Início

Questões de Concursos TJ CE

Resolva questões de TJ CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q145460 | Economia, Analista Judiciário Economia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por isso, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Em presença de economias externas de escala, a curva de oferta de longo prazo de uma empresa competitiva é positivamente inclinada.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q149814 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser são pilares da educação propostos pela ONU e UNESCO. Objetivos tão amplos só podem ser atingidos pela educação que valoriza o ensino conteudista.

  1. ✂️
  2. ✂️

903Q143936 | Direito Constitucional, Administração Pública, Analista Judiciário Execução de Mandados, TJ CE, CESPE CEBRASPE

       O edital de um concurso público previu, para o teste de aptidão física, a impossibilidade de remarcação da prova em virtude de inaptidão temporária do candidato por problema de saúde, ainda que comprovada mediante atestado médico.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q148293 | Psicologia, Analista Judiciário Psicologia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um psicólogo de determinada empresa recebeu, para reabilitação, um empregado afastado do trabalho, havia seis meses, por LER/DORT e depressão. Na entrevista, o empregado fez o seguinte relato: Eu passava o dia inteiro utilizando um computador, trabalhava nove horas por dia e até mais, era uma tarefa que exigia de mim esforço físico e mental e envolvia muita burocracia. Após oito encontros com o psicólogo, o empregado foi transferido para um setor diferente daquele em que trabalhava e, três meses depois, retornou ao acompanhamento, a fim de ser novamente remanejado para outro setor.

Acerca da situação descrita no texto acima, julgue os itens a seguir.

Depreende-se das informações apresentadas que o empregado apresenta tendência à neurose e, por isso, desenvolveu depressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

905Q780615 | Engenharia de Produção, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de gestão da produção, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q634197 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca do SCRUM, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q268374 | Engenharia Civil, Analista Engenharia Civil, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Um telhado é constituído de três etapas: a estrutura, seguida da cobertura e, por último, a captação de águas pluviais. A estrutura é definida como um conjunto de elementos que suporta tanto a cobertura quanto parte do sistema de captação de águas pluviais. Assinale a opção em que são apresentados os dois elementos que compõem a estrutura do telhado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q539233 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito das partes constituintes de uma instalação predial de água fria, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q251263 | Direito Constitucional, Organização do Estado Estados, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização político-administrativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q252334 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Conforme disposições da CF, assinale a opção correta a respeito da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q195509 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com base no regime jurídico-administrativo e nos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q147153 | Engenharia Civil, Analista Judiciário Engenharia Civil, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos recursos e da utilização do aplicativo Excel, em que as células são referenciadas pelas colunas (identificadas com letras) e pelas linhas (identificadas por números), julgue os seguintes itens.

Se a fórmula =(A1*74/C$1) estiver em determinada célula e for copiada para outra célula, a referência da célula do numerador dessa fórmula mudará automaticamente, enquanto a referência da célula do denominador permanecerá inalterada.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q149477 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do processo coletivo de elaboração do Código de Ética Profissional do assistente social, de 1993, coordenado pelo Conselho Federal de Serviço Social e que explicita a defesa de princípios que vão além da dimensão estritamente profissional, julgue os itens de 66 a 72.

Como profissão socialmente necessária e legitimada na divisão social do trabalho, o serviço social sempre apresentou respostas políticas em detrimento das técnicas, conforme sua trajetória histórica evidencia.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q252909 | Edificações, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com os critérios propostos pelo PEI (Porcelain Enamel Institute), o revestimento cerâmico mais indicado para pisos de quartos e banheiros residenciais, onde se andam com chinelos ou pés descalços, é classificado, em relação à resistência à abrasão superficial, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q136965 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, de acordo com o disposto na NBR-9050, que trata da acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para que o usuário faça uma manobra de 90º em uma cadeira giratória, sem deslocar sua base de apoio, é necessário um espaço de 1,20 m × 1,20 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

917Q198164 | Arquitetura, Analista Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Durante a execução de uma obra, o construtor observou que uma sapata isolada estava prevista para ser assentada em uma camada de argila mole. Ao informar o problema à fiscalização, o construtor recebeu ordem escrita para executar a fundação exatamente como prevista em projeto.

Nessa situação, se, após a conclusão da obra, houver um recalque da sapata comprometendo a segurança da edificação,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q438593 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos direitos políticos, julgue os seguintes itens.

Considerando que José e seu avô, João, tenham, respectivamente, 17 e 66 anos de idade, é correto afirmar que o voto será facultativo para João, por ser idoso, e também para José, por ter menos de 18 anos de idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

920Q256347 | Informática, Técnico Judiciário Informática, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a redes locais e de longa distância e considerando os fundamentos de comunicação de dados, julgue os itens a seguir.

Uma rede de computadores é formada por um conjunto de dispositivos capazes de se comunicarem, trocarem informações e compartilharem recursos, interligados por um sistema de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.