRIVER 2.0, o quadro atual dos repositórios não permite ainda que a recuperação de um documento seja rápida e direta, utilizando apenas alguns clicks. As diretrizes abordam cinco questões: coleções, metadados, implementação do protocolo OAI-PHM, práticas recomendadas para vocabulários e:

75 Q328484 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças:

76 Q377925 | Administração Pública, Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A reforma do aparelho do Estado introduzida pelo Decreto-Lei nº 200 de 1967 trouxe algumas iniciativas no sentido de romper com o modelo burocrático estabelecido por Getúlio Vargas.

A reforma proposta centrava-se em diversos conceitos, EXCETO no de:

77 Q323993 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como

78 Q190210 | Administração Geral, Indicadores de produtividade, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

A definição de variáveis que compõem um indicador de desempenho é parte fundamental de seu alinhamento estratégico. No Programa GesPública, para cada dimensão ou critério de gestão são construídos os indicadores. Um indicador que calcule "quantidade de entregas de insumos recebidos com atraso/quantidade total de entregas de insumos recebidos" está relacionado à dimensão/ ao critério de:

79 Q373644 | Português, Interpretação de Texto, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O segmento do texto 1 em que está ausente uma estrutura de base comparativa é:

80 Q404458 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

No que tange à "disponibilidade" do servidor público, é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.