Início

Questões de Concursos TJ MG

Resolva questões de TJ MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q418422 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

Pedro, sócio minoritário em uma Sociedade Limitada, integralizou R$10.000,00, sua parte do capital social, referente a 10% do capital social. Os demais sócios desta sociedade não integralizaram os 90% restantes do capital e a sociedade é devedora de quantia superior a R$ 100.000,00. Relativamente à responsabilidade de Pedro por esta dívida, uma vez que a sociedade não possui qualquer patrimônio, é correto afirmar que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q35703 | Direito Notarial e Registral, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

A respeito da intimação e da sustação do protesto, avalie as afirmações a seguir:

I. A intimação será remetida pelo tabelião de protesto para o endereço do devedor fornecido pelo apresentante do título ou documento de dívida, considerando-se cumprida quando comprovada sua entrega nesse endereço, ainda que o recebedor seja pessoa diversa do intimando.
II. Sustado o protesto em caráter liminar, os títulos ou os documentos de dívida serão imediatamente remetidos ao Juízo que determinou a sustação, sob pena de responsabilidade civil e administrativa do tabelião de protesto.
III. Para todos os fins de direito, a sustação de protesto suspende a prática de atos ordinários, não impedindo o pagamento e sua homologação pelo credor.
IV. Somente as decisões concessivas da sustação de protesto e que fazem coisa julgada material e formal, independentemente do seu trânsito em julgado, serão comunicadas ao Tabelionato de Protesto. 

Do exposto e com base no Provimento 260/CGJ/2013, é correto apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q256792 | Direito Constitucional, Controle difuso, Técnico Judiciário, TJ MG, EJEF

Sobre o controle de constitucionalidade das leis e atos normativos, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q51490 | Direito Penal, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, CONSULPLAN, 2018

Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Segundo a Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, o depoimento especial reger-se-á por protocolos e será realizado uma única vez em sede de produção antecipada de prova judicial, garantida a ampla defesa do investigado, sendo vedada a tomada de novo depoimento especial, salvo quando houver pedido expresso do Ministério Público ou da defesa do acusado.
( ) Segundo a Lei nº 12.850/2013, que define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal, realizado o acordo de colaboração, será remetido ao Juiz para homologação, o qual deverá verificar sua regularidade, legalidade e voluntariedade, podendo recusar homologação à proposta que não atender aos requisitos legais, ou adequá-la ao caso concreto.
( ) Segundo a Lei nº 7.960/1989, que regula a prisão temporária, esta possui caráter cautelar voltado à investigação policial, não podendo ser decretada ou subsistir se já houver processo ou tiver sido oferecida a denúncia.
( ) Segundo a Lei nº 11.340/2006, constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, o Juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas protetivas de urgência, dentre outras: suspensão da posse ou restrição do porte de armas, com comunicação ao órgão competente; restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço similar; prestação de alimentos provisionais ou provisórios.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q251965 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Técnico Judiciário, TJ MG, EJEF

São competências do Presidente do Tribunal de Justiça, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q624068 | Informática, Entrada e Saída, Assistente Técnico de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Em relação aos componentes de hardware e software, analise as seguintes afirmativas.

I. Firmware é um microcódigo armazenado no hardware gravado em dispositivos de memória FLASH, ROM, EPROM ou similar.

II. Ao ligar um computador, ele passa por um processo inicial conhecido como boot. Durante esse processo as configurações básicas do computador podem ser alteradas através de um programa chamado Setup.

III. Super I/O é o circuito que faz a interface entre o barramento local e o barramento PCI em um computador pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q160464 | Legislação Estadual, Estatuto dos Funcionários Públicos, Assistente Social, TJ MG, FUNDEP

Pela análise do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que a licença para tratar de interesse particular para os funcionários interinos e aos comissionados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q457753 | Direito Empresarial e Comercial, Estabelecimento Empresarial, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP UFMG

Considera-se estabelecimento empresarial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q255776 | Direito Processual Penal, Lei 7210 84, Técnico Judiciário, TJ MG, FUNDEP

Analisando a Lei de Execução Penal (n. 7.210/84) sobre o instituto da remição da pena, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q51495 | Direito Processual Penal, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, CONSULPLAN, 2018

De acordo com o Código de Processo Penal, quando trata da prisão, das medidas cautelares e da liberdade provisória, analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A liberdade provisória com fiança pode ser concedida independentemente de oitiva do Ministério Público.
( ) Em caso de descumprimento de qualquer das medidas cautelares impostas, o Juiz deverá decretar imediatamente a prisão preventiva.
( ) O Juiz não poderá decretar a prisão preventiva do investigado de ofício, durante a fase inquisitiva, sendo necessário, para tanto, requerimento do Ministério Público, do querelante ou de seu assistente, ou, ainda, representação da autoridade policial.
( ) O Juiz poderá substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for maior de 80 (oitenta) anos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q35717 | Direito Civil, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ MG, CONSULPLAN

Quanto ao regime da pessoa jurídica, marque a afirmação INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q255222 | Direito Processual Penal, Tribunal do Juri, Técnico Judiciário, TJ MG, EJEF

É CORRETO afirmar que o Tribunal do Júri é competente para julgar os crimes cometidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q629006 | Informática, Aspecto Gerais, Administrador de Redes, TJ MG, FUNDEP UFMG

Considerando-se a ferramenta nslookup, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q255060 | Informática, Banco de Dados Relacionais, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Analise as sentenças abaixo, as quais discutem as principais restrições que podem ser expressas no modelo de dados relacional.

I. Restrições de domínio são impostas para garantir que os valores nas colunas sejam atômicos e que respeitem os tipos de dados das colunas.

II. Restrição de integridade de entidade diz respeito à garantia de que toda linha em uma tabela deve ser única.

III. A restrição de integridade referencial garante que determinadas colunas em uma tabela sejam iguais às colunas que compõem a chave primária de outra tabela ou da própria tabela.

IV. A restrição de chave estabelece que nenhum valor de chave primária pode ser vazio.

Estão CORRETAS as afrmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q416013 | Direito Civil, Propriedade, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP UFMG

Marque a asserção CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q690990 | Legislação Área Judírica Tribunais, Titular de Servicos de Notas e de Registros Provimento, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

De acordo com o Provimento nº 45/2015 do CNJ, que consolidou as normas relativas à manutenção e escrituração dos livros Diário Auxiliar, Visitas e Correições e Controle de Depósito Prévio pelos titulares de delegações e responsáveis interinos do serviço extrajudicial de notas e registros públicos, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q789452 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em relação ao choque elétrico, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q259035 | Legislação Estadual, Organização Judiciária de Minas Gerais, Técnico Judiciário, TJ MG, EJEF

De acordo com a Lei Complementar n. 59 de 18 de janeiro de 2001, são órgãos do Tribunal de Justiça

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q458715 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN

A limitação da responsabilidade de um sócio, em uma sociedade limitada, por regra, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q240378 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo Judicial, TJ MG, FUNDEP

Analise as seguintes afirmativas sobre a questão da guarda de crianças e adolescentes de acordo com o Código Civil (Lei 10.406/02 e alterações posteriores), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua, porém ela obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos.

( ) Compreende-se por guarda compartilhada a divisão do tempo de permanência das crianças e adolescentes sob a responsabilidade do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, o que implica também a modificação respectiva do poder familiar em relação a essa divisão.

( ) Para estabelecer as atribuições do pai e da mãe e os períodos de convivência sob guarda compartilhada, o juiz, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe interdisciplinar.

( ) A guarda compartilhada somente poderá ser requerida por consenso pelo pai e pela mãe em ação de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.