Início

Questões de Concursos TJ BA

Resolva questões de TJ BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q160654 | Direito Processual Civil, Pressupostos processuais e condições da ação, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à capacidade processual, julgue os itens a seguir.

A legitimidade ad causam não se confunde com a capacidade de estar em juízo; a primeira é condição da ação, e a segunda, pressuposto processual.

  1. ✂️
  2. ✂️

842Q162193 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O atendimento ao público é um canal especializado por meio do qual a organização expressa o que oferece à sociedade. A propósito desse assunto, julgue os itens a seguir.

É atribuição do atendente buscar formas possíveis de solucionar dificuldades do cliente em sua relação com a organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

843Q161439 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O art. 37 da Constituição Federal, inserido no capítulo que cuida da administração pública, em seu inciso VII, estabelece o seguinte: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica".

O sindicato representativo da categoria dos servidores públicos federais em determinado município, legalmente constituído e em funcionamento há mais de um ano, ingressou na justiça com mandado de injunção, sob a alegação de que a falta de norma regulamentadora estaria tornando inviável o exercício de direito garantido pela Constituição da República em seu art. 37, inciso VII.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

A omissão legislativa mencionada deve ser atribuída necessariamente ao Congresso Nacional, haja vista que é competência privativa da União legislar sobre qualquer matéria atinente a regime jurídico de servidores públicos, independentemente da esfera de governo a que pertençam.

  1. ✂️
  2. ✂️

844Q535482 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

No planejamento de uma obra, um engenheiro precisa calcular o número de viagens de caminhões de 12 m3 necessário a fim de transportar solo para executar o reforço de subleito de uma rodovia. O volume total para o reforço do subleito é de 7.800 m3, o percentual de empolamento é de 20% e o grau de compactabilidade é de 0,80.

Se cada caminhão fizer 25 viagens, a quantidade de caminhões necessária é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q559552 | Informática, Acessórios, Analista Judiciário, TJ BA, CEFETBAHIA

Leia com atenção o texto abaixo para responder às questões de 21 a 30.

Considere que o mouse está com a configuração padrão, ou seja, está configurado para destros. Sendo assim, o botão esquerdo seleciona e abre ou executa uma função, e o botão direito abre um menu. Considere também que os softwares estão com as suas configurações no padrão de instalação, ou seja, não foi feita nenhuma alteração nas configurações pelo usuário, e que as versões utilizadas são em português.

O utilitário do Windows 2000 utilizado para organizar e otimizar os arquivos no disco, consolidando-os, permitindo, assim, uma melhor performance ao microcomputador, chama-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q528867 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Para cobrimento de emboço, propiciando uma superfície fina que permita receber o acabamento, é indicada a argamassa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q735774 | Direito Processual Penal, Competência, Secretário, TJ BA, CEFETBAHIA

Romário iniciou a execução de um crime no Brasil, sendo que tal delito só ficou efetivamente consumado na Venezuela. Como será determinada a competência para processamento e julgamento da ação penal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q161315 | Direito do Consumidor, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, julgue os itens seguintes.

Os vícios de qualidade ou quantidade que tornem impróprio ou inadequado o produto são suficientes para que o consumidor exerça o direito de exigir a substituição das partes viciadas. Não sendo os mesmos sanados no decurso de trinta dias, estará assegurado ao consumidor o direito de exigir, alternativamente e à sua escolha, a substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições, a restituição da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço avençado.

  1. ✂️
  2. ✂️

849Q793894 | Ética na Administração Pública, Encarregado de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Com relação à ética no serviço público, julgue os seguintes itens.

Todo comportamento manifestado por servidor público que atinja a dignidade, a integridade psíquica ou física de uma pessoa, afetando-lhe a competência e implicando dano ao ambiente de trabalho, pode ser considerado assédio moral.

  1. ✂️
  2. ✂️

850Q719918 | Arquitetura, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Com relação ao comando “MAK BLOCK”, empregado para criar um bloco no programa AutoCAD, versão 2008, é correto afirmar que:

I. O uso de blocos deixa muito mais lenta a execução de um desenho.

II. O tamanho do arquivo, no qual será salvo pode ficar muito menor caso sejam usados blocos.

III. Não há necessidade de haver um desenho já pronto para poder transformá-lo em bloco.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q161074 | Direito Penal, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da justiça federal, julgue os seguintes itens.

