Início

Questões de Concursos TJ AM

Resolva questões de TJ AM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q141895 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário Direito, TJ AM, FGV

Com relação ao sentido da expressão Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Administração Pública, em sentido formal, relaciona-se à pessoa que executa atividades da administração.

II. Administração Pública, em sentido material, relaciona-se à atividade administrativa desempenhada pelo Estado.

III. Administração Pública, em sentido subjetivo, relaciona-se às pessoas jurídicas que executam a Administração Pública em sentido objetivo, às atividades de execução desempenhadas pelo Estado.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q343126 | Raciocínio Lógico, Auxiliar Judiciário, TJ AM, FGV

Um pequeno mercado do interior vende ovos em embalagens de 7 ovos para ficar de acordo com sua propaganda: “Coma um ovo por dia em todos os dias da semana”. Certa semana, o dono do mercado comprou 8 dúzias de ovos e fez a transferência deles para as suas embalagens de 7 ovos. No final dessa operação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q144233 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

Imagine que um objeto para se deslocar no espaço tridimensional só possa fazê- lo com
deslocamentos unitários verticais para cima ( C ) ou para baixo ( B ) e com deslocamentos, também unitários, horizontais nos quatro sentidos dos pontos cardeais: norte (N ), sul (S ), leste ( L ), oeste ( O ).

Para se deslocar de um ponto P a um ponto Q, ambos do espaço tridimensional, um objeto percorreu a seguinte trajetória:

N L C L S B S O N C C L S .

Para voltar ao ponto, a partir de Q, percorrendo exatamente o caminho inverso, a
trajetória correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q691684 | Direito Processual Penal, Assistente Judiciário, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Jaime foi preso em flagrante por ter furtado uma bicicleta havia dois meses. Conduzido à delegacia, Jaime, em depoimento ao delegado, no auto de prisão em flagrante, confessou que era o autor do furto. Na audiência de custódia, o Ministério Público requereu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, sob o argumento da gravidade abstrata do delito praticado. No entanto, após ouvir a defesa, o juiz relaxou a prisão em flagrante, com fundamento de que não estava presente o requisito legal da atualidade do flagrante, em razão do lapso temporal de dois meses entre a consumação do crime e a prisão do autor. Dias depois, em nova diligência no inquérito policial instaurado pelo delegado para apurar o caso, Jaime, já em liberdade, retratou-se da confissão, alegando que havia pegado a bicicleta de Abel como forma de pagamento de uma dívida. Ao ser ouvido, Abel confirmou a narrativa de Jaime e afirmou, ainda, que registrou boletim de ocorrência do furto da bicicleta em retaliação à conduta de Jaime, seu credor. Por fim, o juiz competente arquivou o inquérito policial a requerimento de membro do Ministério Público, por atipicidade material da conduta, sob o fundamento de ter havido entendimento mútuo e pacífico entre Jaime e Abel acerca da questão, nos termos do relatório final produzido pelo delegado.
A respeito da situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.
O relaxamento da prisão em flagrante de Jaime implica, por derivação, a ilicitude das provas produzidas diretamente em decorrência do flagrante.
  1. ✂️
  2. ✂️

305Q143374 | Português, Morfologia, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

Texto associado.

Volta à polêmica sobre patente de remédios

         Patentes de medicamentos geralmente são reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos países. Esse prazo inclui a fase final de desenvolvimento dos medicamentos, chamada pipeline no jargão técnico. Muitas vezes, esse período até o lançamento comercial do produto pode levar até quatro anos, de modo que em vários casos o laboratório terá efetivamente cerca de seis anos e proteção exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito.  

        A partir da perda de validade da patente, o medicamento estará sujeito à concorrência de produtos similares e genéricos que contenham princípios ativos encontrados no original. Por não embutirem os custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original, os genéricos e similares podem ser lançados a preços mais baixos do que os dos medicamentos de marca, que, no período de proteção exclusiva, tiveram a oportunidade de conquistar a confiança do consumidor e dos médicos que os prescrevem para seus pacientes.

       A pesquisa para obtenção de novos medicamentos comprovadamente eficazes envolve somas elevadíssimas. Daí que geralmente as empresas que estão no topo da indústria farmacêutica são grandes grupos internacionais, ficando os laboratórios regionais mais voltados para a produção de genéricos e similares.

