Início

Questões de Concursos TJ BA

Resolva questões de TJ BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q10461 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Um episódio, ocorrido em agosto de 2013, ocasionou mal-estar diplomático entre o Brasil e um país vizinho, além de ter sido o pivô para a substituição do ministro Antonio Patriota, que estava à frente do Itamaraty desde o início do governo Dilma Rousseff. Com base nessas informações, assinale a opção que identifica corretamente esse acontecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q10479 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao disposto na CF a respeito da administração pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q58528 | Direito Penal, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

Na forma do Art. 7º , I, do Código Penal, não configura caso de extraterritorialidade incondicionada o crime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q172047 | Matemática, Situações problemas com equações do 1grau, Auxiliar de serviços gerais, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relacionados a conhecimentos de Matemática.

Em uma repartição pública, os gastos por mês com os itens material de limpeza e café são 1/2 e 1/10 , respectivamente, dos gastos mensais com material de escritório. Então, o total dos gastos mensais com esses 3 itens é superior a 3 vezes os gastos com material de limpeza.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q11881 | Arquitetura, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Ações e intervenções urbanas de diferentes portes, de caráter eminentemente paisagístico, começaram a ser feitas a partir dos anos de 1960 no Brasil. Uma dessas ações consistiu na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q181911 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Encarregado de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos itens a seguir, estão expressos preceitos da Constituição Federal, seguidos de uma assertiva a ser julgada.

A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. De acordo com essa disposição, uma lei não retroage, ou seja, em regra, ela não alcança os fatos produzidos antes de sua vigência.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q58538 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

Quanto ao recurso inominado, previsto no Art. 41 da Lei de Juizados Especiais Estaduais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q58549 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

No que diz respeito à ação meramente declaratória, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q58595 | Direito do Consumidor, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em Juízo individualmente, ou a título coletivo. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a defesa coletiva será exercida quando se tratar de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q10514 | Direito Processual Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas estabelecidas pelo CPC, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q161034 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A propósito de competência, julgue os itens a seguir.

Não existe conexão entre duas ações se uma delas já tiver sido extinta. Assim, não há conexão entre a ação revisional de alimentos e a ação em que os alimentos foram fixados, se esta já tiver transitado em julgado.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q58535 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

Proposta ação em sede de Juizado, o réu poderá, exceto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q563225 | Informática, Acessórios, Analista Judiciário, TJ BA, CEFETBAHIA

Leia com atenção o texto abaixo para responder às questões de 21 a 30.

Considere que o mouse está com a configuração padrão, ou seja, está configurado para destros. Sendo assim, o botão esquerdo seleciona e abre ou executa uma função, e o botão direito abre um menu. Considere também que os softwares estão com as suas configurações no padrão de instalação, ou seja, não foi feita nenhuma alteração nas configurações pelo usuário, e que as versões utilizadas são em português.

O recurso da área de trabalho do Windows 2000 que possibilita o acesso aos principais componentes do microcomputador, como, por exemplo, disco rígido, disco flexível, cd-rom, pastas, entre outros, é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q11901 | Informática, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

O professor Eduardo pretende aplicar uma prova para seus quase sessenta alunos, mas quer espalhá-los pela sala a fim de evitar grupinhos de cola. Olhando para a planilha MS Excel, onde mantém a lista de alunos e o controle de notas da turma, Eduardo teve a ideia de imprimir cada cópia da prova de modo personalizado, com o nome do aluno estampado no cabeçalho, e distribuí-las em ordem alfabética. A prova está sendo editada por meio do LibreOffice Writer.

Para aproveitar os dados da planilha e assim evitar o trabalho de digitar cada um dos nomes no documento, o professor Eduardo deve utilizar o recurso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q169370 | Matemática, Situações problemas com equações do 1grau, Auxiliar de serviços gerais, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relacionados a conhecimentos de Matemática.

Em um escritório, ao se somar os comprimentos dos lápis e das canetas obteve-se o total de 6 m. Nessa situação, sabendo que os comprimentos de uma caneta e de um lápis são iguais, respectivamente, a 15 cm e 18 cm, e que existem 15 unidades a mais de lápis que de canetas, é correto afirmar que existem menos de 27 lápis nesse escritório.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q58530 | Direito Penal, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

De acordo com a orientação sumular oriunda do Superior Tribunal de Justiça, STJ, quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, haverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q58588 | Direito do Consumidor, Conciliador, TJ BA, CONSULTEC

Os serviços fornecidos pelos órgãos públicos, por si ou suas empresas concessionárias, permissionárias, ou sob qualquer outra forma de empreendimento, deverão ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q10507 | Direito Tributário, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ BA, CESPE CEBRASPE

De acordo com a partilha constitucional das rendas tributárias, do produto da arrecadação do IR e do IPI,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q10529 | Conhecimentos Específicos, Legislação dos Tribunais de Justiça, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Em relação às comarcas, ao Conselho da Magistratura e à organização judiciária, assinale a opção correta com base na Lei n.º 10.845/2007.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q162850 | Relações Humanas, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No campo das relações humanas no trabalho, os problemas eventualmente existentes, assim como os problemas de matemática, exigem, para a sua solução, o equacionamento devido de todos os elementos envolvidos. Acerca desse assunto e em relação aos aspectos que devem ser considerados ao se equacionar um problema de relacionamento interpessoal, julgue os itens que se seguem.

As relações humanas serão favorecidas se as pessoas se convencerem de que tanto elas próprias quanto as demais são imperfeitas. Assim, atitudes de tolerância e de compreensão devem disciplinar o comportamento das pessoas nas organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.