É cabível o recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça, de decisões proferidas por órgão de segundo grau dos juizados especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

852Q429914 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Em relação às funções essenciais à justiça, a Constituição da República de 1988 dispõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q170617 | Técnicas de Vendas e Negociação, Auxiliar de serviços gerais, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A qualidade do atendimento ao público depende das pessoas que atendem e de fatores organizacionais. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

A boa qualidade do atendimento baseia-se na prestação da informação correta, na maneira atenciosa de lidar com o cliente e no ambiente adequado para a realização do atendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

854Q170879 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de serviços gerais, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Contando com uma das maiores áreas territoriais do planeta e com uma população próxima dos 180 milhões de habitantes, o Brasil é um país que ainda convive com enormes diferenças, sendo considerado uma espécie de campeão mundial na má distribuição de renda. Já foi chamado de terra de contrastes e houve até quem inventasse um termo Belíndia para defini-lo, a partir da tese de que nele convivem uma Bélgica e uma Índia. Ao mesmo tempo em que conta com setores econômicos extremamente dinâmicos, com elevadas taxas de produtividade e com capacidade de competir no mercado mundial, o país mantém expressivo número de analfabetos, um sistema educacional bastante falho quanto à qualidade, precário sistema público de saúde e, particularmente nos últimos anos, taxas muito altas de desemprego. Com mais de 80% de seus habitantes morando em cidades, experimentou um processo de urbanização não-planejado, que se traduz na deficiência, entre muitos e variados aspectos, de moradia, transporte, lazer e de elementar infra-estrutura sanitária. Contudo, o país avança. Praticamente colocou todas as crianças no ensino fundamental, está reduzindo a mortalidade infantil e ampliando a expectativa de vida, sem falar que vai consolidando a democracia e o moderno conceito de cidadania. Julgue os itens que se seguem, relativos ao quadro geral do Brasil contemporâneo.

A inexistência de um movimento social organizado que lute pela reforma agrária explica o atraso do país nessa área.

  1. ✂️
  2. ✂️

855Q737989 | Direito Processual Penal, Citações e Intimações, Oficial de Justiça, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do cumprimento dos mandados de prisão, julgue os itens que se seguem.

A entrega da segunda via do mandado de prisão, nos casos em que o preso se recusa a assinar, poderá ser comprovada por simples certidão do oficial de justiça, sendo dispensável a assinatura do preso.

  1. ✂️
  2. ✂️

856Q160754 | Direito Penal, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da justiça federal, julgue os seguintes itens.

A vara do juizado especial federal tem competência absoluta no foro onde ela for instalada, não se facultando ao autor a escolha pela vara comum, quando a hipótese estiver prevista na Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da justiça federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

857Q710386 | Direito Processual Civil, Conciliador, TJ BA, CESPE CEBRASPE, 2019

Um cidadão brasileiro ajuizou ação popular requerendo a anulação de ato lesivo, praticado por determinado município, ao patrimônio histórico e cultural. Após a devida instrução processual, foi prolatada sentença de improcedência por falta de provas. Posteriormente, tal sentença veio a ser confirmada pelo tribunal.
O processo referido nessa situação hipotética tem como objeto a tutela de direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q239093 | Direito Processual Civil, Secretário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A propósito de capacidade processual, julgue os itens seguintes.

A ação de investigação de paternidade post mortem cumulada com petição de herança deve ser proposta contra o espólio do falecido.

  1. ✂️
  2. ✂️

859Q424223 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Secretário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Por iniciativa de deputados filiados a um partido político e por orientação deste, a assembléia legislativa de um estado da federação (estado A) autorizou a realização de plebiscito às populações diretamente interessadas e sediadas em determinada vila, com vistas à transformação desta em município. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do referido estado marcou a data do plebiscito.

Com base nessa situação hipotética e sabendo que a vila em questão situa-se em região que é objeto de disputa judicial, instaurada em face da divergência concernente à exata definição dos limites territoriais entre dois estados da federação (estados A e B), julgue os itens seguintes.

A orientação dada pelo partido político aos seus filiados, com vistas à proposição do plebiscito, contraria dispositivo expresso da Constituição da República que inclui, entre os objetivos dos partidos políticos, a defesa do sistema federativo de Estado, a forma republicana de governo e o regime democrático.

  1. ✂️
  2. ✂️

860Q171885 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de serviços gerais, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Contando com uma das maiores áreas territoriais do planeta e com uma população próxima dos 180 milhões de habitantes, o Brasil é um país que ainda convive com enormes diferenças, sendo considerado uma espécie de campeão mundial na má distribuição de renda. Já foi chamado de terra de contrastes e houve até quem inventasse um termo Belíndia para defini-lo, a partir da tese de que nele convivem uma Bélgica e uma Índia. Ao mesmo tempo em que conta com setores econômicos extremamente dinâmicos, com elevadas taxas de produtividade e com capacidade de competir no mercado mundial, o país mantém expressivo número de analfabetos, um sistema educacional bastante falho quanto à qualidade, precário sistema público de saúde e, particularmente nos últimos anos, taxas muito altas de desemprego. Com mais de 80% de seus habitantes morando em cidades, experimentou um processo de urbanização não-planejado, que se traduz na deficiência, entre muitos e variados aspectos, de moradia, transporte, lazer e de elementar infra-estrutura sanitária. Contudo, o país avança. Praticamente colocou todas as crianças no ensino fundamental, está reduzindo a mortalidade infantil e ampliando a expectativa de vida, sem falar que vai consolidando a democracia e o moderno conceito de cidadania. Julgue os itens que se seguem, relativos ao quadro geral do Brasil contemporâneo.

No Brasil, a produção e a destinação de lixo ocorrem de maneira ordenada, de modo que não mais prejudicam o meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.