        A necessidade de se remunerar o investimento realizado faz com que, não raramente, os remédios sejam caros em relação à renda da maioria das pessoas, e isso provoca conflitos de toda ordem, em especial nos países menos desenvolvidos, onde se encontram também as maiores parcelas da população que sofrem de doenças endêmicas, causadas por falta de saneamento básico, habitação insalubre, deficiências na alimentação etc.Muitas vezes para reduzir o custo da distribuição de medicamentos nas redes públicas os governos investem em laboratórios estatais, que se financiam com subsídios e verbas oficiais, diferentemente de empresas, que precisam do lucro para se manterem no mercado. Esse conflito chega em alguns momentos ao ponto de quebra de patente por parte dos países que se sentem prejudicados. O Brasil mesmo já recorreu a essa decisão extrema em relação ao coquetel de remédios para tratamento dos pacientes portadores do vírus HIV e dos que sofrem com a AIDS, chegando depois a um entendimento com os laboratórios.

       O tema da quebra de patente voltou à tona depois que a Corte Superior da Índia não reconheceu como inovação um medicamento para tratamento do câncer que o laboratório suíço Novartis considera evolução do seu remédio original, Glivec. A patente foi reconhecida nos Estados Unidos e em outros 39 países, o que provocou a polêmica. O Brasil hoje é cauteloso nessa questão. Optou por uma atitude mais pragmática, que tem dado bons resultados e permitido, inclusive, o desenvolvimento de novos medicamentos no país. A quebra de patente não pode ser banalizada. (O Globo, 07/04/2013) 

Nas alternativas a seguir, os vocábulos ou expressões sublinhados nas duas ocorrências apresentam o mesmo valor semântico, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q330655 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista Judiciário, TJ AM, FJPF

Nos veículos mais atualizados, o carburador e o distribuidor vêm sendo substituídos pelo seguinte conjunto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q686028 | Administração Geral, Assistente Judiciário, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Julgue o item a seguir, referentes a abordagens da administração e a aspectos das gestões pública e privada.
Segundo a abordagem sistêmica da administração, as organizações funcionam de forma estanque e isolada.
  1. ✂️
  2. ✂️

308Q701158 | Contabilidade Geral, Analista Judiciário Contabilidade, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
De acordo com as normas vigentes de contabilidade pública, julgue o item a seguir, a respeito do alcance, do campo de aplicação e das características da informação.
Caso a única receita de um conselho federal profissional seja oriunda das contribuições dos profissionais registrados, as normas de contabilidade pública devem ser aplicadas aos registros desse conselho. 
  1. ✂️
  2. ✂️

309Q170548 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auxiliar Judiciário, TJ AM, FGV

Um pequeno mercado do interior vende ovos em embalagens de  7 ovos para ficar de acordo com sua propaganda: “Coma um ovo  por dia em  todos os dias da semana”. Certa semana, o dono do  mercado  comprou  8  dúzias  de  ovos  e  fez  a  transferência  deles  para as suas embalagens de 7 ovos. No final dessa operação: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q162245 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Assistente Técnico Judiciário, TJ AM, FGV

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece as condições para que um cidadão possa se candidatar em uma eleição, sendo certo que a não observância de quaisquer delas é causa de impedimento para a candidatura.
Um dos requisitos dispostos é a idade mínima para o exercício de determinados cargos políticos.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q699427 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, surgiram a informação digital e o documento digital. Como resultado da maior disponibilidade desse tipo de documento e da necessidade de inovar, as bibliotecas adquiriram uma nova instância de funcionamento: as bibliotecas digitais, destinadas a armazenar, organizar e disponibilizar online seu acervo físico digitalizado e itens já criados e existentes apenas no ambiente digital. Com referência a bibliotecas digitais, julgue o próximo item. A verificação da qualidade do atendimento prestado aos usuários das bibliotecas digitais pode ser feita aplicandose testes de usabilidade, por meio dos quais se verifica como é a interação do usuário com o ambiente e faz-se o diagnóstico das necessidades de mudanças.
  1. ✂️
  2. ✂️

312Q146751 | Português, Sintaxe, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

Texto associado.

Volta à polêmica sobre patente de remédios

         Patentes de medicamentos geralmente são reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos países. Esse prazo inclui a fase final de desenvolvimento dos medicamentos, chamada pipeline no jargão técnico. Muitas vezes, esse período até o lançamento comercial do produto pode levar até quatro anos, de modo que em vários casos o laboratório terá efetivamente cerca de seis anos e proteção exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito.  

        A partir da perda de validade da patente, o medicamento estará sujeito à concorrência de produtos similares e genéricos que contenham princípios ativos encontrados no original. Por não embutirem os custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original, os genéricos e similares podem ser lançados a preços mais baixos do que os dos medicamentos de marca, que, no período de proteção exclusiva, tiveram a oportunidade de conquistar a confiança do consumidor e dos médicos que os prescrevem para seus pacientes.

