Início

Questões de Concursos TJ CE

Resolva questões de TJ CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q58515 | Direito Civil, Juiz Leigo, TJ CE, CONSULPLAN, 2019

Nos termos do Código Civil brasileiro, a escritura pública, lavrada em notas de tabelião, é documento dotado de fé pública, fazendo prova plena. Marque a assertiva que NÃO apresenta elemento basilar da escritura pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q146950 | Administração Pública, Planejamentotático, Analista Judiciário Ciências Contábeis, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No âmbito do plano plurianual, um programa temático é composto por uma série de atributos, entre os quais está o instrumento que permite identificar e aferir aspectos relacionados ao programa, auxiliando o monitoramento da evolução de uma determinada realidade e gerando subsídios para a sua avaliação. Assinale a opção em que se apresenta a denominação correta desse atributo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q58517 | Direito Civil, Juiz Leigo, TJ CE, CONSULPLAN, 2019

Quanto aos contratos de compra e venda, convencionada a venda sem fixação de preço ou de critérios para a sua determinação, se não houver tabelamento oficial, entende-se que as partes se sujeitaram ao preço corrente nas vendas habituais do vendedor. Nos termos do Código Civil brasileiro, na falta de acordo, por ter havido diversidade de preço, prevalecerá o valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q694123 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres da Administração, Técnico Judiciário Área Técnico Administrativa, TJ CE, FGV, 2019

O art. 43, parágrafos 5º e 6º, da Lei Estadual do Ceará nº 16.397/17, estabeleceu que os Juízes das Turmas Recursais serão substituídos em suas faltas, afastamentos, férias, licenças, ausências e impedimentos nos termos de resolução aprovada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça. No dia 06/06/19, o citado Órgão Especial editou a Resolução nº 10/2019, que dispõe sobre a atuação de juízes suplentes no âmbito das Turmas Recursais dos Juizados Especiais do Estado. 
Em matéria de poder administrativo, tal resolução decorre do poder: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q685280 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ CE, FGV, 2019

“Não se enforca um homem por ele ter roubado cavalos, mas para que cavalos não sejam roubados”. 
Segundo esse pensamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q689933 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ CE, FGV, 2019

Uma das leis da textualidade é a coerência; a frase abaixo em que a coerência está presente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q36134 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q701537 | Direito Administrativo, Controle da Administração, Juiz Leigo, TJ CE, Consulplan, 2019

Quanto ao controle judicial dos atos administrativos discricionários, no âmbito dos juizados especiais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q99605 | Sistemas de Informação , Analista Informática, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Na UML 2, o diagrama que representa uma variação do diagrama de atividades e fornece visão ampla dentro de um sistema ou processo de negócio e o diagrama que visa modelar a visão de um conjunto de entidades cooperativas interpretadas por instâncias que cooperam entre si para executar uma função específica denominamse, respectivamente, diagrama de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q689195 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres da Administração, Técnico Judiciário Área Técnico Administrativa, TJ CE, FGV, 2019

Um desembargador responsável por um órgão do Poder Judiciário constatou que era necessário rever a estrutura e os processos internos do referido órgão. Após diagnóstico profissional e planejamento, começaram as mudanças e várias atividades e recursos foram redistribuídos. A função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos na organização é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q36173 | Direito Processual Penal, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao inquérito policial, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q352268 | Artes, Teoria em Arte, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A perspectiva é uma representação tridimensional que possibilita a visualização dos objetos muito próxima da realidade. Na representação do desenho técnico e dos projetos de arquitetura, utilizam-se vários tipos de perspectiva. Julgue os itens a seguir relativos às técnicas de construção do desenho em perspectiva.

A construção da perspectiva cavaleira é executada a partir de um sólido envolvente, cujas dimensões totais (altura, comprimento e largura) são medidas sobre três eixos, sendo estes igualmente inclinados em relação ao plano de projeção, de tal modo que, os ângulos formados pelos eixos projetados são iguais a 120º.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q100355 | Português, Analista Informática, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

2014_08_25_53fb270eb585b.jpg

Sem prejuízo do sentido original do texto e de sua correção gramatical, o trecho "As canções me salvaram de ficar fora do mundo. Estavam todas no ar, trazidas pelo vento diretamente para minha memória musical" (l.26 a 28) poderia ser reescrito da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q718863 | Arquitetura, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta relativa a sistemas energéticos de baixo impacto ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q267642 | Engenharia Mecânica, Analista Engenharia Mecânica, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com base no programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT), assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q690689 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ CE, FGV, 2019

Abaixo estão cinco frases com a negativa não; todas essas frases foram reescritas, eliminando-se essa negativa, mas mantendo-se o sentido original. A frase em que houve alteração do sentido original é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q36166 | Direito Processual Civil, CPC 1973, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de audiência e provas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q58509 | Direito do Consumidor, Juiz Leigo, TJ CE, CONSULPLAN, 2019

Estabelece o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor que os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas.

I. Não sendo o vício sanado no prazo máximo de noventa dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: a) a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; b) a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; c) o abatimento proporcional do preço.
II. No caso de fornecimento de produtos in natura, será responsável perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor.
III. São impróprios ao uso e consumo: a) os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; b) os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação; c) os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.
IV. Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no item I, não podendo ser inferior a dez nem superior a duzentos e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q699402 | Direito Processual Civil, Princípios Gerais do Processo, Juiz Leigo, TJ CE, Consulplan, 2019

Considere a seguinte assertiva: “A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial”. Nos termos do Código de Processo Civil, a assertiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q36158 | Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que explicita o princípio da administração pública na situação em que um administrador público pratica ato administrativo com finalidade pública, de modo que tal finalidade é unicamente aquela que a norma de direito indica como objetivo do ato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.