Início

Questões de Concursos TJ GO

Resolva questões de TJ GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q135177 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Texto associado.

Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito


                                                                                  Ideli Salvatti – O Globo, 4/09/2014


     As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano  de 1934.
     Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.

“As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje”. A observação correta sobre um dos componentes desse segmento do texto 1 é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q204924 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, TJ GO, FGV

Um cursor é movido por um sistema de biela e manivela, com a manivela girando em torno de um ponto localizado na reta de deslocamento do cursor. Sabendo-se que a velocidade angular da manivela é constante e vale ? e que o comprimento da biela e da manivela valem, respectivamente, L e R, é correto afirmar que o cursor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q234600 | Psicologia, Psicólogo, TJ GO, FGV

“A negligência significa a omissão de cuidados básicos, como a privação de medicamentos, a falta de atendimento aos cuidados necessários com a saúde, a ausência de proteção contra as inclemências do meio como o frio e o calor e o não provimento de estímulos e condições de frequência à escola”. (Notificação de maus tratos contra crianças e adolescentes pelos profissionais de saúde. BRASIL: Ministério da Saúde, 2002).

A definição de negligência proposta pelo Ministério da Saúde faz com que se possa questionar a diferença entre pobreza e negligência, sendo considerado pobreza quando o grau de privação incide:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q140952 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Escrivão Judicial, TJ GO, TJ GO

Sobre os princípios da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q135285 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Texto associado.

Texto 3 - Maravilha!

                                                              Veríssimo, O Globo, 31/8/2014

     Pode-se parafrasear Winston Churchill e dizer da democracia o mesmo que se diz da velhice, que, por mais lamentável que seja, é melhor do que sua alternativa. A única alternativa para a velhice é a morte. Já as alternativas para a democracia são várias, uma pior do que a outra. É bom lembrá-las sempre, principalmente no horário político, quando sua irritação com a propaganda que atrasa a novela pode levá-lo a preferir outra coisa. Resista.

“É bom lembrá-las sempre, principalmente no horário político, quando sua irritação com a propaganda que atrasa a novela pode levá-lo a preferir outra coisa”. Nesse segmento do texto 3, a forma “a preferir” pode ser adequadamente substituída por outra forma oracional, que é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q186371 | Administração Geral, Administrador, TJ GO, FGV

No processo de tomada de decisão, frequentemente são usadas técnicas para agilizar e simplificar a escolha, conhecidas como heurísticas. Porém, apesar de serem úteis e garantirem na maioria dos casos resultados satisfatórios, essas técnicas podem ser prejudicadas pelas denominadas armadilhas psicológicas. Luiz Fernando, diretor de marketing de uma multinacional, foi questionado pelo diretor de produção sobre a estimativa de vendas de certo produto na China, país no qual eles estavam iniciando suas operações comerciais. Ao refletir sobre o cenário para elaborar uma estimativa, Luiz Fernando, que acabara de analisar o relatório de vendas no mercado japonês, respondeu um número semelhante ao observado, sem perceber que o contexto de atuação da empresa na China era completamente distinto do Japão. Baseando-se nos tipos de armadilhas psicológicas definidas na literatura e que impactam no processo decisório, a falha incorrida por Luiz Fernando foi relacionada à seguinte armadilha:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q150822 | Direito Processual Penal, Recursos Criminais, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador, TJ GO, FGV

No que pertine aos recursos no processo penal, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q541313 | Engenharia Civil, Analista Judiciário, TJ GO, FGV

Para a execução de um determinado detalhe construtivo no revestimento de parede em argamassa inorgânica, visando proteger a parede da umidade, utiliza-se um instrumento que produz um sulco na argamassa da superfície recém-acabada. O detalhe a que se refere o procedimento acima é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q220055 | Pedagogia, Pedagogo, TJ GO, FGV

Sem dúvida, a educação nacional é campo de grandes disputas e alvo constante de análises e reflexões. Nas últimas décadas, diversas novas políticas, decretos e parcerias foram concebidas pelas diferentes esferas do poder público, pela sociedade civil e pelos órgãos internacionais e multinacionais.

Entretanto, a simples promulgação de uma nova lei ou a implementação de políticas públicas de ampla escala não garantem, por si só, mudanças significativas no cenário educacional brasileiro.

Para tal, é essencial que haja, em cada uma das diferentes redes de ensino e cada escola, uma compreensão e um comprometimento com o que se planeja nos diferentes níveis de articulação da educação nacional. Portanto, faz-se imprescindível a participação ativa dessas instituições na discussão e elaboração de políticas educacionais.