       A pesquisa para obtenção de novos medicamentos comprovadamente eficazes envolve somas elevadíssimas. Daí que geralmente as empresas que estão no topo da indústria farmacêutica são grandes grupos internacionais, ficando os laboratórios regionais mais voltados para a produção de genéricos e similares.

        A necessidade de se remunerar o investimento realizado faz com que, não raramente, os remédios sejam caros em relação à renda da maioria das pessoas, e isso provoca conflitos de toda ordem, em especial nos países menos desenvolvidos, onde se encontram também as maiores parcelas da população que sofrem de doenças endêmicas, causadas por falta de saneamento básico, habitação insalubre, deficiências na alimentação etc.Muitas vezes para reduzir o custo da distribuição de medicamentos nas redes públicas os governos investem em laboratórios estatais, que se financiam com subsídios e verbas oficiais, diferentemente de empresas, que precisam do lucro para se manterem no mercado. Esse conflito chega em alguns momentos ao ponto de quebra de patente por parte dos países que se sentem prejudicados. O Brasil mesmo já recorreu a essa decisão extrema em relação ao coquetel de remédios para tratamento dos pacientes portadores do vírus HIV e dos que sofrem com a AIDS, chegando depois a um entendimento com os laboratórios.

       O tema da quebra de patente voltou à tona depois que a Corte Superior da Índia não reconheceu como inovação um medicamento para tratamento do câncer que o laboratório suíço Novartis considera evolução do seu remédio original, Glivec. A patente foi reconhecida nos Estados Unidos e em outros 39 países, o que provocou a polêmica. O Brasil hoje é cauteloso nessa questão. Optou por uma atitude mais pragmática, que tem dado bons resultados e permitido, inclusive, o desenvolvimento de novos medicamentos no país. A quebra de patente não pode ser banalizada. (O Globo, 07/04/2013) 

Assinale a alternativa em que a modificação de uma frase verbal para uma frase nominal foi realizada de forma equivocada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q705360 | Contabilidade Geral, Investimentos, Analista Judiciário Contabilidade, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Acerca da contabilização de investimentos em coligadas e controladas, julgue o item seguinte. 
Na aquisição de um investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial, o goodwill representa o ágio fundamentado na expectativa de rentabilidade futura do investimento adquirido.
  1. ✂️
  2. ✂️

314Q140528 | Legislação Estadual, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

É assegurado ao funcionário o direito de requerer, representar, pedir reconsideração e recorrer, desde que o faça dentro das normas de urbanidade. O prazo para pleitear na esfera administrativa, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amazonas, quanto aos atos de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e aos referentes à matéria patrimonial, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q793844 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Recepcionista, TJ AM, FJPF

Cortesia no atendimento, orientação para o autoatendimento e conhecimento dos empregados sobre serviços são exemplos voltados para preocupação com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q159598 | Português, Assistente Judiciário Técnico em Telecomunicações, TJ AM, FGV

Texto associado.

Derrota da Censura

A decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

de aprovar em caráter conclusivo o projeto que autoriza a

divulgação de imagens, escritos e informações biográficas de

pessoas públicas pode ser um marco na história da liberdade de

expressão no país.

Até agora, o Brasil vem caminhando no obscurantismo no

tocante à publicação ou filmagem de biografias. O artigo 20 do

Código Civil bate de frente com a Constituição, que veta a

censura. Só informações avalizadas pelo biografado ou pela sua

família podem ser mostradas. É o império da chapa branca,

cravado numa sociedade que caminha para o pluralismo, a

transparência, a troca de opiniões.

O brasileiro vê estupefato uma biografia de Roberto Carlos

sendo recolhida e queimada; biografias de Guimarães Rosa e Raul

Seixas sendo proibidas de circular; inúmeros filmes vetados por

famílias que se julgam no direito de determinar o que pode ou

não pode ser dito sobre qualquer pessoa. Exatamente o que os

generais acreditavam poder fazer em relação a jornais, rádios e

televisão.

[....] O projeto aprovado na CCJ abre caminho para que a

sociedade seja amplamente informada sobre seus homens

públicos, seus políticos, seus artistas, não apenas através de

denúncias, mas também de interpretações. O livro publicado

sobre Roberto Carlos era laudatório; o mesmo acontecia com o

documentário de Glauber Rocha, também proibido, sobre Di

Cavalcanti.

