Início

Questões de Concursos TJ MA

Resolva questões de TJ MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q686643 | Não definido, Técnico Judiciário Técnico em Edificações, TJ MA, FCC, 2019

Sobre Normas Regulamentadoras, analise:
I. A NR 4 trata de serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho e a NR 11 trata de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
II. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA refere-se à NR 33 e tem como objetivo dentre outros, a promoção da saúde do trabalhador.
III. A NR 10 trata de segurança em instalações e serviços em eletricidade e se aplica, dentre outras, às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas.
IV. A NR 9 regulamenta o programa de prevenção de riscos ambientais, cujas ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
V. A NR 15 trata de atividades e operações insalubres e estabelece as normas de segurança para operações com elevadores industriais e de construção civil e guindastes.
Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q711609 | Engenharia Mecânica, Analista Judiciário Engenharia Mecânica, TJ MA, FCC, 2019

Na mecânica, os elementos de vedação são destinados a proteger máquinas e equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e até mesmo sólidos. Dentre tais elementos, destacam-se as juntas, que, por sua vez, podem ser compostas por diversos tipos de materiais e formatos.
Considerando o contexto acima, as juntas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q369172 | Enfermagem, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Sinais Vitais (temperatura, pulso, respiração e pressão arterial) é o conjunto de fenômenos objetivos indicadores das condições de saúde de uma pessoa. Em relação aos sinais vitais, as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q712299 | Psicologia, Analista Judiciário Psicólogo, TJ MA, FCC, 2019

No atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social é comum a identificação de sofrimento decorrente de discriminação, que se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q36395 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Sobre o procedimento de suscitação de dúvida no registro de imóveis, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q541498 | Probabilidade e Estatística, Distribuição Normal, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Em um concurso os candidatos foram classificados segundo uma distribuição normal de escores com média igual a 500 e desvio padrão igual a 100. Pelo edital do concurso serão classificados 30% candidatos que obtiverem maior escore.

Um determinado candidato "X" conseguiu escore igual a 560. Com base nos dados anteriores pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q36437 | Direito Penal, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

É certo afirmar:

I. O crime de furto classifica-se como crime comum quanto ao sujeito, doloso, de forma livre, comissivo, de dano, material e instantâneo.
II. O prazo decadencial do direito de queixa começa a contar da data da consumação do delito.
III. A competência para julgar o crime de latrocínio é do juiz singular através do procedimento sumário.
IV. O roubo distingue-se do furto qualificado porquanto nele a violação é praticada contra pessoa, enquanto no furto qualificado ela é empregada contra a coisa.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q630217 | Informática, Aspecto Gerais, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Qual recurso do MS-Word, citado a seguir, pode ser utilizado para inserir cabeçalho em apenas algumas páginas de um documento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q36367 | Direito Constitucional, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

No que tange à relação entre os três poderes, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q36398 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Acerca da qualificação registral, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q334200 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

J. Silva vendeu duas propriedades por R$ 30.000,00 cada uma. A primeira propriedade foi vendida com um lucro de 20% sobre seu custo. A segunda propriedade foi vendida com um prejuízo de 20% sobre seu custo. Para o conjunto das duas propriedades J. Silva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q337044 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Em uma corrida rústica, o corredor A está 3 km a frente do corredor B. Porém, enquanto o corredor A percorre 4,5 km o corredor B percorre 6 km. Qual distância o corredor B tem que percorrer para alcançar o corredor A?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q795662 | Finanças Públicas, Sistema Tributário Brasileiro, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Na Teoria das Finanças Públicas, um sistema tributário, para ser considerado ideal deve obedecer aos seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q710444 | Psicologia, Analista Judiciário Psicólogo, TJ MA, FCC, 2019

O tema da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é de grande importância para as instituições, sejam elas públicas ou privadas. Nesse contexto, na concepção biopsicossocial, QVT está relacionada com:
I. O conjunto das escolhas de bem-estar com equilíbrio harmônico entre os domínios biológico, psicológico, social e organizacional.
II. Hábitos saudáveis, busca de equilíbrio emocional e equilíbrio nos relacionamentos interpessoais.
III. O desenvolvimento de estratégias que melhoram a acomodação dos colaboradores evitando que eles adoeçam em função da mobília e maquinário do ambiente de trabalho.
IV. O respeito às leis e direitos trabalhistas, garantias constitucionais.
Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q710598 | Administração Geral, Técnico Judiciário Técnico Administrativo, TJ MA, FCC, 2019

No que concerne aos tipos de estruturas organizacionais, aquela denominada matricial possui como característica marcante a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q36389 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

O registro do protesto e seu instrumento deverão conter, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q36406 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q36388 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q36414 | Direito Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MA, IESES

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q684822 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Analista Judiciário Analista de Sistemas Desenvolvimento, TJ MA, FCC, 2019

Aos Oficiais de Justiça, conforme dispõe o Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Maranhão,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.