Quando não há essa prerrogativa, as políticas nacionais para o ensino não se enraízam nas escolas, o que se deve à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q181064 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TJ GO, FGV

Uma jazida de agregados teve amostras de sua areia ensaiadas, obtendo-se para a massa unitária do material seco o valor de 1400 kg/m³. No ensaio de inchamento, o valor inferido para o inchamento médio foi de 30 %, sob a umidade crítica de 5,0 %. Sabendo-se que o fornecedor entregou na obra um volume de 13 m³ dessa areia com umidade aproximadamente igual à crítica, a massa de areia seca disponível para a concretagem existente nesse volume é aproximadamente de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q236962 | Psicologia, Spitz, Psicólogo, TJ GO, FGV

Crianças criadas na primeira infância em instituições onde são totalmente privadas da mãe e onde os cuidados são dispensados de forma anônima e sem o estabelecimento de um laço afetivo desenvolvem distúrbios graves denominados pelo psicanalista René Spitz de Hospitalismo, cujas características são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q240926 | Informática, Técnico Telecomunicações, TJ GO, UEG

Supondo que o internauta, utilizando o Internet Explorer 6.0 em sua configuração padrão, esteja navegando por um site que contenha o Código Nacional de Trânsito e esteja interessado em localizar a palavra "reboque" na página já aberta. Ele tem a opção de fazê-lo através de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q735017 | Direito Processual Penal, Juiz Substituto, TJ GO, FCC

Conforme a orientação deste Superior Tribunal de Justiça, a inquirição das testemunhas pelo juiz antes que seja oportunizada a formulação das perguntas às partes, com a inversão da ordem prevista no art. 212 do Código de Processo Penal, constitui nulidade relativa (STJ, HC n. 237.782, Rel. Min. Laurita Vaz, DJe de 21/08/2014).

Diante deste entendimento do Superior Tribunal de Justiça, a nulidade, neste caso,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q214316 | Medicina, Médico Clínico Geral, TJ GO, FGV

O gênero Candida abrange mais de 150 espécies, mas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q158586 | Serviço Social, Assistente Social, TJ GO, FGV

De acordo com Mota (2008), são características das políticas sociais brasileiras no período de 1964 até o final da década de 1970:

I – a descentralização político-administrativa;

II – a supressão dos mecanismos de participação dos trabalhadores no controle dos sistemas existentes;

III – a expansão seletiva de alguns programas sociais.

Assinale se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q213786 | Medicina, Médico Ginecologista e Obstetra, TJ GO, FGV

Uma gestante, com 7 semanas de atraso menstrual, procura atendimento com seu ginecologista. Encontra-se bastante ansiosa e preocupada, devido ao seu histórico de três perdas gestacionais no primeiro trimestre e de uma gestação que teve que ser interrompida com 28 semanas devido a pré-eclâmpsia grave, nascendo uma criança com baixo peso para a idade gestacional. Não tem filhos mas deseja muito. Diante desse caso, a conduta a ser tomada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q646256 | Informática, Analista Judiciário, TJ GO, FGV

No ambiente Linux, um programa pode ter sua prioridade redefinida durante o escalonamento por meio dos comandos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q215854 | Medicina, Médico cardiologista, TJ GO, FGV

O achado mais consistente com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) secundária a doença renovascular é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q723004 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Goias, Analista Judiciário, TJ GO, FGV

“O Estado de Goiás apresentou elevadas taxas de urbanização e a população urbana, que correspondia a 68% da população total em 1980, passou para 81% em 1991, atingindo 86% em 1996, taxa bastante superior à brasileira para o mesmo ano, que era de 78%. Segundo dados relativos aos períodos compreendidos entre 1980 e 1991 e 1991 e 1996, o crescimento populacional em Goiás também foi superior ao do país, com taxas de 2,33% e 2,40% ao ano, respectivamente, embora haja grandes diferenças entre suas cinco mesorregiões.” (Fonte: http://portal.mec.gov.br/) O processo de urbanização em Goiás nas últimas décadas foi caracterizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q213940 | Medicina, Médico Ginecologista e Obstetra, TJ GO, FGV

Uma menina de 12 anos é levada ao consultório de ginecologia, pela sua mãe, devido a atraso da puberdade. Ela tem baixa estatura e pescoço alado. Não tem sinais clínicos de telarca. Possui poucos pelos axilares. Teve diagnóstico de coarctação de aorta, já corrigido cirurgicamente. Diante desse quadro, o diagnóstico mais provável é a síndrome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.