[....] A alteração votada abre um leque extraordinário ao

desenvolvimento da produção cultural neste país. Mais livros

serão escritos, mais filmes serão realizados, mais trajetórias

políticas e artísticas serão debatidas.

(Nelson Hoineff – O Globo, 11/04/2013)

"Até agora, o Brasil vem caminhando no obscurantismo no tocante à publicação ou filmagem de biografias. O artigo 20 do Código Civil bate de frente com a Constituição, que veta a censura. Só informações avalizadas pelo biografado ou pela sua família podem ser mostradas. É o império da chapa branca, cravado numa sociedade que caminha para o pluralismo, a transparência, a troca de opiniões". O trecho sublinhado mostra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q158620 | Raciocínio Lógico, Assistente Judiciário Web Designer, TJ AM, FGV

Ana deseja formar uma senha de cinco caracteres usando as três letras de seu nome e os dois algarismos da dezena do ano de seu  nascimento, 1994. Ela decidiu que manterá a ordem das letras de  seu nome, ANA, bem como a ordem dos dois algarismos, 94, mas  não  manterá,  necessariamente,  as  três  letras  juntas  e  os  dois  algarismos juntos. Além disso, decidiu que a senha começará por  uma letra. 
Assim, por exemplo, AN94A é uma possível senha para Ana.  Assinale  a  alternativa  que  indica  a  quantidade  de  escolhas  que  Ana  tem  para  a  sua  senha,  de  acordo  com  os  critérios  que  ela  estabeleceu. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q682464 | Administração Geral, Assistente Judiciário, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito de gestão organizacional, julgue o seguinte item.
O planejamento estratégico é um processo holístico, que envolve a organização como um todo.
  1. ✂️
  2. ✂️

319Q701185 | Engenharia Civil, Analista Judiciário Engenharia Civil, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Texto associado.
Com relação ao concreto fresco, julgue o item a seguir.
A fim de prever a resistência antecipada de uma mistura curada de concreto em condições normais, deve-se adotar o rompimento acelerado entre 1 e 3 dias.
  1. ✂️
  2. ✂️

320Q169808 | Português, Auxiliar Judiciário, TJ AM, FGV

Texto associado.

Carrocinha de pipoca

        Eu sei que a coisa é séria. Se o Kim Jong -Um disparar mesmo os foguetes que está ameaçando disparar contra bases americanas na Ásia, teremos uma guerra nuclear com dimensões e consequências imprevisíveis. Mas lendo sobre o perigo iminente não pude deixar de pensar na história do homem que foi atropelado por uma carrocinha de pipoca. Era um homem cauteloso, que olhava para os dois lados antes de atravessar a rua e só atravessava no sinal, e que dificilmente um carro pegaria. Mas que um dia não viu que vinha uma carrocinha de pipoca, e paft. Já no ambulatório do hospital, onde lhe deram uns pontos no braço, o homem disse que tinha sido atropelado por um motoboy. Em casa, contou que tinha sido atropelado por um carro e só por sorte escapara da morte. Naquela noite, para os amigos que souberam do acidente e foram visitá-lo, especificou: tinha sido atropelado por um BMW. No dia seguinte disse aos colegas de trabalho que tinha sido atropelado por um caminhão e que não sofrera mais que um corte no braço, por milagre. E quando um dos colegas de trabalho comentou que tinha visto o acidente e vira o homem ser atropelado por uma carrocinha de pipoca, gritou: “Calúnia!”

        Por que me lembrei do homem que tinha vergonha de ter sido atropelado por uma carrocinha de pipoca? Desde o fim da Guerra Fria a possibilidade de um confronto nuclear entre duas potências, os Estados Unidos e a Rússia, diminuiu, mas os estoques de armas nucleares continuaram e sua proliferação também. Israel se segura para não usar seus foguetes para destruir as bombas nucleares que o Irã está ou não está construindo, Índia e Paquistão vivem comparando seus respectivos arsenais nucleares como guris comparam seus pipis, a França e a Inglaterra têm a bomba... Enfim, ainda se vive num frágil equilíbrio de terror possível, exigindo de todos os nucleares um cuidado extremo, um cuidado de atravessar a rua sem serem atropelados pelo imprevisto. E aí aparece o Kim Jong-Um empurrando uma carrocinha de pipoca em alta velocidade...

(Luiz Fernando Veríssimo, O Globo, 11/04/2013)

“Enfim,  ainda  se  vive  num  frágil  equilíbrio  de  terror  possível,  exigindo de todos os nucleares um cuidado extremo”. 

A  forma  de  gerúndio  –  exigindo  –  equivale  sintática  e  semanticamente a 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.